Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408 |
Resumo: | O artigo apresenta uma solução algébrica e gráfica para uma pergunta elaborada por um estudante de ensino médio durante uma aula de óptica, acerca da velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do sol continuamente. Argumenta-se que perguntas que ofereçam digressões aos temas discutidos em uma aula oferecem oportunidades para a aprendizagem de ciências, na medida em que podem permitir o desenvolvimento de habilidades como teste de hipóteses, construção de modelos, raciocínio interdisciplinar e experiências de pensamento. |
id |
SBF-1_fcd117e6e2170ba249c7333c0fb26fc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1806-11172017000400408 |
network_acronym_str |
SBF-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmicopôr do solóptica geométricacinemáticaperguntasO artigo apresenta uma solução algébrica e gráfica para uma pergunta elaborada por um estudante de ensino médio durante uma aula de óptica, acerca da velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do sol continuamente. Argumenta-se que perguntas que ofereçam digressões aos temas discutidos em uma aula oferecem oportunidades para a aprendizagem de ciências, na medida em que podem permitir o desenvolvimento de habilidades como teste de hipóteses, construção de modelos, raciocínio interdisciplinar e experiências de pensamento.Sociedade Brasileira de Física2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF)instacron:SBF10.1590/1806-9126-rbef-2017-0114info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Jair Lúcio Pradospor2017-09-29T00:00:00Zoai:scielo:S1806-11172017000400408Revistahttp://www.sbfisica.org.br/rbef/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||marcio@sbfisica.org.br1806-91261806-1117opendoar:2017-09-29T00:00Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico |
title |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico |
spellingShingle |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico Ribeiro,Jair Lúcio Prados pôr do sol óptica geométrica cinemática perguntas |
title_short |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico |
title_full |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico |
title_fullStr |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico |
title_full_unstemmed |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico |
title_sort |
Perguntas em sala no ensino médio: observando o pôr do sol em um elevador panorâmico |
author |
Ribeiro,Jair Lúcio Prados |
author_facet |
Ribeiro,Jair Lúcio Prados |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Jair Lúcio Prados |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pôr do sol óptica geométrica cinemática perguntas |
topic |
pôr do sol óptica geométrica cinemática perguntas |
description |
O artigo apresenta uma solução algébrica e gráfica para uma pergunta elaborada por um estudante de ensino médio durante uma aula de óptica, acerca da velocidade que um elevador panorâmico deveria ter para que uma pessoa em seu interior pudesse observar o pôr do sol continuamente. Argumenta-se que perguntas que ofereçam digressões aos temas discutidos em uma aula oferecem oportunidades para a aprendizagem de ciências, na medida em que podem permitir o desenvolvimento de habilidades como teste de hipóteses, construção de modelos, raciocínio interdisciplinar e experiências de pensamento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000400408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1806-9126-rbef-2017-0114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Física |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física v.39 n.4 2017 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) instname:Sociedade Brasileira de Física (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Física (Online) - Sociedade Brasileira de Física (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marcio@sbfisica.org.br |
_version_ |
1752122423280402432 |