Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar se o desempenho em provas de linguagem é preditivo do domínio ortográfico e da qualidade da produção escrita. MÉTODOS: Participaram deste estudo 82 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da região Oeste da Grande São Paulo, na faixa etária entre 9 anos e 10 anos e 2 meses de idade. A bateria de provas e testes deste estudo envolveu a avaliação de vocabulário expressivo, tarefas de consciência fonológica e nomeação seriada rápida de objetos, ditado de palavras e pseudopalavras, e elaboração de redação a partir de estímulo visual. Os dados foram submetidos a análise estatística para verificação da correlação entre todas as provas. RESULTADOS: Os resultados indicaram que o melhor nível de vocabulário se correlacionou a um menor número de erros de ortografia e a uma melhor qualidade da redação, em todas as categorias analisadas. Assim como, o melhor desempenho em tarefas de consciência fonológica e de nomeação rápida de objetos se correlacionaram a menos erros de ortografia e melhor estrutura sintática e gramatical na produção do texto escrito. CONCLUSÃO: As habilidades linguísticas analisadas foram preditivas do desempenho ortográfico. A habilidade de vocabulário foi preditiva da qualidade de elaboração escrita. No entanto, a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida predizem apenas o desempenho relacionado à estrutura sintática e gramatical da geração do texto escrito. |
id |
SBF-4_da6747b79b04054ad1473257255d719a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2179-64912012000300013 |
network_acronym_str |
SBF-4 |
network_name_str |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escritaEstudos de linguagemTestes de linguagemVocabulárioRedaçãoAprendizagemEducaçãoOBJETIVO: Avaliar se o desempenho em provas de linguagem é preditivo do domínio ortográfico e da qualidade da produção escrita. MÉTODOS: Participaram deste estudo 82 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da região Oeste da Grande São Paulo, na faixa etária entre 9 anos e 10 anos e 2 meses de idade. A bateria de provas e testes deste estudo envolveu a avaliação de vocabulário expressivo, tarefas de consciência fonológica e nomeação seriada rápida de objetos, ditado de palavras e pseudopalavras, e elaboração de redação a partir de estímulo visual. Os dados foram submetidos a análise estatística para verificação da correlação entre todas as provas. RESULTADOS: Os resultados indicaram que o melhor nível de vocabulário se correlacionou a um menor número de erros de ortografia e a uma melhor qualidade da redação, em todas as categorias analisadas. Assim como, o melhor desempenho em tarefas de consciência fonológica e de nomeação rápida de objetos se correlacionaram a menos erros de ortografia e melhor estrutura sintática e gramatical na produção do texto escrito. CONCLUSÃO: As habilidades linguísticas analisadas foram preditivas do desempenho ortográfico. A habilidade de vocabulário foi preditiva da qualidade de elaboração escrita. No entanto, a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida predizem apenas o desempenho relacionado à estrutura sintática e gramatical da geração do texto escrito.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.24 n.3 2012reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S2179-64912012000300013info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Maria Thereza Mazorra dosBefi-Lopes,Debora Mariapor2012-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S2179-64912012000300013Revistahttp://www.sbfa.org.br/portal/pg.php?id=41&ttpg=Jornal%20da%20Sociedade%20Brasileira%20de%20Fonoaudiologia&tpc=cinzaONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||jornal@sbfa.org.br2179-64912179-6491opendoar:2012-10-31T00:00Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita |
title |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita |
spellingShingle |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita Santos,Maria Thereza Mazorra dos Estudos de linguagem Testes de linguagem Vocabulário Redação Aprendizagem Educação |
title_short |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita |
title_full |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita |
title_fullStr |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita |
title_full_unstemmed |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita |
title_sort |
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita |
author |
Santos,Maria Thereza Mazorra dos |
author_facet |
Santos,Maria Thereza Mazorra dos Befi-Lopes,Debora Maria |
author_role |
author |
author2 |
Befi-Lopes,Debora Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Maria Thereza Mazorra dos Befi-Lopes,Debora Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de linguagem Testes de linguagem Vocabulário Redação Aprendizagem Educação |
topic |
Estudos de linguagem Testes de linguagem Vocabulário Redação Aprendizagem Educação |
description |
OBJETIVO: Avaliar se o desempenho em provas de linguagem é preditivo do domínio ortográfico e da qualidade da produção escrita. MÉTODOS: Participaram deste estudo 82 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da região Oeste da Grande São Paulo, na faixa etária entre 9 anos e 10 anos e 2 meses de idade. A bateria de provas e testes deste estudo envolveu a avaliação de vocabulário expressivo, tarefas de consciência fonológica e nomeação seriada rápida de objetos, ditado de palavras e pseudopalavras, e elaboração de redação a partir de estímulo visual. Os dados foram submetidos a análise estatística para verificação da correlação entre todas as provas. RESULTADOS: Os resultados indicaram que o melhor nível de vocabulário se correlacionou a um menor número de erros de ortografia e a uma melhor qualidade da redação, em todas as categorias analisadas. Assim como, o melhor desempenho em tarefas de consciência fonológica e de nomeação rápida de objetos se correlacionaram a menos erros de ortografia e melhor estrutura sintática e gramatical na produção do texto escrito. CONCLUSÃO: As habilidades linguísticas analisadas foram preditivas do desempenho ortográfico. A habilidade de vocabulário foi preditiva da qualidade de elaboração escrita. No entanto, a consciência fonológica e a nomeação seriada rápida predizem apenas o desempenho relacionado à estrutura sintática e gramatical da geração do texto escrito. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2179-64912012000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S2179-64912012000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.24 n.3 2012 reponame:Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
collection |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository.name.fl_str_mv |
Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jornal@sbfa.org.br |
_version_ |
1754734638362787840 |