A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Cibelle Celestino
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Moura,Breno Arsioli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100016
Resumo: Apesar das dificuldades em abordar a natureza da ciência em sala de aula, há um entendimento geral da necessidade de incorporar nos currículos noções sobre como ocorre a construção do conhecimento científico. Conhecer a história do desenvolvimento e do processo de aceitação de teorias científicas pode ajudar os professores a incluir discussões sobre a natureza da ciência no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma análise da aceitação e propagação das teorias sobre luz e cores de Newton ao longo do século XVIII. Apontaremos para alguns aspectos da natureza da ciência que podem ser evidenciados pelo estudo desse episódio histórico.
id SBF-1_8a3e0eeda06223190098ebeb8c95c56a
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172008000100016
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniananatureza da ciênciahistória da físicaNewtonópticaséculo XVIIIApesar das dificuldades em abordar a natureza da ciência em sala de aula, há um entendimento geral da necessidade de incorporar nos currículos noções sobre como ocorre a construção do conhecimento científico. Conhecer a história do desenvolvimento e do processo de aceitação de teorias científicas pode ajudar os professores a incluir discussões sobre a natureza da ciência no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma análise da aceitação e propagação das teorias sobre luz e cores de Newton ao longo do século XVIII. Apontaremos para alguns aspectos da natureza da ciência que podem ser evidenciados pelo estudo desse episódio histórico.Sociedade Brasileira de Física2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100016Revista Brasileira de Ensino de Física v.30 n.1 2008reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172008000100016info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cibelle CelestinoMoura,Breno Arsiolipor2008-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172008000100016Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2008-06-24T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
title A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
spellingShingle A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
Silva,Cibelle Celestino
natureza da ciência
história da física
Newton
óptica
século XVIII
title_short A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
title_full A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
title_fullStr A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
title_full_unstemmed A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
title_sort A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
author Silva,Cibelle Celestino
author_facet Silva,Cibelle Celestino
Moura,Breno Arsioli
author_role author
author2 Moura,Breno Arsioli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Cibelle Celestino
Moura,Breno Arsioli
dc.subject.por.fl_str_mv natureza da ciência
história da física
Newton
óptica
século XVIII
topic natureza da ciência
história da física
Newton
óptica
século XVIII
description Apesar das dificuldades em abordar a natureza da ciência em sala de aula, há um entendimento geral da necessidade de incorporar nos currículos noções sobre como ocorre a construção do conhecimento científico. Conhecer a história do desenvolvimento e do processo de aceitação de teorias científicas pode ajudar os professores a incluir discussões sobre a natureza da ciência no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma análise da aceitação e propagação das teorias sobre luz e cores de Newton ao longo do século XVIII. Apontaremos para alguns aspectos da natureza da ciência que podem ser evidenciados pelo estudo desse episódio histórico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172008000100016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.30 n.1 2008
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122420329709568