Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires,Rossana Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira,Léslie Piccolotto, Marchesan,Irene Queiroz, Cattoni,Débora Martins, Silva,Marta Assumpção de Andrada e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100023
Resumo: A face humana, com suas estruturas ósseas e musculares, apresenta características próprias e peculiares. Pode ser classificada em três tipos básicos, os quais têm relação com a variação do formato e da configuração craniofacial, tanto no sentido vertical como no horizontal e influenciam diretamente a oclusão dentária, harmonia facial, musculatura orofacial e funções estomatognáticas. Por essa razão, diagnosticar o tipo facial é importante para a clínica fonoaudiólogica. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura relacionada às características dos tipos faciais e apresentar as pesquisas e os estudos mais recentes sobre o tema. Para atingir tal meta, fez-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS, SciELO, Web of Science e Google Acadêmico, além de livros, dissertações e teses sobre o assunto dos últimos dez anos. Várias pesquisas em campo comprovaram algumas características dos tipos faciais encontradas, principalmente, em referências mais antigas. Alguns aspectos, porém, foram controversos ao se comparar os tipos faciais como a atividade eletromiográfica do músculo masseter, modo respiratório e o comprimento do lábio superior e do filtro. Pôde-se constatar que conhecer o tipo facial e correlacioná-lo às funções estomatognáticas, musculatura e oclusão é um fator importante para a prática clínica, mas o profissional deve ser flexível ao comparar as características do paciente com a literatura. Dessa forma, pode-se evitar determinar uma anormalidade ou atipia quando não for o caso, e ocorrer apenas uma variabilidade ou adaptação.
id SBF-5_9499c94dcbab6143cbe11d92bc8be3d4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342010000100023
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literaturaFace/fisiologiaSistema estomatognáticoOclusão dentáriaDiagnósticoA face humana, com suas estruturas ósseas e musculares, apresenta características próprias e peculiares. Pode ser classificada em três tipos básicos, os quais têm relação com a variação do formato e da configuração craniofacial, tanto no sentido vertical como no horizontal e influenciam diretamente a oclusão dentária, harmonia facial, musculatura orofacial e funções estomatognáticas. Por essa razão, diagnosticar o tipo facial é importante para a clínica fonoaudiólogica. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura relacionada às características dos tipos faciais e apresentar as pesquisas e os estudos mais recentes sobre o tema. Para atingir tal meta, fez-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS, SciELO, Web of Science e Google Acadêmico, além de livros, dissertações e teses sobre o assunto dos últimos dez anos. Várias pesquisas em campo comprovaram algumas características dos tipos faciais encontradas, principalmente, em referências mais antigas. Alguns aspectos, porém, foram controversos ao se comparar os tipos faciais como a atividade eletromiográfica do músculo masseter, modo respiratório e o comprimento do lábio superior e do filtro. Pôde-se constatar que conhecer o tipo facial e correlacioná-lo às funções estomatognáticas, musculatura e oclusão é um fator importante para a prática clínica, mas o profissional deve ser flexível ao comparar as características do paciente com a literatura. Dessa forma, pode-se evitar determinar uma anormalidade ou atipia quando não for o caso, e ocorrer apenas uma variabilidade ou adaptação.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100023Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.1 2010reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342010000100023info:eu-repo/semantics/openAccessRamires,Rossana RibeiroFerreira,Léslie PiccolottoMarchesan,Irene QueirozCattoni,Débora MartinsSilva,Marta Assumpção de Andrada epor2010-04-05T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342010000100023Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2010-04-05T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura
title Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura
spellingShingle Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura
Ramires,Rossana Ribeiro
Face/fisiologia
Sistema estomatognático
Oclusão dentária
Diagnóstico
title_short Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura
title_full Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura
title_fullStr Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura
title_full_unstemmed Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura
title_sort Tipologia facial aplicada à Fonoaudiologia: revisão de literatura
author Ramires,Rossana Ribeiro
author_facet Ramires,Rossana Ribeiro
Ferreira,Léslie Piccolotto
Marchesan,Irene Queiroz
Cattoni,Débora Martins
Silva,Marta Assumpção de Andrada e
author_role author
author2 Ferreira,Léslie Piccolotto
Marchesan,Irene Queiroz
Cattoni,Débora Martins
Silva,Marta Assumpção de Andrada e
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires,Rossana Ribeiro
Ferreira,Léslie Piccolotto
Marchesan,Irene Queiroz
Cattoni,Débora Martins
Silva,Marta Assumpção de Andrada e
dc.subject.por.fl_str_mv Face/fisiologia
Sistema estomatognático
Oclusão dentária
Diagnóstico
topic Face/fisiologia
Sistema estomatognático
Oclusão dentária
Diagnóstico
description A face humana, com suas estruturas ósseas e musculares, apresenta características próprias e peculiares. Pode ser classificada em três tipos básicos, os quais têm relação com a variação do formato e da configuração craniofacial, tanto no sentido vertical como no horizontal e influenciam diretamente a oclusão dentária, harmonia facial, musculatura orofacial e funções estomatognáticas. Por essa razão, diagnosticar o tipo facial é importante para a clínica fonoaudiólogica. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura relacionada às características dos tipos faciais e apresentar as pesquisas e os estudos mais recentes sobre o tema. Para atingir tal meta, fez-se um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS, SciELO, Web of Science e Google Acadêmico, além de livros, dissertações e teses sobre o assunto dos últimos dez anos. Várias pesquisas em campo comprovaram algumas características dos tipos faciais encontradas, principalmente, em referências mais antigas. Alguns aspectos, porém, foram controversos ao se comparar os tipos faciais como a atividade eletromiográfica do músculo masseter, modo respiratório e o comprimento do lábio superior e do filtro. Pôde-se constatar que conhecer o tipo facial e correlacioná-lo às funções estomatognáticas, musculatura e oclusão é um fator importante para a prática clínica, mas o profissional deve ser flexível ao comparar as características do paciente com a literatura. Dessa forma, pode-se evitar determinar uma anormalidade ou atipia quando não for o caso, e ocorrer apenas uma variabilidade ou adaptação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000100023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342010000100023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.1 2010
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821020742582272