Metáforas científicas no discurso jornalístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kinouchi,Osame
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kinouchi,Juliana M., Mandrá,Angélica A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400020
Resumo: A educação e divulgação científicas não apenas ampliam o vocabulário e o repertório de conceitos científicos de uma população, mas, ao mesmo tempo, promovem a difusão de certas metáforas conceituais e cognitivas. Neste trabalho, descrevemos este processo e propomos uma classificação em termos de metáforas visíveis, invisíveis, básicas e derivadas. Focalizamos nossa atenção em metáforas físicas aplicadas a fenômenos psicológicos e sócio-econômicos, estudando dois casos exemplares através do exame exaustivo do conteúdo online de grandes portais jornalísticos brasileiros. Finalmente, apresentamos implicações e sugestões da teoria de metáforas cognitivas de Lakoff e Jonhson para o processo de educação e divulgação científicas.
id SBF-1_6510f7bd459a644874f100200b8f13df
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172012000400020
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Metáforas científicas no discurso jornalísticodivulgação científicajornalismometáforasanalogiasterminologia científicacogniçãopsicologia cognitivaA educação e divulgação científicas não apenas ampliam o vocabulário e o repertório de conceitos científicos de uma população, mas, ao mesmo tempo, promovem a difusão de certas metáforas conceituais e cognitivas. Neste trabalho, descrevemos este processo e propomos uma classificação em termos de metáforas visíveis, invisíveis, básicas e derivadas. Focalizamos nossa atenção em metáforas físicas aplicadas a fenômenos psicológicos e sócio-econômicos, estudando dois casos exemplares através do exame exaustivo do conteúdo online de grandes portais jornalísticos brasileiros. Finalmente, apresentamos implicações e sugestões da teoria de metáforas cognitivas de Lakoff e Jonhson para o processo de educação e divulgação científicas.Sociedade Brasileira de Física2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400020Revista Brasileira de Ensino de Física v.34 n.4 2012reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172012000400020info:eu-repo/semantics/openAccessKinouchi,OsameKinouchi,Juliana M.Mandrá,Angélica A.por2013-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172012000400020Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2013-01-31T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metáforas científicas no discurso jornalístico
title Metáforas científicas no discurso jornalístico
spellingShingle Metáforas científicas no discurso jornalístico
Kinouchi,Osame
divulgação científica
jornalismo
metáforas
analogias
terminologia científica
cognição
psicologia cognitiva
title_short Metáforas científicas no discurso jornalístico
title_full Metáforas científicas no discurso jornalístico
title_fullStr Metáforas científicas no discurso jornalístico
title_full_unstemmed Metáforas científicas no discurso jornalístico
title_sort Metáforas científicas no discurso jornalístico
author Kinouchi,Osame
author_facet Kinouchi,Osame
Kinouchi,Juliana M.
Mandrá,Angélica A.
author_role author
author2 Kinouchi,Juliana M.
Mandrá,Angélica A.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kinouchi,Osame
Kinouchi,Juliana M.
Mandrá,Angélica A.
dc.subject.por.fl_str_mv divulgação científica
jornalismo
metáforas
analogias
terminologia científica
cognição
psicologia cognitiva
topic divulgação científica
jornalismo
metáforas
analogias
terminologia científica
cognição
psicologia cognitiva
description A educação e divulgação científicas não apenas ampliam o vocabulário e o repertório de conceitos científicos de uma população, mas, ao mesmo tempo, promovem a difusão de certas metáforas conceituais e cognitivas. Neste trabalho, descrevemos este processo e propomos uma classificação em termos de metáforas visíveis, invisíveis, básicas e derivadas. Focalizamos nossa atenção em metáforas físicas aplicadas a fenômenos psicológicos e sócio-econômicos, estudando dois casos exemplares através do exame exaustivo do conteúdo online de grandes portais jornalísticos brasileiros. Finalmente, apresentamos implicações e sugestões da teoria de metáforas cognitivas de Lakoff e Jonhson para o processo de educação e divulgação científicas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172012000400020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172012000400020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.34 n.4 2012
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421743190016