Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry,Tiago
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos,Sinéia Neujahr dos, Costa,Maristela Julio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000400009
Resumo: OBJETIVO: Verificar a influência do tempo de uso da amplificação sobre o benefício obtido com as próteses auditivas, para novos usuários e comparar os resultados de usuários de amplificação linear e não linear com compressão dinâmica. MÉTODOS: foram examinados 37 indivíduos portadores de perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, novos usuários de próteses auditivas. Os indivíduos foram reunidos em dois grupos: Grupo Linear - composto por 13 indivíduos adaptados com amplificação linear; e Grupo Não Linear - composto por 24 indivíduos adaptados com compressão dinâmica. As avaliações foram realizadas 14 e 90 dias após a adaptação das próteses. Foram obtidos, em campo livre, os limiares de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído e os índices percentuais de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído. Os dados foram analisados por meio dos testes de Wilcoxon e Mann-Whitney. RESULTADOS: Os valores obtidos após 14 e 90 dias de uso da amplificação, para ambos os grupos, não apresentaram diferenças significativas. Quando comparados os grupos, os valores também não revelaram diferenças estatísticas. CONCLUSÃO: Não foi verificada influência do tempo de uso da amplificação sobre o benefício obtido com as próteses. Não houve diferenças nos resultados alcançados pelos novos usuários de amplificação linear daqueles obtidos pelos novos usuários de amplificação não linear.
id SBF-5_ac5d9bca3a69e5a27ebce89dcbde9a40
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342010000400009
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não linearesAudiçãoPerda auditiva neurossensorialAuxiliares de audiçãoAudiometria da falaTestes de discriminação da falaOBJETIVO: Verificar a influência do tempo de uso da amplificação sobre o benefício obtido com as próteses auditivas, para novos usuários e comparar os resultados de usuários de amplificação linear e não linear com compressão dinâmica. MÉTODOS: foram examinados 37 indivíduos portadores de perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, novos usuários de próteses auditivas. Os indivíduos foram reunidos em dois grupos: Grupo Linear - composto por 13 indivíduos adaptados com amplificação linear; e Grupo Não Linear - composto por 24 indivíduos adaptados com compressão dinâmica. As avaliações foram realizadas 14 e 90 dias após a adaptação das próteses. Foram obtidos, em campo livre, os limiares de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído e os índices percentuais de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído. Os dados foram analisados por meio dos testes de Wilcoxon e Mann-Whitney. RESULTADOS: Os valores obtidos após 14 e 90 dias de uso da amplificação, para ambos os grupos, não apresentaram diferenças significativas. Quando comparados os grupos, os valores também não revelaram diferenças estatísticas. CONCLUSÃO: Não foi verificada influência do tempo de uso da amplificação sobre o benefício obtido com as próteses. Não houve diferenças nos resultados alcançados pelos novos usuários de amplificação linear daqueles obtidos pelos novos usuários de amplificação não linear.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000400009Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.4 2010reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342010000400009info:eu-repo/semantics/openAccessPetry,TiagoSantos,Sinéia Neujahr dosCosta,Maristela Juliopor2010-12-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342010000400009Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2010-12-16T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares
title Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares
spellingShingle Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares
Petry,Tiago
Audição
Perda auditiva neurossensorial
Auxiliares de audição
Audiometria da fala
Testes de discriminação da fala
title_short Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares
title_full Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares
title_fullStr Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares
title_full_unstemmed Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares
title_sort Efeito da aclimatização em novos usuários de próteses auditivas lineares e não lineares
author Petry,Tiago
author_facet Petry,Tiago
Santos,Sinéia Neujahr dos
Costa,Maristela Julio
author_role author
author2 Santos,Sinéia Neujahr dos
Costa,Maristela Julio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry,Tiago
Santos,Sinéia Neujahr dos
Costa,Maristela Julio
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Perda auditiva neurossensorial
Auxiliares de audição
Audiometria da fala
Testes de discriminação da fala
topic Audição
Perda auditiva neurossensorial
Auxiliares de audição
Audiometria da fala
Testes de discriminação da fala
description OBJETIVO: Verificar a influência do tempo de uso da amplificação sobre o benefício obtido com as próteses auditivas, para novos usuários e comparar os resultados de usuários de amplificação linear e não linear com compressão dinâmica. MÉTODOS: foram examinados 37 indivíduos portadores de perda auditiva neurossensorial de grau leve a moderadamente severo, novos usuários de próteses auditivas. Os indivíduos foram reunidos em dois grupos: Grupo Linear - composto por 13 indivíduos adaptados com amplificação linear; e Grupo Não Linear - composto por 24 indivíduos adaptados com compressão dinâmica. As avaliações foram realizadas 14 e 90 dias após a adaptação das próteses. Foram obtidos, em campo livre, os limiares de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído e os índices percentuais de reconhecimento de sentenças no silêncio e no ruído. Os dados foram analisados por meio dos testes de Wilcoxon e Mann-Whitney. RESULTADOS: Os valores obtidos após 14 e 90 dias de uso da amplificação, para ambos os grupos, não apresentaram diferenças significativas. Quando comparados os grupos, os valores também não revelaram diferenças estatísticas. CONCLUSÃO: Não foi verificada influência do tempo de uso da amplificação sobre o benefício obtido com as próteses. Não houve diferenças nos resultados alcançados pelos novos usuários de amplificação linear daqueles obtidos pelos novos usuários de amplificação não linear.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342010000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.15 n.4 2010
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821020839051264