As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100512 |
Resumo: | Resumo Este trabalho faz uma incursão através de algumas obras de Richard Feynman, com uma análise metalinguística dos enunciados de Física Quântica presentes na obra Lições de Física, bem como nas obras QED: a estranha teoria da luz e da matéria e Os melhores textos de Richard P. Feynman. Investigamos como que o tema, a estrutura composicional e a escolha lexical expressam a enunciação de visões epistemológicas e ontológicas subjacentes à apresentação do conteúdo físico. Nossos resultados mostram que o jovem cientista apresenta o conteúdo físico alinhado axiologicamente com a Interpretação de Copenhague, adquirindo, em certos momentos, um viés positivista. Contudo, nas obras posteriores às Lições de Física, Feynman assume uma postura de maior preocupação com a divulgação científica. A direcionalidade, o projeto de fala e a intencionalidade de seus enunciados tornam seus textos recheados de visões complexas sobre a natureza das teorias científicas. Conclui-se que o conjunto de obras de Feynman apresenta uma profícua contribuição ao ensino de Física e àdivulgação da ciência, adotando diferentes vozes acerca da natureza da realidade e da ciência, sendo responsável ao período sociopolítico das diferentes enunciações, o que é um exemplo rico da não-neutralidade científica e pedagógica. |
id |
SBF-1_53be879ab1a77b26aceb724bb486999b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172020000100512 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científicaBakhtinEpistemologiaFísica QuânticaEletrodinâmica QuânticaResumo Este trabalho faz uma incursão através de algumas obras de Richard Feynman, com uma análise metalinguística dos enunciados de Física Quântica presentes na obra Lições de Física, bem como nas obras QED: a estranha teoria da luz e da matéria e Os melhores textos de Richard P. Feynman. Investigamos como que o tema, a estrutura composicional e a escolha lexical expressam a enunciação de visões epistemológicas e ontológicas subjacentes à apresentação do conteúdo físico. Nossos resultados mostram que o jovem cientista apresenta o conteúdo físico alinhado axiologicamente com a Interpretação de Copenhague, adquirindo, em certos momentos, um viés positivista. Contudo, nas obras posteriores às Lições de Física, Feynman assume uma postura de maior preocupação com a divulgação científica. A direcionalidade, o projeto de fala e a intencionalidade de seus enunciados tornam seus textos recheados de visões complexas sobre a natureza das teorias científicas. Conclui-se que o conjunto de obras de Feynman apresenta uma profícua contribuição ao ensino de Física e àdivulgação da ciência, adotando diferentes vozes acerca da natureza da realidade e da ciência, sendo responsável ao período sociopolítico das diferentes enunciações, o que é um exemplo rico da não-neutralidade científica e pedagógica.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100512Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2020-0019info:eu-repo/semantics/openAccessHoernig,André FelipeMassoni,Neusa TeresinhaLima,Nathan Willigpor2020-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100512Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2020-05-27T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica |
title |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica |
spellingShingle |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica Hoernig,André Felipe Bakhtin Epistemologia Física Quântica Eletrodinâmica Quântica |
title_short |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica |
title_full |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica |
title_fullStr |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica |
title_full_unstemmed |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica |
title_sort |
As visões sobre a ciência e sobre a realidade nos enunciados de Richard P. Feynman: Uma análise metalinguística de alguns de seus textos didáticos e de divulgação científica |
author |
Hoernig,André Felipe |
author_facet |
Hoernig,André Felipe Massoni,Neusa Teresinha Lima,Nathan Willig |
author_role |
author |
author2 |
Massoni,Neusa Teresinha Lima,Nathan Willig |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoernig,André Felipe Massoni,Neusa Teresinha Lima,Nathan Willig |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bakhtin Epistemologia Física Quântica Eletrodinâmica Quântica |
topic |
Bakhtin Epistemologia Física Quântica Eletrodinâmica Quântica |
description |
Resumo Este trabalho faz uma incursão através de algumas obras de Richard Feynman, com uma análise metalinguística dos enunciados de Física Quântica presentes na obra Lições de Física, bem como nas obras QED: a estranha teoria da luz e da matéria e Os melhores textos de Richard P. Feynman. Investigamos como que o tema, a estrutura composicional e a escolha lexical expressam a enunciação de visões epistemológicas e ontológicas subjacentes à apresentação do conteúdo físico. Nossos resultados mostram que o jovem cientista apresenta o conteúdo físico alinhado axiologicamente com a Interpretação de Copenhague, adquirindo, em certos momentos, um viés positivista. Contudo, nas obras posteriores às Lições de Física, Feynman assume uma postura de maior preocupação com a divulgação científica. A direcionalidade, o projeto de fala e a intencionalidade de seus enunciados tornam seus textos recheados de visões complexas sobre a natureza das teorias científicas. Conclui-se que o conjunto de obras de Feynman apresenta uma profícua contribuição ao ensino de Física e àdivulgação da ciência, adotando diferentes vozes acerca da natureza da realidade e da ciência, sendo responsável ao período sociopolítico das diferentes enunciações, o que é um exemplo rico da não-neutralidade científica e pedagógica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100512 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2020-0019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122424832294912 |