Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Praxedes,Gilmar
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Peduzzi,Luiz O.Q.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000300011
Resumo: Sob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler - do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.
id SBF-1_766c1a0b4dcf008665fba597b7a8769d
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172009000300011
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aulahistória da ciênciafilosofia da ciênciaensino de físicaSob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler - do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.Sociedade Brasileira de Física2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000300011Revista Brasileira de Ensino de Física v.31 n.3 2009reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172009005000001info:eu-repo/semantics/openAccessPraxedes,GilmarPeduzzi,Luiz O.Q.por2009-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172009000300011Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2009-11-06T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula
title Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula
spellingShingle Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula
Praxedes,Gilmar
história da ciência
filosofia da ciência
ensino de física
title_short Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula
title_full Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula
title_fullStr Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula
title_full_unstemmed Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula
title_sort Tycho Brahe e Kepler na escola: uma contribuição à inserção de dois artigos em sala de aula
author Praxedes,Gilmar
author_facet Praxedes,Gilmar
Peduzzi,Luiz O.Q.
author_role author
author2 Peduzzi,Luiz O.Q.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Praxedes,Gilmar
Peduzzi,Luiz O.Q.
dc.subject.por.fl_str_mv história da ciência
filosofia da ciência
ensino de física
topic história da ciência
filosofia da ciência
ensino de física
description Sob o pressuposto de que a história e a filosofia da ciência podem ser úteis à educação científica, desenvolve-se uma reflexão epistemológica acerca do potencial educativo de dois artigos: "Entrevista com Tycho Brahe" e "Entrevista com Kepler - do seu nascimento à descoberta das duas primeiras leis". O trabalho tem como objetivo subsidiar, epistemológica e metodologicamente, o professor interessado em utilizar esses artigos em sala de aula, mas que, por diversos motivos, não tem familiaridade com a literatura crítica relativa às potencialidades e aos cuidados no uso da história da ciência no ensino de física. Nessa perspectiva, procura-se auxiliar o professor a identificar nos textos algumas questões e posicionamentos que compõem o campo de reflexões dos filósofos e historiadores da ciência contemporâneos. As discussões realizadas são seguidas pela sugestão de uma estratégia geral para o uso dos artigos em sala de aula, de forma a otimizar o aproveitamento do conteúdo científico e epistemológico de ambos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172009005000001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.31 n.3 2009
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122420708245505