Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo,Luciana Lemos de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cardoso,Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100021
Resumo: A doença de Parkinson, doença degenerativa progressiva decorrente da morte de células da substância negra compacta e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico, é caracterizada por um esgotamento seletivo do neurotransmissor dopamina. Desta forma, acomete principalmente o sistema motor e acaba por se refletir em alterações comunicativas. A levodopa, que é convertida em dopamina, é o recurso farmacológico mais eficaz para o seu tratamento. A literatura mostra, através de alguns estudos, que a levodopa é capaz de proporcionar melhora em alguns parâmetros vocais, tais como aumento da frequência fundamental, da variação melódica, da intensidade vocal, da velocidade de fala, do tempo máximo de fonação e dos valores de pressão respiratória; melhora na inteligibilidade da fala, no tipo de voz; redução do grau do tremor vocal ou mesmo sua eliminação em alguns casos. No entanto, estudos mais recentes têm relatado que o efeito desta droga nos aspectos prosódicos da fala de parkinsonianos é bastante modesto, já que poucas variáveis prosódicas são modificadas após seu uso. Tem sido observado que a levodopa promove melhora nos parâmetros de duração e o tratamento fonoaudiológico e a associação dos tratamentos (fonoaudiológico e medicamentoso) promove a melhora de todos os parâmetros prosódicos: frequência, duração e intensidade, o que evidencia a importância da associação desses tratamentos, visando ao melhor desempenho comunicativo e benefícios motores globais que a levodopa proporciona.
id SBF-5_e2b9f8dd237003e12a5775173a1d14b4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342009000100021
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de ParkinsonDoença de Parkinson/quimioterapiaLevodopa/uso terapêuticoTranstornos da articulação/terapiaDistúrbios da voz/terapiaFonoterapiaA doença de Parkinson, doença degenerativa progressiva decorrente da morte de células da substância negra compacta e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico, é caracterizada por um esgotamento seletivo do neurotransmissor dopamina. Desta forma, acomete principalmente o sistema motor e acaba por se refletir em alterações comunicativas. A levodopa, que é convertida em dopamina, é o recurso farmacológico mais eficaz para o seu tratamento. A literatura mostra, através de alguns estudos, que a levodopa é capaz de proporcionar melhora em alguns parâmetros vocais, tais como aumento da frequência fundamental, da variação melódica, da intensidade vocal, da velocidade de fala, do tempo máximo de fonação e dos valores de pressão respiratória; melhora na inteligibilidade da fala, no tipo de voz; redução do grau do tremor vocal ou mesmo sua eliminação em alguns casos. No entanto, estudos mais recentes têm relatado que o efeito desta droga nos aspectos prosódicos da fala de parkinsonianos é bastante modesto, já que poucas variáveis prosódicas são modificadas após seu uso. Tem sido observado que a levodopa promove melhora nos parâmetros de duração e o tratamento fonoaudiológico e a associação dos tratamentos (fonoaudiológico e medicamentoso) promove a melhora de todos os parâmetros prosódicos: frequência, duração e intensidade, o que evidencia a importância da associação desses tratamentos, visando ao melhor desempenho comunicativo e benefícios motores globais que a levodopa proporciona.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100021Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.14 n.1 2009reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342009000100021info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Luciana Lemos deCardoso,Franciscopor2009-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342009000100021Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2009-04-07T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson
title Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson
spellingShingle Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson
Azevedo,Luciana Lemos de
Doença de Parkinson/quimioterapia
Levodopa/uso terapêutico
Transtornos da articulação/terapia
Distúrbios da voz/terapia
Fonoterapia
title_short Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson
title_full Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson
title_fullStr Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson
title_full_unstemmed Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson
title_sort Ação da levodopa e sua influência na voz e na fala de indivíduos com doença de Parkinson
author Azevedo,Luciana Lemos de
author_facet Azevedo,Luciana Lemos de
Cardoso,Francisco
author_role author
author2 Cardoso,Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo,Luciana Lemos de
Cardoso,Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Parkinson/quimioterapia
Levodopa/uso terapêutico
Transtornos da articulação/terapia
Distúrbios da voz/terapia
Fonoterapia
topic Doença de Parkinson/quimioterapia
Levodopa/uso terapêutico
Transtornos da articulação/terapia
Distúrbios da voz/terapia
Fonoterapia
description A doença de Parkinson, doença degenerativa progressiva decorrente da morte de células da substância negra compacta e outros núcleos pigmentados do tronco encefálico, é caracterizada por um esgotamento seletivo do neurotransmissor dopamina. Desta forma, acomete principalmente o sistema motor e acaba por se refletir em alterações comunicativas. A levodopa, que é convertida em dopamina, é o recurso farmacológico mais eficaz para o seu tratamento. A literatura mostra, através de alguns estudos, que a levodopa é capaz de proporcionar melhora em alguns parâmetros vocais, tais como aumento da frequência fundamental, da variação melódica, da intensidade vocal, da velocidade de fala, do tempo máximo de fonação e dos valores de pressão respiratória; melhora na inteligibilidade da fala, no tipo de voz; redução do grau do tremor vocal ou mesmo sua eliminação em alguns casos. No entanto, estudos mais recentes têm relatado que o efeito desta droga nos aspectos prosódicos da fala de parkinsonianos é bastante modesto, já que poucas variáveis prosódicas são modificadas após seu uso. Tem sido observado que a levodopa promove melhora nos parâmetros de duração e o tratamento fonoaudiológico e a associação dos tratamentos (fonoaudiológico e medicamentoso) promove a melhora de todos os parâmetros prosódicos: frequência, duração e intensidade, o que evidencia a importância da associação desses tratamentos, visando ao melhor desempenho comunicativo e benefícios motores globais que a levodopa proporciona.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100021
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342009000100021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342009000100021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.14 n.1 2009
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821020316860416