Habilidades de letramento após intervenção fonoaudiológica em crianças do 1º ano do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100015 |
Resumo: | OBJETIVO: Verificar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico de Estimulação do Letramento - PFEL, em crianças do 1° ano do Ensino Fundamental, em relação à efetividade deste nas habilidades de letramento, consciência fonológica, vocabulário e leitura. MÉTODOS: Trinta e sete crianças, de ambos os gêneros, com média de idade de sete anos e um mês, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental realizaram avaliação, pré e após intervenção fonoaudiológica, do letramento, consciência fonológica, vocabulário e nível de leitura. RESULTADOS: Na avaliação pré-PFEL a média percentual de acertos na prova de letramento foi de 28,90%; todos os sujeitos apresentaram alteração no vocabulário; obtiveram escore médio de 24,65 no CONFIAS e a maioria das crianças avaliadas encontrava-se no nível logográfico de leitura. Pós-PFEL os sujeitos apresentaram média percentual de acertos na prova de letramento igual a 40,05%; mantiveram déficit no vocabulário; escore médio no CONFIAS de 34,62 e a maioria dos sujeitos permaneceu no nível logográfico. CONCLUSÃO: O programa desenvolvido nesse estudo mostrou-se eficaz, promovendo mudanças qualitativas relevantes no vocabulário, letramento, consciência fonológica e leitura, apesar de quantitativamente, os resultados não evidenciarem significância estatística. |
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Habilidades de letramento após intervenção fonoaudiológica em crianças do 1º ano do ensino fundamentalLinguagemLeituraEscrita manualDesenvolvimento da linguagemVocabulárioEnsino fundamental e médioOBJETIVO: Verificar a eficácia de um Programa Fonoaudiológico de Estimulação do Letramento - PFEL, em crianças do 1° ano do Ensino Fundamental, em relação à efetividade deste nas habilidades de letramento, consciência fonológica, vocabulário e leitura. MÉTODOS: Trinta e sete crianças, de ambos os gêneros, com média de idade de sete anos e um mês, cursando o 1º ano do Ensino Fundamental realizaram avaliação, pré e após intervenção fonoaudiológica, do letramento, consciência fonológica, vocabulário e nível de leitura. RESULTADOS: Na avaliação pré-PFEL a média percentual de acertos na prova de letramento foi de 28,90%; todos os sujeitos apresentaram alteração no vocabulário; obtiveram escore médio de 24,65 no CONFIAS e a maioria das crianças avaliadas encontrava-se no nível logográfico de leitura. Pós-PFEL os sujeitos apresentaram média percentual de acertos na prova de letramento igual a 40,05%; mantiveram déficit no vocabulário; escore médio no CONFIAS de 34,62 e a maioria dos sujeitos permaneceu no nível logográfico. CONCLUSÃO: O programa desenvolvido nesse estudo mostrou-se eficaz, promovendo mudanças qualitativas relevantes no vocabulário, letramento, consciência fonológica e leitura, apesar de quantitativamente, os resultados não evidenciarem significância estatística.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100015Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.1 2010reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342010000100015info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Carmen Lúcia RomãoUzêda,Catharina Pinto QueirósVieira,Jaqueline GonçalvesCavalheiro,Laura Giottopor2010-04-08T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342010000100015Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2010-04-08T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false |
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