Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra,Gustavo Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Martinez,Maria Elisa Marciano, Reis,Marcello Carvalho dos, Loureda,Oswaldo Barbosa, Wehmann,Claus Franz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100625
Resumo: Resumo A importância do protagonismo do aluno no processo de aprendizagem é reconhecida há bastante tempo. Diversas metodologias têm sido desenvolvidas, como sala invertida e o ensino baseado em projeto, ou sua variante menos complexa o ensino baseado em estudo de caso. A termodinâmica e a mecânica dos fluidos são algumas das mais complexas disciplinas ensinadas na física e engenharias. Dentre suas principais dificuldades para os alunos, são a terminologia e os conceitos pouco conectados ao cotidiano, além da necessidade de em uma analise, haver a necessidade de conexão entre vários destes conceitos e uma matemática mais complexa que a encontrada na mecânica newtoniana. O estudo de caso é considerado por vários autores uma variante do ensino baseado em projetos mais simples de ser implementado e aceito pelos estudantes. Neste trabalho é realizado um estudo de caso sobre as relações termodinâmicas de um motor-foguete bi-propelente direcionada aos alunos de engenharia. A partir de um modelo simplificado do motor, uma modelagem matemática é feita utilizando a primeira lei da termodinâmica e suas implicações. Para a realização dos cálculos matemáticos a partir da análise, é considerado um motor cujo propelente e combustível são oxigênio líquido e hidrogênio líquido (LOX/LH2), respectivamente. Este estudo de caso está em sintonia com as diversas notícias sobre exploração espacial dos projetos da Índia, China ou do chamado new space.
id SBF-1_922a16227cbebc53b72824275a3d3da5
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172020000100625
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de casoEstudo de CasoTermodinâmicaAeroespacialFoguetesResumo A importância do protagonismo do aluno no processo de aprendizagem é reconhecida há bastante tempo. Diversas metodologias têm sido desenvolvidas, como sala invertida e o ensino baseado em projeto, ou sua variante menos complexa o ensino baseado em estudo de caso. A termodinâmica e a mecânica dos fluidos são algumas das mais complexas disciplinas ensinadas na física e engenharias. Dentre suas principais dificuldades para os alunos, são a terminologia e os conceitos pouco conectados ao cotidiano, além da necessidade de em uma analise, haver a necessidade de conexão entre vários destes conceitos e uma matemática mais complexa que a encontrada na mecânica newtoniana. O estudo de caso é considerado por vários autores uma variante do ensino baseado em projetos mais simples de ser implementado e aceito pelos estudantes. Neste trabalho é realizado um estudo de caso sobre as relações termodinâmicas de um motor-foguete bi-propelente direcionada aos alunos de engenharia. A partir de um modelo simplificado do motor, uma modelagem matemática é feita utilizando a primeira lei da termodinâmica e suas implicações. Para a realização dos cálculos matemáticos a partir da análise, é considerado um motor cujo propelente e combustível são oxigênio líquido e hidrogênio líquido (LOX/LH2), respectivamente. Este estudo de caso está em sintonia com as diversas notícias sobre exploração espacial dos projetos da Índia, China ou do chamado new space.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100625Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2020-0174info:eu-repo/semantics/openAccessSerra,Gustavo FariasMartinez,Maria Elisa MarcianoReis,Marcello Carvalho dosLoureda,Oswaldo BarbosaWehmann,Claus Franzpor2020-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100625Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2020-08-14T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso
title Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso
spellingShingle Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso
Serra,Gustavo Farias
Estudo de Caso
Termodinâmica
Aeroespacial
Foguetes
title_short Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso
title_full Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso
title_fullStr Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso
title_full_unstemmed Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso
title_sort Análise de um motor-foguete bi-propelente aplicada ao ensino de termodinâmica: um estudo de caso
author Serra,Gustavo Farias
author_facet Serra,Gustavo Farias
Martinez,Maria Elisa Marciano
Reis,Marcello Carvalho dos
Loureda,Oswaldo Barbosa
Wehmann,Claus Franz
author_role author
author2 Martinez,Maria Elisa Marciano
Reis,Marcello Carvalho dos
Loureda,Oswaldo Barbosa
Wehmann,Claus Franz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra,Gustavo Farias
Martinez,Maria Elisa Marciano
Reis,Marcello Carvalho dos
Loureda,Oswaldo Barbosa
Wehmann,Claus Franz
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de Caso
Termodinâmica
Aeroespacial
Foguetes
topic Estudo de Caso
Termodinâmica
Aeroespacial
Foguetes
description Resumo A importância do protagonismo do aluno no processo de aprendizagem é reconhecida há bastante tempo. Diversas metodologias têm sido desenvolvidas, como sala invertida e o ensino baseado em projeto, ou sua variante menos complexa o ensino baseado em estudo de caso. A termodinâmica e a mecânica dos fluidos são algumas das mais complexas disciplinas ensinadas na física e engenharias. Dentre suas principais dificuldades para os alunos, são a terminologia e os conceitos pouco conectados ao cotidiano, além da necessidade de em uma analise, haver a necessidade de conexão entre vários destes conceitos e uma matemática mais complexa que a encontrada na mecânica newtoniana. O estudo de caso é considerado por vários autores uma variante do ensino baseado em projetos mais simples de ser implementado e aceito pelos estudantes. Neste trabalho é realizado um estudo de caso sobre as relações termodinâmicas de um motor-foguete bi-propelente direcionada aos alunos de engenharia. A partir de um modelo simplificado do motor, uma modelagem matemática é feita utilizando a primeira lei da termodinâmica e suas implicações. Para a realização dos cálculos matemáticos a partir da análise, é considerado um motor cujo propelente e combustível são oxigênio líquido e hidrogênio líquido (LOX/LH2), respectivamente. Este estudo de caso está em sintonia com as diversas notícias sobre exploração espacial dos projetos da Índia, China ou do chamado new space.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100625
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2020-0174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425132187648