Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,José Carlos dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dickman,Adriana Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100602
Resumo: Resumo Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividades para professores do Ensino médio consistindo de estratégias para o ensino de tópicos de eletricidade utilizando laboratórios reais e virtuais. Quatro estratégias diferentes foram testadas com alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar qual seria mais efetiva para ensinar circuitos elétricos e a Lei de Ohm. Cada estratégia foi caracterizada por uma sequência específica de abordagem, tais como aulas expositivas, simulações computacionais ou atividades experimentais, para discutir o tópico. Os resultados indicam que a abordagem experimental, seja virtual ou real, apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de atividades experimentais na sala de aula.
id SBF-1_4402d6b9a44e6743067578b8a216b224
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172019000100602
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médioEnsino de físicaSimulações computacionaisAtividades experimentaisEletricidadeResumo Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividades para professores do Ensino médio consistindo de estratégias para o ensino de tópicos de eletricidade utilizando laboratórios reais e virtuais. Quatro estratégias diferentes foram testadas com alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar qual seria mais efetiva para ensinar circuitos elétricos e a Lei de Ohm. Cada estratégia foi caracterizada por uma sequência específica de abordagem, tais como aulas expositivas, simulações computacionais ou atividades experimentais, para discutir o tópico. Os resultados indicam que a abordagem experimental, seja virtual ou real, apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de atividades experimentais na sala de aula.Sociedade Brasileira de Física2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100602Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.1 2019reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0161info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,José Carlos dosDickman,Adriana Gomespor2018-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172019000100602Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-07-31T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
title Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
spellingShingle Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
Santos,José Carlos dos
Ensino de física
Simulações computacionais
Atividades experimentais
Eletricidade
title_short Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
title_full Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
title_fullStr Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
title_full_unstemmed Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
title_sort Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio
author Santos,José Carlos dos
author_facet Santos,José Carlos dos
Dickman,Adriana Gomes
author_role author
author2 Dickman,Adriana Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,José Carlos dos
Dickman,Adriana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Simulações computacionais
Atividades experimentais
Eletricidade
topic Ensino de física
Simulações computacionais
Atividades experimentais
Eletricidade
description Resumo Neste trabalho é relatado o processo de elaboração e aplicação de um roteiro de atividades para professores do Ensino médio consistindo de estratégias para o ensino de tópicos de eletricidade utilizando laboratórios reais e virtuais. Quatro estratégias diferentes foram testadas com alunos do terceiro ano do ensino médio com o objetivo de identificar qual seria mais efetiva para ensinar circuitos elétricos e a Lei de Ohm. Cada estratégia foi caracterizada por uma sequência específica de abordagem, tais como aulas expositivas, simulações computacionais ou atividades experimentais, para discutir o tópico. Os resultados indicam que a abordagem experimental, seja virtual ou real, apresenta uma vantagem significativa sobre as aulas teóricas, reforçando a importância da utilização de atividades experimentais na sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100602
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2018-0161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.41 n.1 2019
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423971414016