A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Penha Maria Cardoso
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Santos,Wilma Machado Soares, Souza,Mariana Thomé Marques de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000300012
Resumo: Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar o conceito de Gravitação Universal ao aluno do Ensino Médio. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva, funcionando como os organizadores prévios da teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O método é ilustrado por uma aplicação a alunos do Colégio de Aplicação da Unigranrio, escola da rede privada, no Rio de Janeiro.
id SBF-1_8e8885c748a42a2a47db050396b229aa
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172004000300012
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A Gravitação Universal: um texto para o Ensino MédioHistória da Físicaaprendizagem significativaNeste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar o conceito de Gravitação Universal ao aluno do Ensino Médio. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva, funcionando como os organizadores prévios da teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O método é ilustrado por uma aplicação a alunos do Colégio de Aplicação da Unigranrio, escola da rede privada, no Rio de Janeiro.Sociedade Brasileira de Física2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000300012Revista Brasileira de Ensino de Física v.26 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBFinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias,Penha Maria CardosoSantos,Wilma Machado SoaresSouza,Mariana Thomé Marques depor2005-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172004000300012Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2005-01-12T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
title A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
spellingShingle A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
Dias,Penha Maria Cardoso
História da Física
aprendizagem significativa
title_short A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
title_full A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
title_fullStr A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
title_full_unstemmed A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
title_sort A Gravitação Universal: um texto para o Ensino Médio
author Dias,Penha Maria Cardoso
author_facet Dias,Penha Maria Cardoso
Santos,Wilma Machado Soares
Souza,Mariana Thomé Marques de
author_role author
author2 Santos,Wilma Machado Soares
Souza,Mariana Thomé Marques de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Penha Maria Cardoso
Santos,Wilma Machado Soares
Souza,Mariana Thomé Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Física
aprendizagem significativa
topic História da Física
aprendizagem significativa
description Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar o conceito de Gravitação Universal ao aluno do Ensino Médio. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva, funcionando como os organizadores prévios da teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel. O método é ilustrado por uma aplicação a alunos do Colégio de Aplicação da Unigranrio, escola da rede privada, no Rio de Janeiro.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172004000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.26 n.3 2004
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419379699712