Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400406 |
Resumo: | Resumo Nosso trabalho consistiu em analisar um processador quântico real, chamado IBM Q experience (IBM-Q), como um recurso pedagógico na aplicação de conceitos da computação quântica. Este processador de 5-qbits pode ser acessado remotamente pela internet através de uma plataforma desenvolvida pela empresa de tecnologia IBM. Nos concentramos na caracterização do IBM-Q referente a vários aspectos práticos e metodológicos. Avaliamos quais seriam as principais condições para o acesso a esse processador quântico e, quanto a sua utilização, avaliamos a sua interface com respeito a simplicidade e execução. Em nossa análise, os resultados de projetos executados no IBM-Q estão de acordo com as previsões teóricas. Nossos resultados também demonstram a eficácia do IBM-Q como um recurso pedagógico, voltado para tarefas como montagem e execução de blocos simples de circuitos quânticos. |
id |
SBF-1_f0a39bb1d4d001a693f72d482e8d058c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172018000400406 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbitsIBM QQuantum ExperienceTeleporte quânticoComputação quânticaResumo Nosso trabalho consistiu em analisar um processador quântico real, chamado IBM Q experience (IBM-Q), como um recurso pedagógico na aplicação de conceitos da computação quântica. Este processador de 5-qbits pode ser acessado remotamente pela internet através de uma plataforma desenvolvida pela empresa de tecnologia IBM. Nos concentramos na caracterização do IBM-Q referente a vários aspectos práticos e metodológicos. Avaliamos quais seriam as principais condições para o acesso a esse processador quântico e, quanto a sua utilização, avaliamos a sua interface com respeito a simplicidade e execução. Em nossa análise, os resultados de projetos executados no IBM-Q estão de acordo com as previsões teóricas. Nossos resultados também demonstram a eficácia do IBM-Q como um recurso pedagógico, voltado para tarefas como montagem e execução de blocos simples de circuitos quânticos.Sociedade Brasileira de Física2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400406Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.4 2018reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2018-0038info:eu-repo/semantics/openAccessRabelo,Wilson R.M.Costa,Maria Lúcia M.por2018-05-17T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172018000400406Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2018-05-17T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits |
title |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits |
spellingShingle |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits Rabelo,Wilson R.M. IBM Q Quantum Experience Teleporte quântico Computação quântica |
title_short |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits |
title_full |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits |
title_fullStr |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits |
title_sort |
Uma abordagem pedagógica no ensino da computação quântica com um processador quântico de 5-qbits |
author |
Rabelo,Wilson R.M. |
author_facet |
Rabelo,Wilson R.M. Costa,Maria Lúcia M. |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Maria Lúcia M. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo,Wilson R.M. Costa,Maria Lúcia M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IBM Q Quantum Experience Teleporte quântico Computação quântica |
topic |
IBM Q Quantum Experience Teleporte quântico Computação quântica |
description |
Resumo Nosso trabalho consistiu em analisar um processador quântico real, chamado IBM Q experience (IBM-Q), como um recurso pedagógico na aplicação de conceitos da computação quântica. Este processador de 5-qbits pode ser acessado remotamente pela internet através de uma plataforma desenvolvida pela empresa de tecnologia IBM. Nos concentramos na caracterização do IBM-Q referente a vários aspectos práticos e metodológicos. Avaliamos quais seriam as principais condições para o acesso a esse processador quântico e, quanto a sua utilização, avaliamos a sua interface com respeito a simplicidade e execução. Em nossa análise, os resultados de projetos executados no IBM-Q estão de acordo com as previsões teóricas. Nossos resultados também demonstram a eficácia do IBM-Q como um recurso pedagógico, voltado para tarefas como montagem e execução de blocos simples de circuitos quânticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400406 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172018000400406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2018-0038 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.40 n.4 2018 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423685152768 |