Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100723 |
Resumo: | Devido à pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitaram elaborar estratégias para manter as atividades de ensino e garantir que os alunos permaneçam com acesso à educação durante o isolamento social. Nesse contexto, a incorporação de metodologias ativas e o uso de recursos como jogos educativos se tornam ferramentas importantes para permitir aos discentes maior socialização, desenvolvimento da criatividade e a iniciativa para a resolução de problemas. O presente trabalho teve por objetivo elaborar um jogo didático baseado no Jogo Perfil, com o propósito de auxiliar na fixação de conceitos importantes na disciplina de Biofísica. A proposta do jogo foi estimular a motivação dos alunos, auxiliar na fixação de conceitos relacionados ao tema de estudo e promover uma maior socialização dos estudantes. No total, 39 alunos participantes foram questionados ao final do jogo sobre a sua percepção e aprendizado, e relataram que a estratégia contribuiu para sua motivação e melhor desempenho na disciplina. Estratégias como a elaboração de jogos didáticos e metodologias ativas são importantes para que assuntos mais complexos, como o ensino da Biofísica, se tornem mais prazerosos e tragam maior participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem. |
id |
SBF-1_78dd0f9d4b8fd3392be73cc2bf65b21c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172021000100723 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicinaBiofísicajogo didáticomotivaçãoe-learningDevido à pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitaram elaborar estratégias para manter as atividades de ensino e garantir que os alunos permaneçam com acesso à educação durante o isolamento social. Nesse contexto, a incorporação de metodologias ativas e o uso de recursos como jogos educativos se tornam ferramentas importantes para permitir aos discentes maior socialização, desenvolvimento da criatividade e a iniciativa para a resolução de problemas. O presente trabalho teve por objetivo elaborar um jogo didático baseado no Jogo Perfil, com o propósito de auxiliar na fixação de conceitos importantes na disciplina de Biofísica. A proposta do jogo foi estimular a motivação dos alunos, auxiliar na fixação de conceitos relacionados ao tema de estudo e promover uma maior socialização dos estudantes. No total, 39 alunos participantes foram questionados ao final do jogo sobre a sua percepção e aprendizado, e relataram que a estratégia contribuiu para sua motivação e melhor desempenho na disciplina. Estratégias como a elaboração de jogos didáticos e metodologias ativas são importantes para que assuntos mais complexos, como o ensino da Biofísica, se tornem mais prazerosos e tragam maior participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100723Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0101info:eu-repo/semantics/openAccessMachado,MarianaAlves,Isabelle SantosMaia,Eva Rita Ribeiro MedeiroMagalhães,Alessandra Alves da SilvaCordeiro,Isabelle Bezerrapor2021-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100723Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-08-04T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina |
title |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina |
spellingShingle |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina Machado,Mariana Biofísica jogo didático motivação e-learning |
title_short |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina |
title_full |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina |
title_fullStr |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina |
title_full_unstemmed |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina |
title_sort |
Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina |
author |
Machado,Mariana |
author_facet |
Machado,Mariana Alves,Isabelle Santos Maia,Eva Rita Ribeiro Medeiro Magalhães,Alessandra Alves da Silva Cordeiro,Isabelle Bezerra |
author_role |
author |
author2 |
Alves,Isabelle Santos Maia,Eva Rita Ribeiro Medeiro Magalhães,Alessandra Alves da Silva Cordeiro,Isabelle Bezerra |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado,Mariana Alves,Isabelle Santos Maia,Eva Rita Ribeiro Medeiro Magalhães,Alessandra Alves da Silva Cordeiro,Isabelle Bezerra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biofísica jogo didático motivação e-learning |
topic |
Biofísica jogo didático motivação e-learning |
description |
Devido à pandemia da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior (IES) necessitaram elaborar estratégias para manter as atividades de ensino e garantir que os alunos permaneçam com acesso à educação durante o isolamento social. Nesse contexto, a incorporação de metodologias ativas e o uso de recursos como jogos educativos se tornam ferramentas importantes para permitir aos discentes maior socialização, desenvolvimento da criatividade e a iniciativa para a resolução de problemas. O presente trabalho teve por objetivo elaborar um jogo didático baseado no Jogo Perfil, com o propósito de auxiliar na fixação de conceitos importantes na disciplina de Biofísica. A proposta do jogo foi estimular a motivação dos alunos, auxiliar na fixação de conceitos relacionados ao tema de estudo e promover uma maior socialização dos estudantes. No total, 39 alunos participantes foram questionados ao final do jogo sobre a sua percepção e aprendizado, e relataram que a estratégia contribuiu para sua motivação e melhor desempenho na disciplina. Estratégias como a elaboração de jogos didáticos e metodologias ativas são importantes para que assuntos mais complexos, como o ensino da Biofísica, se tornem mais prazerosos e tragam maior participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100723 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2021-0101 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122425599852544 |