Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bühler,Karina Elena Bernardis
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Flabiano,Fabíola Custódio, Limongi,Suelly Cecilia Olivan, Befi-Lopes,Debora Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000100011
Resumo: OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi a proposição de protocolo para observação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, referente ao período sensório-motor e início do pré-operatório, que pudesse ser utilizado como instrumento de análise objetiva das realizações observadas em crianças, possibilitando assim, a localização e acompanhamento das mesmas nesse processo de construção. MÉTODOS: O Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE) foi elaborado com base na literatura a respeito dos indicadores que caracterizam os estágios iniciais do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, considerando-se o modelo proposto pela Epistemologia Genética. O Protocolo foi aplicado em crianças com desenvolvimento típico para verificação de sua viabilidade e levantamento de possíveis dúvidas ou dificuldades durante sua aplicação ou análise dos dados. Juízes foram utilizados para a seleção dos componentes deste Protocolo. RESULTADOS: O Protocolo é constituído por quatro quadros contendo os indicadores do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva em seus estágios iniciais, bem como a pontuação correspondente às realizações apresentadas pela criança. CONCLUSÃO: O Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva apresentado neste estudo é uma proposta de sistematização da observação de dados longitudinais referentes ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, durante o período sensório-motor e início do pré-operatório. Tal Protocolo permite, não apenas a localização, como também o acompanhamento da criança em seu processo de construção do conhecimento e da linguagem expressiva nos estágios iniciais do desenvolvimento.
id SBF-5_fbbe0e5a1103e01d25862deeda100426
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-80342008000100011
network_acronym_str SBF-5
network_name_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository_id_str
spelling Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)CogniçãoDesenvolvimento da linguagemProtocolosOBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi a proposição de protocolo para observação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, referente ao período sensório-motor e início do pré-operatório, que pudesse ser utilizado como instrumento de análise objetiva das realizações observadas em crianças, possibilitando assim, a localização e acompanhamento das mesmas nesse processo de construção. MÉTODOS: O Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE) foi elaborado com base na literatura a respeito dos indicadores que caracterizam os estágios iniciais do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, considerando-se o modelo proposto pela Epistemologia Genética. O Protocolo foi aplicado em crianças com desenvolvimento típico para verificação de sua viabilidade e levantamento de possíveis dúvidas ou dificuldades durante sua aplicação ou análise dos dados. Juízes foram utilizados para a seleção dos componentes deste Protocolo. RESULTADOS: O Protocolo é constituído por quatro quadros contendo os indicadores do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva em seus estágios iniciais, bem como a pontuação correspondente às realizações apresentadas pela criança. CONCLUSÃO: O Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva apresentado neste estudo é uma proposta de sistematização da observação de dados longitudinais referentes ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, durante o período sensório-motor e início do pré-operatório. Tal Protocolo permite, não apenas a localização, como também o acompanhamento da criança em seu processo de construção do conhecimento e da linguagem expressiva nos estágios iniciais do desenvolvimento.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000100011Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.13 n.1 2008reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)instacron:SBF10.1590/S1516-80342008000100011info:eu-repo/semantics/openAccessBühler,Karina Elena BernardisFlabiano,Fabíola CustódioLimongi,Suelly Cecilia OlivanBefi-Lopes,Debora Mariapor2008-04-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-80342008000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/rsbf/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@sbfa.org.br1982-02321516-8034opendoar:2008-04-14T00:00Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)false
dc.title.none.fl_str_mv Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)
title Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)
spellingShingle Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)
Bühler,Karina Elena Bernardis
Cognição
Desenvolvimento da linguagem
Protocolos
title_short Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)
title_full Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)
title_fullStr Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)
title_full_unstemmed Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)
title_sort Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE)
author Bühler,Karina Elena Bernardis
author_facet Bühler,Karina Elena Bernardis
Flabiano,Fabíola Custódio
Limongi,Suelly Cecilia Olivan
Befi-Lopes,Debora Maria
author_role author
author2 Flabiano,Fabíola Custódio
Limongi,Suelly Cecilia Olivan
Befi-Lopes,Debora Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bühler,Karina Elena Bernardis
Flabiano,Fabíola Custódio
Limongi,Suelly Cecilia Olivan
Befi-Lopes,Debora Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Desenvolvimento da linguagem
Protocolos
topic Cognição
Desenvolvimento da linguagem
Protocolos
description OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi a proposição de protocolo para observação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, referente ao período sensório-motor e início do pré-operatório, que pudesse ser utilizado como instrumento de análise objetiva das realizações observadas em crianças, possibilitando assim, a localização e acompanhamento das mesmas nesse processo de construção. MÉTODOS: O Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE) foi elaborado com base na literatura a respeito dos indicadores que caracterizam os estágios iniciais do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, considerando-se o modelo proposto pela Epistemologia Genética. O Protocolo foi aplicado em crianças com desenvolvimento típico para verificação de sua viabilidade e levantamento de possíveis dúvidas ou dificuldades durante sua aplicação ou análise dos dados. Juízes foram utilizados para a seleção dos componentes deste Protocolo. RESULTADOS: O Protocolo é constituído por quatro quadros contendo os indicadores do desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva em seus estágios iniciais, bem como a pontuação correspondente às realizações apresentadas pela criança. CONCLUSÃO: O Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva apresentado neste estudo é uma proposta de sistematização da observação de dados longitudinais referentes ao desenvolvimento cognitivo e de linguagem expressiva, durante o período sensório-motor e início do pré-operatório. Tal Protocolo permite, não apenas a localização, como também o acompanhamento da criança em seu processo de construção do conhecimento e da linguagem expressiva nos estágios iniciais do desenvolvimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342008000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-80342008000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia v.13 n.1 2008
reponame:Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron:SBF
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
instacron_str SBF
institution SBF
reponame_str Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
collection Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
repository.name.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@sbfa.org.br
_version_ 1754821019880652800