Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100602 |
Resumo: | Resumo Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividades para professores do Ensino médio consistindo de estratégias para o ensino de tópicos de eletricidade utilizando laboratórios reais e virtuais. Quatro estratégias diferentes foram testadas com alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar qual seria mais efetiva para ensinar circuitos elétricos e a Lei de Ohm. Cada estratégia foi caracterizada por uma sequência específica de abordagem, tais como aulas expositivas, simulações computacionais ou atividades experimentais, para discutir o tópico. Os resultados indicam que a abordagem experimental, seja virtual ou real, apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de atividades experimentais na sala de aula. |
id |
SBF-1_4402d6b9a44e6743067578b8a216b224 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172019000100602 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médioEnsino de físicaSimulações computacionaisAtividades experimentaisEletricidadeResumo Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividades para professores do Ensino médio consistindo de estratégias para o ensino de tópicos de eletricidade utilizando laboratórios reais e virtuais. Quatro estratégias diferentes foram testadas com alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar qual seria mais efetiva para ensinar circuitos elétricos e a Lei de Ohm. Cada estratégia foi caracterizada por uma sequência específica de abordagem, tais como aulas expositivas, simulações computacionais ou atividades experimentais, para discutir o tópico. Os resultados indicam que a abordagem experimental, seja virtual ou real, apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de atividades experimentais na sala de aula.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100602Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.1 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0161info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,José Carlos dosDickman,Adriana Gomespor2018-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000100602Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-07-31T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio |
title |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio |
spellingShingle |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio Santos,José Carlos dos Ensino de física Simulações computacionais Atividades experimentais Eletricidade |
title_short |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio |
title_full |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio |
title_fullStr |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio |
title_full_unstemmed |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio |
title_sort |
Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio |
author |
Santos,José Carlos dos |
author_facet |
Santos,José Carlos dos Dickman,Adriana Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Dickman,Adriana Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,José Carlos dos Dickman,Adriana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Simulações computacionais Atividades experimentais Eletricidade |
topic |
Ensino de física Simulações computacionais Atividades experimentais Eletricidade |
description |
Resumo Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividades para professores do Ensino médio consistindo de estratégias para o ensino de tópicos de eletricidade utilizando laboratórios reais e virtuais. Quatro estratégias diferentes foram testadas com alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar qual seria mais efetiva para ensinar circuitos elétricos e a Lei de Ohm. Cada estratégia foi caracterizada por uma sequência específica de abordagem, tais como aulas expositivas, simulações computacionais ou atividades experimentais, para discutir o tópico. Os resultados indicam que a abordagem experimental, seja virtual ou real, apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de atividades experimentais na sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100602 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2018-0161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.1 2019 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423971414016 |