Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,A.C.F.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nunes,L.N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000200016
Resumo: É bem conhecido que os conceitos de campo e potencial elétricos oferecem dificuldades a muitos estudantes. Neste trabalho, utilizando a estratégia do ensino por analogias e uma planilha de dados, apresentamos uma proposta para ajudar aos alunos a visualizar e entender conceitualmente como o potencial elétrico se distribui no espaço a partir de uma dada condição de contorno. O material desenvolvido é de fácil integração à prática e às condições das escolas. Os exemplos que apresentaremos foram elaborados por alunos do nível médio da rede pública estadual do Estado do Rio de Janeiro no programa Jovens Talentos da Ciência da FAPERJ. Esta metodologia poderia também ser aplicada ao ensino de outros temas, como condução do calor.
id SBF-1_c1dd35e85034d76d984c1ba7172ce928
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172013000200016
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dadoseletrostáticaanalogiapotencial elétricoÉ bem conhecido que os conceitos de campo e potencial elétricos oferecem dificuldades a muitos estudantes. Neste trabalho, utilizando a estratégia do ensino por analogias e uma planilha de dados, apresentamos uma proposta para ajudar aos alunos a visualizar e entender conceitualmente como o potencial elétrico se distribui no espaço a partir de uma dada condição de contorno. O material desenvolvido é de fácil integração à prática e às condições das escolas. Os exemplos que apresentaremos foram elaborados por alunos do nível médio da rede pública estadual do Estado do Rio de Janeiro no programa Jovens Talentos da Ciência da FAPERJ. Esta metodologia poderia também ser aplicada ao ensino de outros temas, como condução do calor.Sociedade Brasileira de Física2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000200016Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.2 2013reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172013000200016info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,A.C.F.Nunes,L.N.por2018-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172013000200016Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-09-13T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
title Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
spellingShingle Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
Santos,A.C.F.
eletrostática
analogia
potencial elétrico
title_short Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
title_full Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
title_fullStr Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
title_full_unstemmed Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
title_sort Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
author Santos,A.C.F.
author_facet Santos,A.C.F.
Nunes,L.N.
author_role author
author2 Nunes,L.N.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,A.C.F.
Nunes,L.N.
dc.subject.por.fl_str_mv eletrostática
analogia
potencial elétrico
topic eletrostática
analogia
potencial elétrico
description É bem conhecido que os conceitos de campo e potencial elétricos oferecem dificuldades a muitos estudantes. Neste trabalho, utilizando a estratégia do ensino por analogias e uma planilha de dados, apresentamos uma proposta para ajudar aos alunos a visualizar e entender conceitualmente como o potencial elétrico se distribui no espaço a partir de uma dada condição de contorno. O material desenvolvido é de fácil integração à prática e às condições das escolas. Os exemplos que apresentaremos foram elaborados por alunos do nível médio da rede pública estadual do Estado do Rio de Janeiro no programa Jovens Talentos da Ciência da FAPERJ. Esta metodologia poderia também ser aplicada ao ensino de outros temas, como condução do calor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172013000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172013000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.35 n.2 2013
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122421807153152