A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000300012 |
Resumo: | Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar o conceito de Gravitação Universal ao aluno do Ensino Médio. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva, funcionando como os organizadores prévios da teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O método é ilustrado por uma aplicação a alunos do Colégio de Aplicação da Unigranrio, escola da rede privada, no Rio de Janeiro. |
id |
SBF-1_8e8885c748a42a2a47db050396b229aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172004000300012 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino MédioHistória da Físicaaprendizagem significativaNeste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar o conceito de Gravitação Universal ao aluno do Ensino Médio. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva, funcionando como os organizadores prévios da teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O método é ilustrado por uma aplicação a alunos do Colégio de Aplicação da Unigranrio, escola da rede privada, no Rio de Janeiro.Sociedade Brasileira de Física2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000300012Revista Brasileira de Ensino de Física v.26 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBFinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias,Penha Maria CardosoSantos,Wilma Machado SoaresSouza,Mariana Thomé Marques depor2005-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172004000300012Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2005-01-12T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio |
title |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio |
spellingShingle |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio Dias,Penha Maria Cardoso História da Física aprendizagem significativa |
title_short |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio |
title_full |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio |
title_fullStr |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio |
title_sort |
A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio |
author |
Dias,Penha Maria Cardoso |
author_facet |
Dias,Penha Maria Cardoso Santos,Wilma Machado Soares Souza,Mariana Thomé Marques de |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Wilma Machado Soares Souza,Mariana Thomé Marques de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Penha Maria Cardoso Santos,Wilma Machado Soares Souza,Mariana Thomé Marques de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Física aprendizagem significativa |
topic |
História da Física aprendizagem significativa |
description |
Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar o conceito de Gravitação Universal ao aluno do Ensino Médio. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva, funcionando como os organizadores prévios da teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O método é ilustrado por uma aplicação a alunos do Colégio de Aplicação da Unigranrio, escola da rede privada, no Rio de Janeiro. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.26 n.3 2004 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122419379699712 |