Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pansarini,Amanda Checchinato
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sassi,Fernanda Chiarion, Mangilli,Laura Davison, Fortunato-Tavares,Talita, Limongi,Suelly Cecília Olivan, Andrade,Claudia Regina Furquim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000300020
Resumo: OBJETIVO: Levantar artigos científicos internacionais sobre a fisiologia da deglutição de alimentos nas consistências néctar, mel, pudim, pastosa heterogênea, semissólida e sólida, nas fases oral e faríngea. MÉTODOS: Trata-se de estudo de revisão qualitativa da literatura. Para a seleção dos artigos, foi utilizada a base de dados PubMed com emprego dos descritores "Swallowing and consistency", "Swallowing and solid" e "Swallowing and pasty", limitando-se a pesquisas publicadas no idioma inglês, entre os anos de 2005 e 2010, realizadas com seres humanos maiores de 18 anos. A metodologia empregada envolveu formulação da pergunta, localização e seleção dos estudos, e avaliação crítica dos artigos, conforme os preceitos do Cochrane Handbook. RESULTADOS: Foram identificados 211 estudos, dos quais 18 foram analisados, pois permitiam acesso ao texto completo e eram diretamente relacionados ao tema. CONCLUSÃO: Os estudos apresentam metodologia pouco uniforme, não havendo padronização, principalmente quanto aos métodos de avaliação. Em geral, as pesquisas foram realizadas com sujeitos saudáveis ou remeteram a um tipo de patologia, sem utilização de casos-controle. A heterogeneidade dos estudos possibilita que diferentes grupos de patologias sejam avaliados, porém, a variabilidade metodológica dificulta a definição e generalização dos padrões encontrados. Sendo assim, não é possível evidenciar dados que embasem a prática clínica fonoaudiológica no que diz respeito à fisiologia normal ou alterada da deglutição de diferentes consistências alimentares, tanto para sujeitos normais quanto para os acometidos por alguma desordem.
id SBF-5_f7852dada10f014be28f0b45a1557a05
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342012000300020
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literaturaDeglutiçãofisiologiaTranstornos de deglutiçãoAlimentosComportamento alimentarIngestão de alimentosOBJETIVO: Levantar artigos científicos internacionais sobre a fisiologia da deglutição de alimentos nas consistências néctar, mel, pudim, pastosa heterogênea, semissólida e sólida, nas fases oral e faríngea. MÉTODOS: Trata-se de estudo de revisão qualitativa da literatura. Para a seleção dos artigos, foi utilizada a base de dados PubMed com emprego dos descritores "Swallowing and consistency", "Swallowing and solid" e "Swallowing and pasty", limitando-se a pesquisas publicadas no idioma inglês, entre os anos de 2005 e 2010, realizadas com seres humanos maiores de 18 anos. A metodologia empregada envolveu formulação da pergunta, localização e seleção dos estudos, e avaliação crítica dos artigos, conforme os preceitos do Cochrane Handbook. RESULTADOS: Foram identificados 211 estudos, dos quais 18 foram analisados, pois permitiam acesso ao texto completo e eram diretamente relacionados ao tema. CONCLUSÃO: Os estudos apresentam metodologia pouco uniforme, não havendo padronização, principalmente quanto aos métodos de avaliação. Em geral, as pesquisas foram realizadas com sujeitos saudáveis ou remeteram a um tipo de patologia, sem utilização de casos-controle. A heterogeneidade dos estudos possibilita que diferentes grupos de patologias sejam avaliados, porém, a variabilidade metodológica dificulta a definição e generalização dos padrões encontrados. Sendo assim, não é possível evidenciar dados que embasem a prática clínica fonoaudiológica no que diz respeito à fisiologia normal ou alterada da deglutição de diferentes consistências alimentares, tanto para sujeitos normais quanto para os acometidos por alguma desordem.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000300020Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.3 2012reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342012000300020info:eu-repo/semantics/openAccessPansarini,Amanda ChecchinatoSassi,Fernanda ChiarionMangilli,Laura DavisonFortunato-Tavares,TalitaLimongi,Suelly Cecília OlivanAndrade,Claudia Regina Furquim depor2012-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342012000300020Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2012-09-25T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura
title Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura
spellingShingle Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura
Pansarini,Amanda Checchinato
Deglutição
fisiologia
Transtornos de deglutição
Alimentos
Comportamento alimentar
Ingestão de alimentos
title_short Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura
title_full Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura
title_fullStr Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura
title_full_unstemmed Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura
title_sort Deglutição e consistências alimentares pastosas e sólidas: revisão crítica de literatura
author Pansarini,Amanda Checchinato
author_facet Pansarini,Amanda Checchinato
Sassi,Fernanda Chiarion
Mangilli,Laura Davison
Fortunato-Tavares,Talita
Limongi,Suelly Cecília Olivan
Andrade,Claudia Regina Furquim de
author_role author
author2 Sassi,Fernanda Chiarion
Mangilli,Laura Davison
Fortunato-Tavares,Talita
Limongi,Suelly Cecília Olivan
Andrade,Claudia Regina Furquim de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pansarini,Amanda Checchinato
Sassi,Fernanda Chiarion
Mangilli,Laura Davison
Fortunato-Tavares,Talita
Limongi,Suelly Cecília Olivan
Andrade,Claudia Regina Furquim de
dc.subject.por.fl_str_mv Deglutição
fisiologia
Transtornos de deglutição
Alimentos
Comportamento alimentar
Ingestão de alimentos
topic Deglutição
fisiologia
Transtornos de deglutição
Alimentos
Comportamento alimentar
Ingestão de alimentos
description OBJETIVO: Levantar artigos científicos internacionais sobre a fisiologia da deglutição de alimentos nas consistências néctar, mel, pudim, pastosa heterogênea, semissólida e sólida, nas fases oral e faríngea. MÉTODOS: Trata-se de estudo de revisão qualitativa da literatura. Para a seleção dos artigos, foi utilizada a base de dados PubMed com emprego dos descritores "Swallowing and consistency", "Swallowing and solid" e "Swallowing and pasty", limitando-se a pesquisas publicadas no idioma inglês, entre os anos de 2005 e 2010, realizadas com seres humanos maiores de 18 anos. A metodologia empregada envolveu formulação da pergunta, localização e seleção dos estudos, e avaliação crítica dos artigos, conforme os preceitos do Cochrane Handbook. RESULTADOS: Foram identificados 211 estudos, dos quais 18 foram analisados, pois permitiam acesso ao texto completo e eram diretamente relacionados ao tema. CONCLUSÃO: Os estudos apresentam metodologia pouco uniforme, não havendo padronização, principalmente quanto aos métodos de avaliação. Em geral, as pesquisas foram realizadas com sujeitos saudáveis ou remeteram a um tipo de patologia, sem utilização de casos-controle. A heterogeneidade dos estudos possibilita que diferentes grupos de patologias sejam avaliados, porém, a variabilidade metodológica dificulta a definição e generalização dos padrões encontrados. Sendo assim, não é possível evidenciar dados que embasem a prática clínica fonoaudiológica no que diz respeito à fisiologia normal ou alterada da deglutição de diferentes consistências alimentares, tanto para sujeitos normais quanto para os acometidos por alguma desordem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342012000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342012000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.17 n.3 2012
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821021633871872