Construção de uma Maquete do Sistema Solar com Controle de Temperatura para Alunos com Deficiência Visual
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100603 |
Resumo: | Resumo Neste trabalho, apresentamos um estudo realizado para o desenvolvimento de um conjunto didático baseado no uso do tato e de elementos com controle térmico para o ensino de Astronomia. A proposta surgiu diante das dificuldades encontradas na busca de experimentos capazes de apresentar, da melhor forma, conceitos envolvidos no ensino de Astronomia para pessoas com deficiência visual. O equipamento consiste no uso de uma maquete com hemisférios dotados de pastilhas de Peltier para simulação de escala de temperatura de planetas do Sistema Solar. A pesquisa baseou-se no uso de materiais acessíveis e de baixo custo. Todos os materiais utilizados e a montagem do equipamento são descritas neste trabalho, desde o projeto até a aplicação do produto final para os estudantes. Esse experimento fez parte de um conjunto de equipamentos pedagógicos apresentados em uma mostra científica para pessoas com deficiência visual durante a 15a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. |
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Construção de uma Maquete do Sistema Solar com Controle de Temperatura para Alunos com Deficiência VisualAstronomiaFísicaEnsinoDeficiência VisualResumo Neste trabalho, apresentamos um estudo realizado para o desenvolvimento de um conjunto didático baseado no uso do tato e de elementos com controle térmico para o ensino de Astronomia. A proposta surgiu diante das dificuldades encontradas na busca de experimentos capazes de apresentar, da melhor forma, conceitos envolvidos no ensino de Astronomia para pessoas com deficiência visual. O equipamento consiste no uso de uma maquete com hemisférios dotados de pastilhas de Peltier para simulação de escala de temperatura de planetas do Sistema Solar. A pesquisa baseou-se no uso de materiais acessíveis e de baixo custo. Todos os materiais utilizados e a montagem do equipamento são descritas neste trabalho, desde o projeto até a aplicação do produto final para os estudantes. Esse experimento fez parte de um conjunto de equipamentos pedagógicos apresentados em uma mostra científica para pessoas com deficiência visual durante a 15a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará.Sociedade Brasileira de Física2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172020000100603Revista Brasileira de Ensino de Física v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2019-0098info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Maurício S.Castro,João N.M.Cruz,Wilami T.Almeida,Rodrigo Q.por2019-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172020000100603Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2019-10-25T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
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Resumo Neste trabalho, apresentamos um estudo realizado para o desenvolvimento de um conjunto didático baseado no uso do tato e de elementos com controle térmico para o ensino de Astronomia. A proposta surgiu diante das dificuldades encontradas na busca de experimentos capazes de apresentar, da melhor forma, conceitos envolvidos no ensino de Astronomia para pessoas com deficiência visual. O equipamento consiste no uso de uma maquete com hemisférios dotados de pastilhas de Peltier para simulação de escala de temperatura de planetas do Sistema Solar. A pesquisa baseou-se no uso de materiais acessíveis e de baixo custo. Todos os materiais utilizados e a montagem do equipamento são descritas neste trabalho, desde o projeto até a aplicação do produto final para os estudantes. Esse experimento fez parte de um conjunto de equipamentos pedagógicos apresentados em uma mostra científica para pessoas com deficiência visual durante a 15a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. |
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