O efeito da tutela na narrativa de crianças em desenvolvimento típico
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
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Resumo: | RESUMO Objetivo Os objetivos deste estudo foram: 1) avaliar o efeito da tutela no tipo de narrativa produzida por crianças em desenvolvimento típico, 2) compará-lo entre crianças de ensino público e privado, e 3) relacioná-lo com o vocabulário, faixa etária e desempenho escolar. Método A amostra foi constituída por 107 crianças de escolas pública e particular, de 4 a 9 anos, em desenvolvimento típico. As narrativas das crianças foram eliciadas a partir de sequências de figuras, e pontuadas de acordo com o tipo de discurso: descritivo, causal ou intencional. O desempenho narrativo foi comparado antes e após a tutela, intra e entre grupos (escola pública e particular). O tipo de narrativa foi correlacionado ao vocabulário, idade e desempenho escolar. Resultados Antes da tutela, a maioria das narrativas das crianças foi classificada como descritiva. Após a tutela, houve predominância de narrativas do tipo intencional. As crianças de escola pública e particular apresentaram desempenho semelhante quando comparado o tipo de narrativa utilizada sem e com tutela. Após a tutela, o tipo de narrativa apresentou correlação significante com o vocabulário e com o desempenho escolar das crianças. Conclusão A tutela é promotora da qualidade da narrativa produzida pelas crianças e este efeito apresentou correlação com o vocabulário. |
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O efeito da tutela na narrativa de crianças em desenvolvimento típicoDesenvolvimento da LinguagemNarraçãoSemânticaTutoriaLinguagem InfantilRESUMO Objetivo Os objetivos deste estudo foram: 1) avaliar o efeito da tutela no tipo de narrativa produzida por crianças em desenvolvimento típico, 2) compará-lo entre crianças de ensino público e privado, e 3) relacioná-lo com o vocabulário, faixa etária e desempenho escolar. Método A amostra foi constituída por 107 crianças de escolas pública e particular, de 4 a 9 anos, em desenvolvimento típico. As narrativas das crianças foram eliciadas a partir de sequências de figuras, e pontuadas de acordo com o tipo de discurso: descritivo, causal ou intencional. O desempenho narrativo foi comparado antes e após a tutela, intra e entre grupos (escola pública e particular). O tipo de narrativa foi correlacionado ao vocabulário, idade e desempenho escolar. Resultados Antes da tutela, a maioria das narrativas das crianças foi classificada como descritiva. Após a tutela, houve predominância de narrativas do tipo intencional. As crianças de escola pública e particular apresentaram desempenho semelhante quando comparado o tipo de narrativa utilizada sem e com tutela. Após a tutela, o tipo de narrativa apresentou correlação significante com o vocabulário e com o desempenho escolar das crianças. Conclusão A tutela é promotora da qualidade da narrativa produzida pelas crianças e este efeito apresentou correlação com o vocabulário.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000200311CoDAS v.31 n.2 2019reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182018022info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira,Heloisa Gonçalves daBrocchi,Beatriz ServilhaPerissinoto,JacyPuglisi,Marina Leitepor2019-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822019000200311Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2019-03-28T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
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