Características acústicas dos fones [s] e [∫] de adultos e crianças com desenvolvimento fonológico típico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil,Brunah de Castro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Mezzomo,Carolina Lisbôa, Mota,Helena Bolli, Melo,Roberta Michelon, Lovatto,Liane, Arzeno,Leonardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000200014
Resumo: OBJETIVO: Comparar as produções de [s] e [∫] de adultos e crianças com desenvolvimento fonológico típico, considerando os parâmetros acústicos: duração do ruído fricativo, banda de frequências de concentração do ruído, frequência de corte de ruído de fricção e transição formântica da vogal seguinte. MÉTODOS: Participaram do estudo 26 sujeitos, divididos em dois grupos: Grupo de adultos (GA) - composto por 17 adultos jovens (média de idade: 23,61±3,44 anos), sem alterações em aspectos fonológicos da língua e; Grupo de crianças com desenvolvimento fonológico típico (GDFT) - composto por nove crianças (média de idade: 7,12±0,74 anos), com desenvolvimento fonológico típico. Foi realizada uma triagem fonoaudiológica e, após, coleta de dados para análise acústica e, para isso, foram utilizadas pseudopalavras inseridas em frases-veículo. Foram analisadas 624 produções dos sujeitos e os achados foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: Os parâmetros de banda de frequências e transição formântica apresentaram diferenças entre os grupos GA e GDFT. Na comparação entre as posições na palavra, os parâmetros de duração, frequência de corte e transição formântica apresentaram diferença. Os parâmetros de frequência de corte, banda de frequências e transição formântica apresentaram diferença na comparação entre os pontos de articulação de [s] e [∫]. CONCLUSÃO: Para a maioria dos parâmetros acústicos estudados, as produções de GA e GDFT mostraram-se semelhantes. Para alguns parâmetros, porém, puderam-se observar diferenças entre os grupos, entre as posições na palavra e entre os pontos de articulação dos fones estudados.
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