Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Anna Maria Lages
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva,Érika Henriques de Araújo Alves da, Oliveira,Aline Cabral de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100006
Resumo: OBJETIVO: Identificar a prevalência e as causas de desmame precoce nos recém-nascidos pré-termo, participantes do Método Mãe Canguru em uma maternidade-escola em Alagoas. MÉTODOS: Foi aplicado um questionário contendo questões objetivas com 33 genitoras dos recém-nascidos pré-termo/ lactentes, que estavam internos na enfermaria canguru e que compareceram aos retornos ambulatoriais, no período de fevereiro a junho de 2006. Periodicamente, foi realizada a análise dos prontuários dos bebês após a alta hospitalar, observando a manutenção do aleitamento materno, a ocorrência de desmame precoce e suas respectivas causas. Após os dados obtidos serem caracterizados com a utilização de técnicas de estatística descritiva, foram aplicados os testes de aderência de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk e os testes de Mann-Withney e de correlação bivariada. As diferenças foram consideradas significativas para valores de p menores que 0,05 e o erro beta admitido foi de 0,1. RESULTADOS: Todos os bebês se encontravam em aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar. O percentual de desmame foi de 27,3%, com maior ocorrência no terceiro mês de vida, constatado no período dos retornos. A causa de desmame precoce de maior prevalência está relacionada aos fatores sócio-culturais. CONCLUSÃO: O estudo revelou baixos índices de desmame precoce quando comparados aos percentuais observados em pesquisas realizadas no âmbito nacional. A maior causa de desmame precoce na população estudada está relacionada aos fatores sócio-culturais. Desta forma, o programa de atenção humanizada Método Mãe Canguru mostrou-se eficaz no que diz respeito ao incentivo ao aleitamento materno exclusivo.
id SBF-5_d038f525dc2140edd47a92ad2ece0ebc
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342007000100006
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe CanguruAleitamento maternoDesmameRecém-nascidoPrematuroCuidado do lactenteNutrição da criançaOBJETIVO: Identificar a prevalência e as causas de desmame precoce nos recém-nascidos pré-termo, participantes do Método Mãe Canguru em uma maternidade-escola em Alagoas. MÉTODOS: Foi aplicado um questionário contendo questões objetivas com 33 genitoras dos recém-nascidos pré-termo/ lactentes, que estavam internos na enfermaria canguru e que compareceram aos retornos ambulatoriais, no período de fevereiro a junho de 2006. Periodicamente, foi realizada a análise dos prontuários dos bebês após a alta hospitalar, observando a manutenção do aleitamento materno, a ocorrência de desmame precoce e suas respectivas causas. Após os dados obtidos serem caracterizados com a utilização de técnicas de estatística descritiva, foram aplicados os testes de aderência de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk e os testes de Mann-Withney e de correlação bivariada. As diferenças foram consideradas significativas para valores de p menores que 0,05 e o erro beta admitido foi de 0,1. RESULTADOS: Todos os bebês se encontravam em aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar. O percentual de desmame foi de 27,3%, com maior ocorrência no terceiro mês de vida, constatado no período dos retornos. A causa de desmame precoce de maior prevalência está relacionada aos fatores sócio-culturais. CONCLUSÃO: O estudo revelou baixos índices de desmame precoce quando comparados aos percentuais observados em pesquisas realizadas no âmbito nacional. A maior causa de desmame precoce na população estudada está relacionada aos fatores sócio-culturais. Desta forma, o programa de atenção humanizada Método Mãe Canguru mostrou-se eficaz no que diz respeito ao incentivo ao aleitamento materno exclusivo.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100006Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.12 n.1 2007reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342007000100006info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Anna Maria LagesSilva,Érika Henriques de Araújo Alves daOliveira,Aline Cabral depor2007-07-18T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342007000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2007-07-18T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru
title Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru
spellingShingle Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru
Alves,Anna Maria Lages
Aleitamento materno
Desmame
Recém-nascido
Prematuro
Cuidado do lactente
Nutrição da criança
title_short Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru
title_full Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru
title_fullStr Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru
title_full_unstemmed Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru
title_sort Desmame precoce em prematuros participantes do Método Mãe Canguru
author Alves,Anna Maria Lages
author_facet Alves,Anna Maria Lages
Silva,Érika Henriques de Araújo Alves da
Oliveira,Aline Cabral de
author_role author
author2 Silva,Érika Henriques de Araújo Alves da
Oliveira,Aline Cabral de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Anna Maria Lages
Silva,Érika Henriques de Araújo Alves da
Oliveira,Aline Cabral de
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
Desmame
Recém-nascido
Prematuro
Cuidado do lactente
Nutrição da criança
topic Aleitamento materno
Desmame
Recém-nascido
Prematuro
Cuidado do lactente
Nutrição da criança
description OBJETIVO: Identificar a prevalência e as causas de desmame precoce nos recém-nascidos pré-termo, participantes do Método Mãe Canguru em uma maternidade-escola em Alagoas. MÉTODOS: Foi aplicado um questionário contendo questões objetivas com 33 genitoras dos recém-nascidos pré-termo/ lactentes, que estavam internos na enfermaria canguru e que compareceram aos retornos ambulatoriais, no período de fevereiro a junho de 2006. Periodicamente, foi realizada a análise dos prontuários dos bebês após a alta hospitalar, observando a manutenção do aleitamento materno, a ocorrência de desmame precoce e suas respectivas causas. Após os dados obtidos serem caracterizados com a utilização de técnicas de estatística descritiva, foram aplicados os testes de aderência de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk e os testes de Mann-Withney e de correlação bivariada. As diferenças foram consideradas significativas para valores de p menores que 0,05 e o erro beta admitido foi de 0,1. RESULTADOS: Todos os bebês se encontravam em aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar. O percentual de desmame foi de 27,3%, com maior ocorrência no terceiro mês de vida, constatado no período dos retornos. A causa de desmame precoce de maior prevalência está relacionada aos fatores sócio-culturais. CONCLUSÃO: O estudo revelou baixos índices de desmame precoce quando comparados aos percentuais observados em pesquisas realizadas no âmbito nacional. A maior causa de desmame precoce na população estudada está relacionada aos fatores sócio-culturais. Desta forma, o programa de atenção humanizada Método Mãe Canguru mostrou-se eficaz no que diz respeito ao incentivo ao aleitamento materno exclusivo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342007000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342007000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.12 n.1 2007
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821019771600896