Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Marcello
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Couto,Roberto Vinícios Lessa, da Silva Filho,Olavo Leopoldino, Paulucci,Laura, Monteiro,Fábio Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100614
Resumo: A partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados à astronomia e à física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.
id SBF-1_da0c08525da5dddb672016aae32e5fd6
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172021000100614
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade GeralEnsino de físicaAstronomiaRelatividade GeralAprendizagem SignificativaComunidades de investigaçãoA partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados à astronomia e à física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.Sociedade Brasileira de Física2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100614Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2021-0157info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Marcellodo Couto,Roberto Vinícios Lessada Silva Filho,Olavo LeopoldinoPaulucci,LauraMonteiro,Fábio Ferreirapor2021-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172021000100614Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2021-10-26T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
spellingShingle Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
Ferreira,Marcello
Ensino de física
Astronomia
Relatividade Geral
Aprendizagem Significativa
Comunidades de investigação
title_short Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title_full Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title_fullStr Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title_full_unstemmed Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
title_sort Ensino de astronomia: uma abordagem didática a partir da Teoria da Relatividade Geral
author Ferreira,Marcello
author_facet Ferreira,Marcello
do Couto,Roberto Vinícios Lessa
da Silva Filho,Olavo Leopoldino
Paulucci,Laura
Monteiro,Fábio Ferreira
author_role author
author2 do Couto,Roberto Vinícios Lessa
da Silva Filho,Olavo Leopoldino
Paulucci,Laura
Monteiro,Fábio Ferreira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Marcello
do Couto,Roberto Vinícios Lessa
da Silva Filho,Olavo Leopoldino
Paulucci,Laura
Monteiro,Fábio Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Astronomia
Relatividade Geral
Aprendizagem Significativa
Comunidades de investigação
topic Ensino de física
Astronomia
Relatividade Geral
Aprendizagem Significativa
Comunidades de investigação
description A partir da análise de uma articulação entre as perspectivas cognitivistas da aprendizagem significativa de David Ausubel e educacionais das comunidades de investigação presentes no programa de filosofia de Matthew Lipman, este artigo discute o desenvolvimento de um produto educacional acerca de tópicos de astronomia. A aplicação foi feita em uma turma do terceiro ano do ensino médio da rede pública do Distrito Federal. As aulas foram distribuídas em quatro grandes temas: gravitação universal e sistema solar; relatividade geral; buracos negros; e lentes gravitacionais. Conteúdos, atividades e abordagens diversificados foram mediados por tecnologias educacionais digitais e as avaliações consideraram a proficiência como níveis de expressão das respectivas teorias psicológica e educacional. Os resultados revelaram o entusiasmo e interesse dos estudantes pelos temas propostos. Também foi possível verificar indicadores do desenvolvimento de habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e indícios de aprendizagem significativa. Por fim, foi possível concluir que a inserção de temas ligados à astronomia e à física moderna e contemporânea são viáveis no ensino médio, mesmo no contexto precário da escola pública, em contraposição ao currículo atual de física, desgastado e baseado principalmente na física clássica e em abordagens metodológicas muitas vezes difusas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100614
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172021000100614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2021-0157
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.43 2021
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122425564200960