A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Lucas Guimarães
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Langhi,Rodolfo, Marandino,Martha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300504
Resumo: Resumo A presente pesquisa está centrada no estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da Astronomia, tendo como objetivo principal elencar elementos pertinentes à formação de monitores a partir de uma experiência em um observatório astronômico local. Para isso, utilizou-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observação das atividades de campo dos monitores, tomando-se como referencial de análise dos dados a Análise de Conteúdo. Dentre os resultados encontrados, percebeu-se o aspecto motivador da monitoria encontrado nas atividades de divulgação, além das experiências oriundas dessa atuação. Foram mapeadas também algumas dificuldades concernentes à interação do monitor com o público e com a equipe, a predominância de uma formação focada na interação entre monitor veterano e monitor novato, além de experiências advindas da prática da monitoria no local, permitindo a delimitação de um conjunto de elementos que viriam a constituir o perfil do monitor nesses locais.
id SBF-1_a0ae6488afab526a0a6ffc64d1b95dd2
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172018000300504
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formaçãoFormação de monitoresDivulgação científicaEnsino de AstronomiaEducação Não FormalEnsino de CiênciasResumo A presente pesquisa está centrada no estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da Astronomia, tendo como objetivo principal elencar elementos pertinentes à formação de monitores a partir de uma experiência em um observatório astronômico local. Para isso, utilizou-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observação das atividades de campo dos monitores, tomando-se como referencial de análise dos dados a Análise de Conteúdo. Dentre os resultados encontrados, percebeu-se o aspecto motivador da monitoria encontrado nas atividades de divulgação, além das experiências oriundas dessa atuação. Foram mapeadas também algumas dificuldades concernentes à interação do monitor com o público e com a equipe, a predominância de uma formação focada na interação entre monitor veterano e monitor novato, além de experiências advindas da prática da monitoria no local, permitindo a delimitação de um conjunto de elementos que viriam a constituir o perfil do monitor nesses locais.Sociedade Brasileira de Física2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300504Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.3 2018reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0319info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Lucas GuimarãesLanghi,RodolfoMarandino,Marthapor2018-03-20T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172018000300504Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-03-20T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação
title A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação
spellingShingle A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação
Barros,Lucas Guimarães
Formação de monitores
Divulgação científica
Ensino de Astronomia
Educação Não Formal
Ensino de Ciências
title_short A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação
title_full A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação
title_fullStr A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação
title_full_unstemmed A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação
title_sort A investigação da prática de monitores em um observatório astronômico: subsídios para a formação
author Barros,Lucas Guimarães
author_facet Barros,Lucas Guimarães
Langhi,Rodolfo
Marandino,Martha
author_role author
author2 Langhi,Rodolfo
Marandino,Martha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,Lucas Guimarães
Langhi,Rodolfo
Marandino,Martha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de monitores
Divulgação científica
Ensino de Astronomia
Educação Não Formal
Ensino de Ciências
topic Formação de monitores
Divulgação científica
Ensino de Astronomia
Educação Não Formal
Ensino de Ciências
description Resumo A presente pesquisa está centrada no estudo sobre a formação de monitores em espaços de divulgação da Astronomia, tendo como objetivo principal elencar elementos pertinentes à formação de monitores a partir de uma experiência em um observatório astronômico local. Para isso, utilizou-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observação das atividades de campo dos monitores, tomando-se como referencial de análise dos dados a Análise de Conteúdo. Dentre os resultados encontrados, percebeu-se o aspecto motivador da monitoria encontrado nas atividades de divulgação, além das experiências oriundas dessa atuação. Foram mapeadas também algumas dificuldades concernentes à interação do monitor com o público e com a equipe, a predominância de uma formação focada na interação entre monitor veterano e monitor novato, além de experiências advindas da prática da monitoria no local, permitindo a delimitação de um conjunto de elementos que viriam a constituir o perfil do monitor nesses locais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300504
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000300504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2017-0319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.3 2018
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423644258304