Distúrbios da voz em docentes: revisão crítica da literatura sobre a prática da vigilância em saúde do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Maria da Conceição C. Pessoa de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Goulart,Bárbara Niegia Garcia de, Chiari,Brasilia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300016
Resumo: OBJETIVO: Analisar a produção bibliográfica científica sobre a prática da vigilância à saúde do trabalhador relacionada aos distúrbios vocais em professores. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Foram seguidos os preceitos do Cochrane Handbook, que envolveu a formulação da questão a ser investigada, a localização, a seleção dos estudos e a avaliação crítica dos artigos. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Os artigos publicados entre 2000 e 2011 foram selecionados por meio das bases de dados PubMed, LILACS, MEDLINE e Biblioteca Cochrane, utilizando-se os descritores distúrbio da voz/voice disorders, docentes/faculty, saúde do trabalhador/occupational health, vigilância em saúde do trabalhador/surveillance of the workers health. AnÁLISE DE DADOS: Os textos foram analisados utilizando-se um formulário padronizado, quando os seguintes dados foram coletados: objetivos, desenho da pesquisa, características do grupo pesquisa, resultados obtidos e discussão sobre a prática da vigilância relacionada ao distúrbio da voz. RESULTADOS: Inicialmente, foram identificados 141 estudos. Após revisão dos títulos e resumos, consideração dos critérios de inclusão e exclusão, verificação da coerência com a temática pesquisada e eliminação por estarem concomitantemente em mais de uma base de dados, 32 foram efetivamente analisados por referirem nos resultados e/ou nas conclusões a prática da vigilância relacionada aos distúrbios vocais em professores. CONCLUSÃO: A prática da vigilância em saúde do trabalhador foi evidenciada nesta pesquisa principalmente enquanto identificação dos fatores de riscos associados aos distúrbios vocais em professores, visando à transformação das condições de trabalho e à garantia da qualidade da assistência a esses profissionais como trabalhadores.
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