Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob,Regina Tangerino de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bevilacqua,Maria Cecília, Molina,Samira Vilela, Queiroz,Michelle, Hoshii,Lia Auer, Lauris,José Roberto Pereira, Moret,Adriane Lima Mortari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400009
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a percepção da fala de crianças deficientes auditivas com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e sistema de frequência modulada (FM) em situações de ruído em campo livre e em sala de aula. MÉTODOS: Participaram 13 crianças deficientes auditivas entre 7 e 17 anos. Foi aplicado o Hearing in Noise Test (HINT) com AASI e com o FM. Também foi aplicado o questionário Avaliação do Sistema FM, respondido pelos professores das crianças, com o intuito de avaliar, individualmente, o desempenho da criança em diferentes situações auditivas somente com AASI e com o AASI e o sistema FM. RESULTADOS: Houve diferença para todas as situações com e sem FM no teste HINT. O mesmo aconteceu com os resultados do questionário, sendo que sem FM a pontuação foi sempre menor do que com FM, independentemente da condição. CONCLUSÃO: O uso de medidas subjetivas, como o questionário, é fundamental para determinar a eficácia da indicação dos dispositivos auxiliares para o deficiente auditivo. A efetividade do sistema FM pode ser observada pela "vantagem FM", que é a diferença média mínima de 10 dB encontrada nas avaliações de percepção da fala com e sem FM nas diferentes situações de ruído. Os benefícios encontrados na presente pesquisa com o uso do sistema FM na melhora da percepção da fala podem ser extrapolados não só para a sala de aula e para a legislação da educação inclusiva, mas também para atividades sociais e de lazer.
id SBF-5_22af2ce250b90cc5a316c248fdbb3f2f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342012000400009
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultadosAuxiliares de audiçãoPerda auditivaPercepção da falaRuídoQuestionáriosOBJETIVO: Avaliar a percepção da fala de crianças deficientes auditivas com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e sistema de frequência modulada (FM) em situações de ruído em campo livre e em sala de aula. MÉTODOS: Participaram 13 crianças deficientes auditivas entre 7 e 17 anos. Foi aplicado o Hearing in Noise Test (HINT) com AASI e com o FM. Também foi aplicado o questionário Avaliação do Sistema FM, respondido pelos professores das crianças, com o intuito de avaliar, individualmente, o desempenho da criança em diferentes situações auditivas somente com AASI e com o AASI e o sistema FM. RESULTADOS: Houve diferença para todas as situações com e sem FM no teste HINT. O mesmo aconteceu com os resultados do questionário, sendo que sem FM a pontuação foi sempre menor do que com FM, independentemente da condição. CONCLUSÃO: O uso de medidas subjetivas, como o questionário, é fundamental para determinar a eficácia da indicação dos dispositivos auxiliares para o deficiente auditivo. A efetividade do sistema FM pode ser observada pela "vantagem FM", que é a diferença média mínima de 10 dB encontrada nas avaliações de percepção da fala com e sem FM nas diferentes situações de ruído. Os benefícios encontrados na presente pesquisa com o uso do sistema FM na melhora da percepção da fala podem ser extrapolados não só para a sala de aula e para a legislação da educação inclusiva, mas também para atividades sociais e de lazer.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400009Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.4 2012reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342012000400009info:eu-repo/semantics/openAccessJacob,Regina Tangerino de SouzaBevilacqua,Maria CecíliaMolina,Samira VilelaQueiroz,MichelleHoshii,Lia AuerLauris,José Roberto PereiraMoret,Adriane Lima Mortaripor2013-01-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342012000400009Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2013-01-03T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados
title Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados
spellingShingle Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados
Jacob,Regina Tangerino de Souza
Auxiliares de audição
Perda auditiva
Percepção da fala
Ruído
Questionários
title_short Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados
title_full Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados
title_fullStr Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados
title_full_unstemmed Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados
title_sort Sistema de frequência modulada em crianças com deficiência auditiva: avaliação de resultados
author Jacob,Regina Tangerino de Souza
author_facet Jacob,Regina Tangerino de Souza
Bevilacqua,Maria Cecília
Molina,Samira Vilela
Queiroz,Michelle
Hoshii,Lia Auer
Lauris,José Roberto Pereira
Moret,Adriane Lima Mortari
author_role author
author2 Bevilacqua,Maria Cecília
Molina,Samira Vilela
Queiroz,Michelle
Hoshii,Lia Auer
Lauris,José Roberto Pereira
Moret,Adriane Lima Mortari
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob,Regina Tangerino de Souza
Bevilacqua,Maria Cecília
Molina,Samira Vilela
Queiroz,Michelle
Hoshii,Lia Auer
Lauris,José Roberto Pereira
Moret,Adriane Lima Mortari
dc.subject.por.fl_str_mv Auxiliares de audição
Perda auditiva
Percepção da fala
Ruído
Questionários
topic Auxiliares de audição
Perda auditiva
Percepção da fala
Ruído
Questionários
description OBJETIVO: Avaliar a percepção da fala de crianças deficientes auditivas com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI) e sistema de frequência modulada (FM) em situações de ruído em campo livre e em sala de aula. MÉTODOS: Participaram 13 crianças deficientes auditivas entre 7 e 17 anos. Foi aplicado o Hearing in Noise Test (HINT) com AASI e com o FM. Também foi aplicado o questionário Avaliação do Sistema FM, respondido pelos professores das crianças, com o intuito de avaliar, individualmente, o desempenho da criança em diferentes situações auditivas somente com AASI e com o AASI e o sistema FM. RESULTADOS: Houve diferença para todas as situações com e sem FM no teste HINT. O mesmo aconteceu com os resultados do questionário, sendo que sem FM a pontuação foi sempre menor do que com FM, independentemente da condição. CONCLUSÃO: O uso de medidas subjetivas, como o questionário, é fundamental para determinar a eficácia da indicação dos dispositivos auxiliares para o deficiente auditivo. A efetividade do sistema FM pode ser observada pela "vantagem FM", que é a diferença média mínima de 10 dB encontrada nas avaliações de percepção da fala com e sem FM nas diferentes situações de ruído. Os benefícios encontrados na presente pesquisa com o uso do sistema FM na melhora da percepção da fala podem ser extrapolados não só para a sala de aula e para a legislação da educação inclusiva, mas também para atividades sociais e de lazer.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342012000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.4 2012
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821021648551936