Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Rodrigo Weber
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Heidemann,Leonardo Albuquerque, Veit,Eliane Angela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100726
Resumo: Discute-se um experimento didático que envolve conceitos e leis da ótica (p. ex., ângulo de Brewster, equações de Fresnel, polarização) inseridos em uma atividade com enfoque no processo de modelagem científica concebida para aulas de laboratório de cursos de graduação em Física. A atividade é motivada por uma situação-problema que envolve um aparente mistério relacionado com o desaparecimento de um objeto nas profundezas de um lago de águas cristalinas. Para desvendar o aparente mistério, é aventado que a reflexão e transmissão da luz solar pela superfície do lago têm papel determinante na explicação do fenômeno. Um modelo teórico é, então, construído e avaliado por meio de um experimento em que a luz de um laser, polarizada na direção paralela e perpendicular ao plano de incidência, é refletida na superfície da água contida em uma cuba. Mostra-se que esse modelo é capaz de prever o desaparecimento, ao longo da tarde, de uma moeda contida em uma cuba com um pouco de água e iluminados pela luz solar. Entendemos que o presente artigo contribui para o ensino de Física na medida em que traz uma atividade que fomenta a vinculação entre conhecimentos teóricos e práticos a partir de um problema potencialmente instigante, contribuindo para que os estudantes construam sentido para conhecimentos científicos e compreendam elementos centrais do trabalho experimental da perspectiva da modelagem científica.
id SBF-1_774f03c3e13a8c48f19a5cf067bc5c08
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000100726
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misteriosoEqua¸c˜oes de Fresnelpolariza¸c˜ao da luzmodelagem cient´ıficaatividades experimentaislaborat´orio did´aticoDiscute-se um experimento didático que envolve conceitos e leis da ótica (p. ex., ângulo de Brewster, equações de Fresnel, polarização) inseridos em uma atividade com enfoque no processo de modelagem científica concebida para aulas de laboratório de cursos de graduação em Física. A atividade é motivada por uma situação-problema que envolve um aparente mistério relacionado com o desaparecimento de um objeto nas profundezas de um lago de águas cristalinas. Para desvendar o aparente mistério, é aventado que a reflexão e transmissão da luz solar pela superfície do lago têm papel determinante na explicação do fenômeno. Um modelo teórico é, então, construído e avaliado por meio de um experimento em que a luz de um laser, polarizada na direção paralela e perpendicular ao plano de incidência, é refletida na superfície da água contida em uma cuba. Mostra-se que esse modelo é capaz de prever o desaparecimento, ao longo da tarde, de uma moeda contida em uma cuba com um pouco de água e iluminados pela luz solar. Entendemos que o presente artigo contribui para o ensino de Física na medida em que traz uma atividade que fomenta a vinculação entre conhecimentos teóricos e práticos a partir de um problema potencialmente instigante, contribuindo para que os estudantes construam sentido para conhecimentos científicos e compreendam elementos centrais do trabalho experimental da perspectiva da modelagem científica.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100726Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2020-0486info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Rodrigo WeberHeidemann,Leonardo AlbuquerqueVeit,Eliane Angelapor2021-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100726Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-08-30T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
title Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
spellingShingle Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
Pereira,Rodrigo Weber
Equa¸c˜oes de Fresnel
polariza¸c˜ao da luz
modelagem cient´ıfica
atividades experimentais
laborat´orio did´atico
title_short Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
title_full Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
title_fullStr Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
title_full_unstemmed Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
title_sort Um experimento didático potencialmente instigante envolvendo a reflexão da luz em um caso aparentemente misterioso
author Pereira,Rodrigo Weber
author_facet Pereira,Rodrigo Weber
Heidemann,Leonardo Albuquerque
Veit,Eliane Angela
author_role author
author2 Heidemann,Leonardo Albuquerque
Veit,Eliane Angela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Rodrigo Weber
Heidemann,Leonardo Albuquerque
Veit,Eliane Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Equa¸c˜oes de Fresnel
polariza¸c˜ao da luz
modelagem cient´ıfica
atividades experimentais
laborat´orio did´atico
topic Equa¸c˜oes de Fresnel
polariza¸c˜ao da luz
modelagem cient´ıfica
atividades experimentais
laborat´orio did´atico
description Discute-se um experimento didático que envolve conceitos e leis da ótica (p. ex., ângulo de Brewster, equações de Fresnel, polarização) inseridos em uma atividade com enfoque no processo de modelagem científica concebida para aulas de laboratório de cursos de graduação em Física. A atividade é motivada por uma situação-problema que envolve um aparente mistério relacionado com o desaparecimento de um objeto nas profundezas de um lago de águas cristalinas. Para desvendar o aparente mistério, é aventado que a reflexão e transmissão da luz solar pela superfície do lago têm papel determinante na explicação do fenômeno. Um modelo teórico é, então, construído e avaliado por meio de um experimento em que a luz de um laser, polarizada na direção paralela e perpendicular ao plano de incidência, é refletida na superfície da água contida em uma cuba. Mostra-se que esse modelo é capaz de prever o desaparecimento, ao longo da tarde, de uma moeda contida em uma cuba com um pouco de água e iluminados pela luz solar. Entendemos que o presente artigo contribui para o ensino de Física na medida em que traz uma atividade que fomenta a vinculação entre conhecimentos teóricos e práticos a partir de um problema potencialmente instigante, contribuindo para que os estudantes construam sentido para conhecimentos científicos e compreendam elementos centrais do trabalho experimental da perspectiva da modelagem científica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100726
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2020-0486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425606144000