A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100016 |
Resumo: | Apesar das dificuldades em abordar a natureza da ciência em sala de aula, há um entendimento geral da necessidade de incorporar nos currículos noções sobre como ocorre a construção do conhecimento científico. Conhecer a história do desenvolvimento e do processo de aceitação de teorias científicas pode ajudar os professores a incluir discussões sobre a natureza da ciência no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma análise da aceitação e propagação das teorias sobre luz e cores de Newton ao longo do século XVIII. Apontaremos para alguns aspectos da natureza da ciência que podem ser evidenciados pelo estudo desse episódio histórico. |
id |
SBF-1_8a3e0eeda06223190098ebeb8c95c56a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172008000100016 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniananatureza da ciênciahistória da físicaNewtonópticaséculo XVIIIApesar das dificuldades em abordar a natureza da ciência em sala de aula, há um entendimento geral da necessidade de incorporar nos currículos noções sobre como ocorre a construção do conhecimento científico. Conhecer a história do desenvolvimento e do processo de aceitação de teorias científicas pode ajudar os professores a incluir discussões sobre a natureza da ciência no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma análise da aceitação e propagação das teorias sobre luz e cores de Newton ao longo do século XVIII. Apontaremos para alguns aspectos da natureza da ciência que podem ser evidenciados pelo estudo desse episódio histórico.Sociedade Brasileira de Física2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100016Revista Brasileira de Ensino de Física v.30 n.1 2008reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172008000100016info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cibelle CelestinoMoura,Breno Arsiolipor2008-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172008000100016Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2008-06-24T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana |
title |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana |
spellingShingle |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana Silva,Cibelle Celestino natureza da ciência história da física Newton óptica século XVIII |
title_short |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana |
title_full |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana |
title_fullStr |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana |
title_full_unstemmed |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana |
title_sort |
A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana |
author |
Silva,Cibelle Celestino |
author_facet |
Silva,Cibelle Celestino Moura,Breno Arsioli |
author_role |
author |
author2 |
Moura,Breno Arsioli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Cibelle Celestino Moura,Breno Arsioli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
natureza da ciência história da física Newton óptica século XVIII |
topic |
natureza da ciência história da física Newton óptica século XVIII |
description |
Apesar das dificuldades em abordar a natureza da ciência em sala de aula, há um entendimento geral da necessidade de incorporar nos currículos noções sobre como ocorre a construção do conhecimento científico. Conhecer a história do desenvolvimento e do processo de aceitação de teorias científicas pode ajudar os professores a incluir discussões sobre a natureza da ciência no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma análise da aceitação e propagação das teorias sobre luz e cores de Newton ao longo do século XVIII. Apontaremos para alguns aspectos da natureza da ciência que podem ser evidenciados pelo estudo desse episódio histórico. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172008000100016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172008000100016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.30 n.1 2008 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122420329709568 |