Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Camila Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400019
Resumo: A cirurgia curativa do câncer de língua ocasiona sequelas que prejudicam o bom funcionamento das funções estomatognáticas. O objetivo do trabalho é descrever, por meio de estudo de caso, os achados da avaliação e a evolução da reabilitação fonoaudiológica das funções de deglutição e fala de um indivíduo de 58 anos, gênero masculino, submetido à glossectomia total em junho de 2009. Após a avaliação diagnosticou-se disfagia orofaríngea mecânica severa e alteração na articulação da fala. Na reabilitação fonoaudiológica foram utilizadas, como formas de atuação, as terapias direta e indireta. Na terapia indireta trabalhou-se controle motor oral, sensibilidade, mobilidade, motricidade, tônus e postura das estruturas adjacentes da língua resseccionada. Na terapia direta empregou-se a manobra de postura de cabeça para trás para auxiliar na ejeção de alimentos para a faringe. O paciente passou a alimentar-se exclusivamente por via oral, com a restrição de sólidos, após dez meses em tratamento. No que se refere à fala, foram utilizados exercícios de sobrearticulação, velocidade e ritmo para melhorar a sua inteligibilidade. Dessa forma, considerou-se os resultados da intervenção fonoaudiológica positivos e o paciente recebeu alta após um ano em tratamento. Conclui-se que as ressecções de língua apresentam sequelas significativas nas funções de deglutição e fala, assim sendo, é imprescindível a atuação fonoaudiológica para modificar e adaptar essas funções, além de proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
id SBF-5_ca993296d439d94f5b7f9e3577aa66d2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342011000400019
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Fonoterapia em glossectomia total: estudo de casoNeoplasias bucais/complicaçõesNeoplasias da língua/cirurgiaComplicações pós-operatóriasGlossectomiaTranstornos de deglutição/reabilitaçãoTranstornos da articulação/reabilitaçãoFonoterapiaA cirurgia curativa do câncer de língua ocasiona sequelas que prejudicam o bom funcionamento das funções estomatognáticas. O objetivo do trabalho é descrever, por meio de estudo de caso, os achados da avaliação e a evolução da reabilitação fonoaudiológica das funções de deglutição e fala de um indivíduo de 58 anos, gênero masculino, submetido à glossectomia total em junho de 2009. Após a avaliação diagnosticou-se disfagia orofaríngea mecânica severa e alteração na articulação da fala. Na reabilitação fonoaudiológica foram utilizadas, como formas de atuação, as terapias direta e indireta. Na terapia indireta trabalhou-se controle motor oral, sensibilidade, mobilidade, motricidade, tônus e postura das estruturas adjacentes da língua resseccionada. Na terapia direta empregou-se a manobra de postura de cabeça para trás para auxiliar na ejeção de alimentos para a faringe. O paciente passou a alimentar-se exclusivamente por via oral, com a restrição de sólidos, após dez meses em tratamento. No que se refere à fala, foram utilizados exercícios de sobrearticulação, velocidade e ritmo para melhorar a sua inteligibilidade. Dessa forma, considerou-se os resultados da intervenção fonoaudiológica positivos e o paciente recebeu alta após um ano em tratamento. Conclui-se que as ressecções de língua apresentam sequelas significativas nas funções de deglutição e fala, assim sendo, é imprescindível a atuação fonoaudiológica para modificar e adaptar essas funções, além de proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2011-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400019Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.16 n.4 2011reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342011000400019info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Camila Alvespor2012-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342011000400019Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2012-01-24T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso
title Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso
spellingShingle Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso
Vieira,Camila Alves
Neoplasias bucais/complicações
Neoplasias da língua/cirurgia
Complicações pós-operatórias
Glossectomia
Transtornos de deglutição/reabilitação
Transtornos da articulação/reabilitação
Fonoterapia
title_short Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso
title_full Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso
title_fullStr Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso
title_full_unstemmed Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso
title_sort Fonoterapia em glossectomia total: estudo de caso
author Vieira,Camila Alves
author_facet Vieira,Camila Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Camila Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Neoplasias bucais/complicações
Neoplasias da língua/cirurgia
Complicações pós-operatórias
Glossectomia
Transtornos de deglutição/reabilitação
Transtornos da articulação/reabilitação
Fonoterapia
topic Neoplasias bucais/complicações
Neoplasias da língua/cirurgia
Complicações pós-operatórias
Glossectomia
Transtornos de deglutição/reabilitação
Transtornos da articulação/reabilitação
Fonoterapia
description A cirurgia curativa do câncer de língua ocasiona sequelas que prejudicam o bom funcionamento das funções estomatognáticas. O objetivo do trabalho é descrever, por meio de estudo de caso, os achados da avaliação e a evolução da reabilitação fonoaudiológica das funções de deglutição e fala de um indivíduo de 58 anos, gênero masculino, submetido à glossectomia total em junho de 2009. Após a avaliação diagnosticou-se disfagia orofaríngea mecânica severa e alteração na articulação da fala. Na reabilitação fonoaudiológica foram utilizadas, como formas de atuação, as terapias direta e indireta. Na terapia indireta trabalhou-se controle motor oral, sensibilidade, mobilidade, motricidade, tônus e postura das estruturas adjacentes da língua resseccionada. Na terapia direta empregou-se a manobra de postura de cabeça para trás para auxiliar na ejeção de alimentos para a faringe. O paciente passou a alimentar-se exclusivamente por via oral, com a restrição de sólidos, após dez meses em tratamento. No que se refere à fala, foram utilizados exercícios de sobrearticulação, velocidade e ritmo para melhorar a sua inteligibilidade. Dessa forma, considerou-se os resultados da intervenção fonoaudiológica positivos e o paciente recebeu alta após um ano em tratamento. Conclui-se que as ressecções de língua apresentam sequelas significativas nas funções de deglutição e fala, assim sendo, é imprescindível a atuação fonoaudiológica para modificar e adaptar essas funções, além de proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342011000400019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342011000400019
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.16 n.4 2011
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821021309861888