Estado nutricional e desenvolvimento da linguagem em crianças de uma creche pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Juliana Nunes
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lemos,Stela Maris Aguiar, Lamounier,Joel Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-80342010000400015
Resumo: OBJETIVO: Investigar a associação entre estado nutricional e desenvolvimento da linguagem infantil. MÉTODOS: Participaram do estudo 34 crianças de quatro a seis anos e 11 meses de idade de creches de Belo Horizonte, Minas Gerais. As crianças foram avaliadas quanto ao desenvolvimento da linguagem receptiva e expressiva utilizando-se as tarefas do instrumento de Avaliação de Desenvolvimento de Linguagem (ADL). Para a avaliação nutricional foram utilizados os índices estatura/idade e peso/idade, de acordo com os padrões e curva de crescimento da OMS. RESULTADOS: Em relação à linguagem, 13 (38%) apresentaram alterações; e quanto ao estado nutricional, 26 crianças (76%) eram eutróficas, seis (18%) estavam em risco nutricional, uma (3%) estava desnutrida e uma (3%) tinha sobrepeso. Ao comparar as médias dos percentis estatura/idade e peso/idade entre as crianças com e sem distúrbio do desenvolvimento da linguagem, não se encontrou diferença. CONCLUSÃO: Não foi observada associação entre estado nutricional e desenvolvimento da linguagem nas crianças. Contudo, os percentis estatura/idade e peso/idade foram, tendenciosamente, menores no grupo de crianças com distúrbio de linguagem.
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