Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172002000400016 |
Resumo: | Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativos, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Os resultados da aplicação desse método, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, são apresentados. |
id |
SBF-1_a4ad203bd863864c02ae5cc254c0d799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172002000400016 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da FísicaNeste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativos, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Os resultados da aplicação desse método, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, são apresentados.Sociedade Brasileira de Física2002-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172002000400016Revista Brasileira de Ensino de Física v.24 n.4 2002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBFinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães,Murilo de F.Santos,Wilma M. S.Dias,Penha M. C.por2003-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172002000400016Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2003-02-24T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física |
title |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física |
spellingShingle |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física Magalhães,Murilo de F. |
title_short |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física |
title_full |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física |
title_fullStr |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física |
title_full_unstemmed |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física |
title_sort |
Uma Proposta para Ensinar os Conceitos de Campo Elétrico e Magnético: uma Aplicação da História da Física |
author |
Magalhães,Murilo de F. |
author_facet |
Magalhães,Murilo de F. Santos,Wilma M. S. Dias,Penha M. C. |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Wilma M. S. Dias,Penha M. C. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães,Murilo de F. Santos,Wilma M. S. Dias,Penha M. C. |
description |
Neste trabalho, propomos uma forma alternativa para apresentar os conceitos de campo elétrico e magnético ao aluno do Ensino Médio, inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel e Novak. A História da Física - por apresentar os problemas que levaram à formulação de um dado conceito - mostra os elementos que dão significado ao conceito. Por isso, acreditamos que ela possa ser integrada ao processo de ensino-aprendizagem significativos, tendo papel fundamental na inclusão dos novos conceitos à estrutura cognitiva. Os resultados da aplicação desse método, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, são apresentados. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172002000400016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172002000400016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.24 n.4 2002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122419190956032 |