Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Jair Lúcio Prados
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408
Resumo: O artigo apresenta uma solução algébrica e gráfica para uma pergunta elaborada por um estudante de ensino médio durante uma aula de óptica, acerca da velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do sol continuamente. Argumenta-se que perguntas que ofereçam digressões aos temas discutidos em uma aula oferecem oportunidades para a aprendizagem de ciências, na medida em que podem permitir o desenvolvimento de habilidades como teste de hipóteses, construção de modelos, raciocínio interdisciplinar e experiências de pensamento.
id SBF-1_fcd117e6e2170ba249c7333c0fb26fc2
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-11172017000400408
network_acronym_str SBF-1
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository_id_str
spelling Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmicopôr do solóptica geométricacinemáticaperguntasO artigo apresenta uma solução algébrica e gráfica para uma pergunta elaborada por um estudante de ensino médio durante uma aula de óptica, acerca da velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do sol continuamente. Argumenta-se que perguntas que ofereçam digressões aos temas discutidos em uma aula oferecem oportunidades para a aprendizagem de ciências, na medida em que podem permitir o desenvolvimento de habilidades como teste de hipóteses, construção de modelos, raciocínio interdisciplinar e experiências de pensamento.Sociedade Brasileira de Física2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0114info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Jair Lúcio Pradospor2017-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172017000400408Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-09-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
title Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
spellingShingle Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
Ribeiro,Jair Lúcio Prados
pôr do sol
óptica geométrica
cinemática
perguntas
title_short Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
title_full Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
title_fullStr Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
title_full_unstemmed Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
title_sort Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
author Ribeiro,Jair Lúcio Prados
author_facet Ribeiro,Jair Lúcio Prados
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Jair Lúcio Prados
dc.subject.por.fl_str_mv pôr do sol
óptica geométrica
cinemática
perguntas
topic pôr do sol
óptica geométrica
cinemática
perguntas
description O artigo apresenta uma solução algébrica e gráfica para uma pergunta elaborada por um estudante de ensino médio durante uma aula de óptica, acerca da velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do sol continuamente. Argumenta-se que perguntas que ofereçam digressões aos temas discutidos em uma aula oferecem oportunidades para a aprendizagem de ciências, na medida em que podem permitir o desenvolvimento de habilidades como teste de hipóteses, construção de modelos, raciocínio interdisciplinar e experiências de pensamento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1806-9126-rbef-2017-0114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Física (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
collection Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||marcio@sbfisica.org.br
_version_ 1752122423280402432