Percepção de limitações de atividades comunicativas, resolução temporal e figura-fundo em perda auditiva unilateral
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400014 |
Resumo: | OBJETIVO: Avaliar os comportamentos auditivos de figura-fundo e resolução temporal, e a auto-percepção das limitações de atividades comunicativas de crianças e adolescentes portadores de perda auditiva unilateral. MÉTODOS: Participaram do estudo 38 indivíduos, com idades entre 8 e 19 anos, divididos em: grupo estudo (portadores de perda auditiva unilateral) e grupo controle (ouvintes normais), cada um formado por 19 indivíduos, pareados conforme gênero, idade e escolaridade. Todos foram submetidos à anamnese, avaliação audiológica e aos procedimentos do estudo: questionário de auto-avaliação das limitações de atividades comunicativas, testes de processamento auditivo Gaps-in-Noise e Pediatric Speech Intelligibility Test. A análise estatística foi realizada por meio de testes não paramétricos. RESULTADOS: No grupo estudo, a perda auditiva unilateral na maioria dos participantes foi de grau profundo, com início na fase pré-escolar, com etiologias desconhecidas ou identificadas como meningite, traumas, caxumba e sarampo. A maioria dos indivíduos apresentou queixa de dificuldades de aprendizagem e mostrou limitações de atividades comunicativas de grau moderado predominantemente, e principalmente em situações ruidosas. No grupo estudo foram observadas as piores respostas tanto para os limiares de detecção de gap como no teste Pediatric Speech Intelligibility Test obtidas na orelha normal. Não houve correlação significativa entre os limiares de detecção de gap na orelha normal e o lado da orelha com perda auditiva. CONCLUSÃO: Indivíduos com perda auditiva unilateral apresentam limitações de atividades comunicativas, principalmente em ambientes ruidosos associadas a piores habilidades auditivas de resolução temporal e de figura-fundo. |
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