Habilidades de letramento após intervenção fonoaudiológica em crianças do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito,Carmen Lúcia Romão
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Uzêda,Catharina Pinto Queirós, Vieira,Jaqueline Gonçalves, Cavalheiro,Laura Giotto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100015
Resumo: OBJETIVO: Verificar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico de Estimulação do Letramento - PFEL, em crianças do 1° ano do Ensino Fundamental, em relação à efetividade deste nas habilidades de letramento, consciência fonológica, vocabulário e leitura. MÉTODOS: Trinta e sete crianças, de ambos os gêneros, com média de idade de sete anos e um mês, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental realizaram avaliação, pré e após intervenção fonoaudiológica, do letramento, consciência fonológica, vocabulário e nível de leitura. RESULTADOS: Na avaliação pré-PFEL a média percentual de acertos na prova de letramento foi de 28,90%; todos os sujeitos apresentaram alteração no vocabulário; obtiveram escore médio de 24,65 no CONFIAS e a maioria das crianças avaliadas encontrava-se no nível logográfico de leitura. Pós-PFEL os sujeitos apresentaram média percentual de acertos na prova de letramento igual a 40,05%; mantiveram déficit no vocabulário; escore médio no CONFIAS de 34,62 e a maioria dos sujeitos permaneceu no nível logográfico. CONCLUSÃO: O programa desenvolvido nesse estudo mostrou-se eficaz, promovendo mudanças qualitativas relevantes no vocabulário, letramento, consciência fonológica e leitura, apesar de quantitativamente, os resultados não evidenciarem significância estatística.
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