A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000400010 |
Resumo: | O presente estudo descreve, por meio de uma pesquisa documental, a evolução histórica dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil tendo seus aspectos legais como recorte. Essa revisão inicia-se no período colonial do Brasil, quando o ensino superior é quase inexistente e não havia legislação referente à formação de professores, e avança até os dias atuais, caracterizado por um vasto conjunto de legislações que regulam e normatizam os cursos de graduação em Licenciatura Plena em Física. Ao final, é apresentado um quadro com uma síntese integrativa desde o Decreto n° 1.190/39, a primeira estrutura legal a apontar o percurso formativo dos professores de física, até o Decreto n° 5.622/05, que regulamenta como o poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades. |
id |
SBF-1_e259454bba5b6d8a2a69a8e0c8b163b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172010000400010 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distânciahistória da educaçãoformação de professoreslicenciatura em físicaO presente estudo descreve, por meio de uma pesquisa documental, a evolução histórica dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil tendo seus aspectos legais como recorte. Essa revisão inicia-se no período colonial do Brasil, quando o ensino superior é quase inexistente e não havia legislação referente à formação de professores, e avança até os dias atuais, caracterizado por um vasto conjunto de legislações que regulam e normatizam os cursos de graduação em Licenciatura Plena em Física. Ao final, é apresentado um quadro com uma síntese integrativa desde o Decreto n° 1.190/39, a primeira estrutura legal a apontar o percurso formativo dos professores de física, até o Decreto n° 5.622/05, que regulamenta como o poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades.Sociedade Brasileira de Física2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000400010Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.4 2010reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/S1806-11172010000400010info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Renato SantosVianna,Deise Mirandapor2011-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172010000400010Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2011-04-04T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância |
title |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância |
spellingShingle |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância Araujo,Renato Santos história da educação formação de professores licenciatura em física |
title_short |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância |
title_full |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância |
title_fullStr |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância |
title_full_unstemmed |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância |
title_sort |
A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância |
author |
Araujo,Renato Santos |
author_facet |
Araujo,Renato Santos Vianna,Deise Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Vianna,Deise Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo,Renato Santos Vianna,Deise Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da educação formação de professores licenciatura em física |
topic |
história da educação formação de professores licenciatura em física |
description |
O presente estudo descreve, por meio de uma pesquisa documental, a evolução histórica dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil tendo seus aspectos legais como recorte. Essa revisão inicia-se no período colonial do Brasil, quando o ensino superior é quase inexistente e não havia legislação referente à formação de professores, e avança até os dias atuais, caracterizado por um vasto conjunto de legislações que regulam e normatizam os cursos de graduação em Licenciatura Plena em Física. Ao final, é apresentado um quadro com uma síntese integrativa desde o Decreto n° 1.190/39, a primeira estrutura legal a apontar o percurso formativo dos professores de física, até o Decreto n° 5.622/05, que regulamenta como o poder público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000400010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172010000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1806-11172010000400010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.32 n.4 2010 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122421072101376 |