Compreendendo a oscilação dos neutrinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valdiviesso,Gustavo do A.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Guzzo,Marcelo M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172005000400002
Resumo: Este trabalho é uma introdução ao modelo da oscilação de neutrinos para estudantes de física. Apresentamos o modelo de mistura de neutrinos baseado no conceito de superposição de estados. Em particular, consideraremos o caso onde os neutrinos se propagam exclusivamente no vácuo. A hipótese de mistura entre os sabores de neutrinos leva à oscilação de sabor induzida por diferença de massa, ou simplesmente oscilação de sabor. Neste processo o neutrino é convertido sucessivamente entre os três sabores possíveis durante o trajeto entre sua fonte e o detector. Pretende-se que este fenômeno seja capaz de solucionar o aparente desaparecimento dos neutrinos provenientes do Sol, conhecido como o problema do neutrino solar. Por motivos didáticos, consideramos apenas o caso de mistura entre dois sabores (um deles é uma mistura de outros dois) e derivamos assim a probabilidade de um neutrino do tipo eletrônico ''sobreviver" em seu trajeto até a Terra. Uma simples verificação nos revela que o modelo não é capaz de explicar os dados do experimento Super-Kamiokande (um dos principais relacionado aos neutrinos solares) mas que por outro lado é capaz de explicar o desaparecimento de neutrinos provenientes dos reatores nucleares localizados no Japão e observados pelo experimento de KamLAND. Como a diferença entre os dois casos é a existência da densa matéria solar, no primeiro caso, segue-se que um modelo satisfatório deve levar em consideração a interação do neutrino com a matéria para uma proposta completa de solução ao problema do neutrino solar.
id SBF-1_cf19a8c96ed82072b0044f3c7c089034
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172005000400002
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Compreendendo a oscilação dos neutrinosneutrinomistura de saboresoscilações do vácuoEste trabalho é uma introdução ao modelo da oscilação de neutrinos para estudantes de física. Apresentamos o modelo de mistura de neutrinos baseado no conceito de superposição de estados. Em particular, consideraremos o caso onde os neutrinos se propagam exclusivamente no vácuo. A hipótese de mistura entre os sabores de neutrinos leva à oscilação de sabor induzida por diferença de massa, ou simplesmente oscilação de sabor. Neste processo o neutrino é convertido sucessivamente entre os três sabores possíveis durante o trajeto entre sua fonte e o detector. Pretende-se que este fenômeno seja capaz de solucionar o aparente desaparecimento dos neutrinos provenientes do Sol, conhecido como o problema do neutrino solar. Por motivos didáticos, consideramos apenas o caso de mistura entre dois sabores (um deles é uma mistura de outros dois) e derivamos assim a probabilidade de um neutrino do tipo eletrônico ''sobreviver" em seu trajeto até a Terra. Uma simples verificação nos revela que o modelo não é capaz de explicar os dados do experimento Super-Kamiokande (um dos principais relacionado aos neutrinos solares) mas que por outro lado é capaz de explicar o desaparecimento de neutrinos provenientes dos reatores nucleares localizados no Japão e observados pelo experimento de KamLAND. Como a diferença entre os dois casos é a existência da densa matéria solar, no primeiro caso, segue-se que um modelo satisfatório deve levar em consideração a interação do neutrino com a matéria para uma proposta completa de solução ao problema do neutrino solar.Sociedade Brasileira de Física2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172005000400002Revista Brasileira de Ensino de Física v.27 n.4 2005reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172005000400002info:eu-repo/semantics/openAccessValdiviesso,Gustavo do A.Guzzo,Marcelo M.por2006-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172005000400002Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2006-03-28T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo a oscilação dos neutrinos
title Compreendendo a oscilação dos neutrinos
spellingShingle Compreendendo a oscilação dos neutrinos
Valdiviesso,Gustavo do A.
neutrino
mistura de sabores
oscilações do vácuo
title_short Compreendendo a oscilação dos neutrinos
title_full Compreendendo a oscilação dos neutrinos
title_fullStr Compreendendo a oscilação dos neutrinos
title_full_unstemmed Compreendendo a oscilação dos neutrinos
title_sort Compreendendo a oscilação dos neutrinos
author Valdiviesso,Gustavo do A.
author_facet Valdiviesso,Gustavo do A.
Guzzo,Marcelo M.
author_role author
author2 Guzzo,Marcelo M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valdiviesso,Gustavo do A.
Guzzo,Marcelo M.
dc.subject.por.fl_str_mv neutrino
mistura de sabores
oscilações do vácuo
topic neutrino
mistura de sabores
oscilações do vácuo
description Este trabalho é uma introdução ao modelo da oscilação de neutrinos para estudantes de física. Apresentamos o modelo de mistura de neutrinos baseado no conceito de superposição de estados. Em particular, consideraremos o caso onde os neutrinos se propagam exclusivamente no vácuo. A hipótese de mistura entre os sabores de neutrinos leva à oscilação de sabor induzida por diferença de massa, ou simplesmente oscilação de sabor. Neste processo o neutrino é convertido sucessivamente entre os três sabores possíveis durante o trajeto entre sua fonte e o detector. Pretende-se que este fenômeno seja capaz de solucionar o aparente desaparecimento dos neutrinos provenientes do Sol, conhecido como o problema do neutrino solar. Por motivos didáticos, consideramos apenas o caso de mistura entre dois sabores (um deles é uma mistura de outros dois) e derivamos assim a probabilidade de um neutrino do tipo eletrônico ''sobreviver" em seu trajeto até a Terra. Uma simples verificação nos revela que o modelo não é capaz de explicar os dados do experimento Super-Kamiokande (um dos principais relacionado aos neutrinos solares) mas que por outro lado é capaz de explicar o desaparecimento de neutrinos provenientes dos reatores nucleares localizados no Japão e observados pelo experimento de KamLAND. Como a diferença entre os dois casos é a existência da densa matéria solar, no primeiro caso, segue-se que um modelo satisfatório deve levar em consideração a interação do neutrino com a matéria para uma proposta completa de solução ao problema do neutrino solar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172005000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172005000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1806-11172005000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.27 n.4 2005
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122419685883905