Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stivanin,Luciene
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Scheuer,Claudia Ines
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000300008
Resumo: OBJETIVO: Verificar a influência da freqüência das palavras escritas e da escolarização para o tempo de latência. MÉTODOS: Participaram 74 crianças, de 2ª a 4ª séries de escola pública (m=9,6a), ambos os sexos, sem alterações no desenvolvimento e sem queixas escolares. Em computador, com programa particularmente elaborado para esse estudo, aplicou-se um teste de leitura em voz alta de palavras isoladas, caracterizadas por alta e baixa freqüência, variando em regularidade, extensão e complexidade silábica. RESULTADOS: Os dados mostraram que o tempo de latência foi menor para a leitura de palavras freqüentes e houve interação entre série e tipo de palavra. A correlação negativa entre tempo de latência e acertos foi significante, apenas para palavras de baixa freqüência, na 3ª e 4ª séries. COMCLUSÃO: A freqüência influenciou diferentemente o tempo de latência e a precisão da leitura, quando levadas em consideração as características das palavras e a escolarização.
id SBF-5_95ce8b5322072eddfd9a05b798c0ac38
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342007000300008
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarizaçãoCriançaLeituraTempo de reaçãoSoftwareOBJETIVO: Verificar a influência da freqüência das palavras escritas e da escolarização para o tempo de latência. MÉTODOS: Participaram 74 crianças, de 2ª a 4ª séries de escola pública (m=9,6a), ambos os sexos, sem alterações no desenvolvimento e sem queixas escolares. Em computador, com programa particularmente elaborado para esse estudo, aplicou-se um teste de leitura em voz alta de palavras isoladas, caracterizadas por alta e baixa freqüência, variando em regularidade, extensão e complexidade silábica. RESULTADOS: Os dados mostraram que o tempo de latência foi menor para a leitura de palavras freqüentes e houve interação entre série e tipo de palavra. A correlação negativa entre tempo de latência e acertos foi significante, apenas para palavras de baixa freqüência, na 3ª e 4ª séries. COMCLUSÃO: A freqüência influenciou diferentemente o tempo de latência e a precisão da leitura, quando levadas em consideração as características das palavras e a escolarização.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2007-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000300008Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.12 n.3 2007reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342007000300008info:eu-repo/semantics/openAccessStivanin,LucieneScheuer,Claudia Inespor2007-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342007000300008Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2007-10-24T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização
title Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização
spellingShingle Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização
Stivanin,Luciene
Criança
Leitura
Tempo de reação
Software
title_short Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização
title_full Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização
title_fullStr Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização
title_full_unstemmed Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização
title_sort Tempo de latência para a leitura: influência da freqüência da palavra escrita e da escolarização
author Stivanin,Luciene
author_facet Stivanin,Luciene
Scheuer,Claudia Ines
author_role author
author2 Scheuer,Claudia Ines
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stivanin,Luciene
Scheuer,Claudia Ines
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Leitura
Tempo de reação
Software
topic Criança
Leitura
Tempo de reação
Software
description OBJETIVO: Verificar a influência da freqüência das palavras escritas e da escolarização para o tempo de latência. MÉTODOS: Participaram 74 crianças, de 2ª a 4ª séries de escola pública (m=9,6a), ambos os sexos, sem alterações no desenvolvimento e sem queixas escolares. Em computador, com programa particularmente elaborado para esse estudo, aplicou-se um teste de leitura em voz alta de palavras isoladas, caracterizadas por alta e baixa freqüência, variando em regularidade, extensão e complexidade silábica. RESULTADOS: Os dados mostraram que o tempo de latência foi menor para a leitura de palavras freqüentes e houve interação entre série e tipo de palavra. A correlação negativa entre tempo de latência e acertos foi significante, apenas para palavras de baixa freqüência, na 3ª e 4ª séries. COMCLUSÃO: A freqüência influenciou diferentemente o tempo de latência e a precisão da leitura, quando levadas em consideração as características das palavras e a escolarização.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342007000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.12 n.3 2007
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821019834515456