A alimentação do prematuro por meio do copo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Carolina de Medeiros Guilherme da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Alencar,Karla Patrícia Costa, Rodrigues,Lidiane Cristina Barraviera, Perillo,Viviane Castro de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300016
Resumo: OBJETIVO: Quantificar a proporção de leite perdido na oferta da dieta com copo; o tempo de oferta e analisar se há relação do desperdício e o tempo gasto na ingesta com as variáveis: sexo, dias de vida, idade gestacional corrigida, tempo de sonda orogástrica, tempo de alimentação por via oral, estado de vigília e sinais de estresse. MÉTODOS: Participaram 20 recém-nascidos prematuros, 11 do sexo feminino e nove do masculino. A média de idade gestacional corrigida foi de 36 semanas e o peso na avaliação de 1668 gramas. Os bebês eram alimentados via oral por, no mínimo, dois dias. Seus prontuários foram analisados quanto ao sexo, idade gestacional, peso atual, dias de vida, tempo de alimentação por via oral e tempo de uso de sonda orogástrica para relacionar aos dados da oferta da dieta. Para a administração do leite, o recém-nascido foi posicionado segundo as normas da Organização Mundial de Saúde. O alimento foi ofertado utilizando-se copo descartável de 50 mililitros, uma gaze foi colocada como anteparo e o tempo da oferta mensurado. Posteriormente, a gaze foi pesada. RESULTADOS: Houve diferença estatisticamente significante entre os volumes aceito (81,5%) e desperdiçado (22,8%) de leite, com maior aceite para o sexo feminino e para os bebês que não apresentaram sinais de estresse. O tempo médio de ingestão da dieta foi de 416 segundos. CONCLUSÕES: Os recém-nascidos pré-termo do sexo feminino aceitaram maior volume de leite, e quanto menor a exposição aos fatores estressantes, maior o aceite da dieta. O tempo médio gasto para ingestão da dieta não foi influenciado pelas variáveis analisadas.
id SBF-5_97b5a557173317d20f3e13acd89b11c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342009000300016
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling A alimentação do prematuro por meio do copoRecém-nascidoPrematuroAlimentaçãoLactenteMétodos de alimentaçãoOBJETIVO: Quantificar a proporção de leite perdido na oferta da dieta com copo; o tempo de oferta e analisar se há relação do desperdício e o tempo gasto na ingesta com as variáveis: sexo, dias de vida, idade gestacional corrigida, tempo de sonda orogástrica, tempo de alimentação por via oral, estado de vigília e sinais de estresse. MÉTODOS: Participaram 20 recém-nascidos prematuros, 11 do sexo feminino e nove do masculino. A média de idade gestacional corrigida foi de 36 semanas e o peso na avaliação de 1668 gramas. Os bebês eram alimentados via oral por, no mínimo, dois dias. Seus prontuários foram analisados quanto ao sexo, idade gestacional, peso atual, dias de vida, tempo de alimentação por via oral e tempo de uso de sonda orogástrica para relacionar aos dados da oferta da dieta. Para a administração do leite, o recém-nascido foi posicionado segundo as normas da Organização Mundial de Saúde. O alimento foi ofertado utilizando-se copo descartável de 50 mililitros, uma gaze foi colocada como anteparo e o tempo da oferta mensurado. Posteriormente, a gaze foi pesada. RESULTADOS: Houve diferença estatisticamente significante entre os volumes aceito (81,5%) e desperdiçado (22,8%) de leite, com maior aceite para o sexo feminino e para os bebês que não apresentaram sinais de estresse. O tempo médio de ingestão da dieta foi de 416 segundos. CONCLUSÕES: Os recém-nascidos pré-termo do sexo feminino aceitaram maior volume de leite, e quanto menor a exposição aos fatores estressantes, maior o aceite da dieta. O tempo médio gasto para ingestão da dieta não foi influenciado pelas variáveis analisadas.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300016Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.14 n.3 2009reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342009000300016info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana Carolina de Medeiros Guilherme daAlencar,Karla Patrícia CostaRodrigues,Lidiane Cristina BarravieraPerillo,Viviane Castro de Araújopor2009-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342009000300016Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2009-10-16T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv A alimentação do prematuro por meio do copo
title A alimentação do prematuro por meio do copo
spellingShingle A alimentação do prematuro por meio do copo
Silva,Ana Carolina de Medeiros Guilherme da
Recém-nascido
Prematuro
Alimentação
Lactente
Métodos de alimentação
title_short A alimentação do prematuro por meio do copo
title_full A alimentação do prematuro por meio do copo
title_fullStr A alimentação do prematuro por meio do copo
title_full_unstemmed A alimentação do prematuro por meio do copo
title_sort A alimentação do prematuro por meio do copo
author Silva,Ana Carolina de Medeiros Guilherme da
author_facet Silva,Ana Carolina de Medeiros Guilherme da
Alencar,Karla Patrícia Costa
Rodrigues,Lidiane Cristina Barraviera
Perillo,Viviane Castro de Araújo
author_role author
author2 Alencar,Karla Patrícia Costa
Rodrigues,Lidiane Cristina Barraviera
Perillo,Viviane Castro de Araújo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ana Carolina de Medeiros Guilherme da
Alencar,Karla Patrícia Costa
Rodrigues,Lidiane Cristina Barraviera
Perillo,Viviane Castro de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Recém-nascido
Prematuro
Alimentação
Lactente
Métodos de alimentação
topic Recém-nascido
Prematuro
Alimentação
Lactente
Métodos de alimentação
description OBJETIVO: Quantificar a proporção de leite perdido na oferta da dieta com copo; o tempo de oferta e analisar se há relação do desperdício e o tempo gasto na ingesta com as variáveis: sexo, dias de vida, idade gestacional corrigida, tempo de sonda orogástrica, tempo de alimentação por via oral, estado de vigília e sinais de estresse. MÉTODOS: Participaram 20 recém-nascidos prematuros, 11 do sexo feminino e nove do masculino. A média de idade gestacional corrigida foi de 36 semanas e o peso na avaliação de 1668 gramas. Os bebês eram alimentados via oral por, no mínimo, dois dias. Seus prontuários foram analisados quanto ao sexo, idade gestacional, peso atual, dias de vida, tempo de alimentação por via oral e tempo de uso de sonda orogástrica para relacionar aos dados da oferta da dieta. Para a administração do leite, o recém-nascido foi posicionado segundo as normas da Organização Mundial de Saúde. O alimento foi ofertado utilizando-se copo descartável de 50 mililitros, uma gaze foi colocada como anteparo e o tempo da oferta mensurado. Posteriormente, a gaze foi pesada. RESULTADOS: Houve diferença estatisticamente significante entre os volumes aceito (81,5%) e desperdiçado (22,8%) de leite, com maior aceite para o sexo feminino e para os bebês que não apresentaram sinais de estresse. O tempo médio de ingestão da dieta foi de 416 segundos. CONCLUSÕES: Os recém-nascidos pré-termo do sexo feminino aceitaram maior volume de leite, e quanto menor a exposição aos fatores estressantes, maior o aceite da dieta. O tempo médio gasto para ingestão da dieta não foi influenciado pelas variáveis analisadas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342009000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.14 n.3 2009
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821020379774976