Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100005 |
Resumo: | OBJETIVO: Conhecer percepções de professores acerca do processo saúde-doença relacionado à voz. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa qualitativa, que emprega o grupo focal para a coleta de dados e a análise de conteúdo para a organização das percepções dos professores em conjuntos temáticos. RESULTADOS: Foram identificados quatro conjuntos temáticos: conhecimento e cuidados, preocupações e representações, identificação dos problemas e maneiras de enfrentá-los. CONCLUSÕES: O estudo põe em questão as tradicionais ações educativas em saúde vocal e confirma a necessidade de os profissionais envolvidos com a promoção da saúde docente assumirem a saúde como um recurso aplicado à vida das pessoas. Eles devem ampliar seus objetivos e focos de ação, incluindo questões da organização do trabalho e vida cotidiana, subjetividade e qualidade de vida, para melhor responderem às necessidades e maneiras de o professor perceber e lidar com o processo saúde-doença. |
id |
SBF-5_0cf79766b5d6ec0c61d0b6061e594acd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-80342007000100005 |
network_acronym_str |
SBF-5 |
network_name_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocalPromoção da saúdeEducação em saúdeSaúde escolarVozQualidade da vozDistúrbios da vozOBJETIVO: Conhecer percepções de professores acerca do processo saúde-doença relacionado à voz. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa qualitativa, que emprega o grupo focal para a coleta de dados e a análise de conteúdo para a organização das percepções dos professores em conjuntos temáticos. RESULTADOS: Foram identificados quatro conjuntos temáticos: conhecimento e cuidados, preocupações e representações, identificação dos problemas e maneiras de enfrentá-los. CONCLUSÕES: O estudo põe em questão as tradicionais ações educativas em saúde vocal e confirma a necessidade de os profissionais envolvidos com a promoção da saúde docente assumirem a saúde como um recurso aplicado à vida das pessoas. Eles devem ampliar seus objetivos e focos de ação, incluindo questões da organização do trabalho e vida cotidiana, subjetividade e qualidade de vida, para melhor responderem às necessidades e maneiras de o professor perceber e lidar com o processo saúde-doença.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100005Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.12 n.1 2007reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342007000100005info:eu-repo/semantics/openAccessPenteado,Regina Zanellapor2007-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342007000100005Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2007-07-18T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal |
title |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal |
spellingShingle |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal Penteado,Regina Zanella Promoção da saúde Educação em saúde Saúde escolar Voz Qualidade da voz Distúrbios da voz |
title_short |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal |
title_full |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal |
title_fullStr |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal |
title_full_unstemmed |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal |
title_sort |
Relações entre saúde e trabalho docente: percepções de professores sobre saúde vocal |
author |
Penteado,Regina Zanella |
author_facet |
Penteado,Regina Zanella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Penteado,Regina Zanella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da saúde Educação em saúde Saúde escolar Voz Qualidade da voz Distúrbios da voz |
topic |
Promoção da saúde Educação em saúde Saúde escolar Voz Qualidade da voz Distúrbios da voz |
description |
OBJETIVO: Conhecer percepções de professores acerca do processo saúde-doença relacionado à voz. MÉTODOS: Foi realizada uma pesquisa qualitativa, que emprega o grupo focal para a coleta de dados e a análise de conteúdo para a organização das percepções dos professores em conjuntos temáticos. RESULTADOS: Foram identificados quatro conjuntos temáticos: conhecimento e cuidados, preocupações e representações, identificação dos problemas e maneiras de enfrentá-los. CONCLUSÕES: O estudo põe em questão as tradicionais ações educativas em saúde vocal e confirma a necessidade de os profissionais envolvidos com a promoção da saúde docente assumirem a saúde como um recurso aplicado à vida das pessoas. Eles devem ampliar seus objetivos e focos de ação, incluindo questões da organização do trabalho e vida cotidiana, subjetividade e qualidade de vida, para melhor responderem às necessidades e maneiras de o professor perceber e lidar com o processo saúde-doença. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-80342007000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.12 n.1 2007 reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) instacron:SBF |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
instacron_str |
SBF |
institution |
SBF |
reponame_str |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
collection |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@sbfa.org.br |
_version_ |
1754821019770552320 |