Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2018 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | CoDAS |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000400310 |
Summary: | RESUMO Objetivo Analisar e comparar o desempenho cognitivo-linguístico de uma criança usuária de implante coclear em relação aos seus pares ouvintes em processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Método A amostra foi constituída por 11 crianças (na faixa etária de 7 a 10 anos de idade) ouvintes e uma usuária de implante coclear na orelha direita, matriculadas no 3º ano do ensino fundamental. O instrumento de avaliação utilizado foi o Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-linguísticas. Os dados referentes às crianças foram transcritos e analisados utilizando-se a estatística descritiva. Resultados Os subtestes que apresentaram o maior percentual de crianças com desempenho superior foram: alfabeto em sequência (82%); leitura de pseudopalavras (82%); segmentação silábica (73%); repetição de palavras (82%); cópia de formas (72%); nomeação rápida (100%). Desses subtestes, a criança usuária de implante coclear apresentou desempenho superior em todos, exceto o de repetição de palavras, em que obteve desempenho médio. No subteste de ritmo, nenhuma criança obteve desempenho superior e a usuária de implante coclear obteve desempenho inferior. Conclusão A criança usuária de implante coclear apresentou um perfil cognitivo-linguístico bastante semelhante ao dos seus pares ouvintes. Ao que parece, as dificuldades de realização de algumas tarefas cognitivo-linguísticas estão relacionadas a fatores que vão além da integridade auditiva, haja vista que, em alguns subtestes, crianças ouvintes, obtiveram desempenho abaixo do esperado. |
id |
SBFA-1_087e79dd91371131cb1379a56b6a0ab3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822018000400310 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclearAprendizagemCogniçãoCriançaImplantes CoclearesLinguagemRESUMO Objetivo Analisar e comparar o desempenho cognitivo-linguístico de uma criança usuária de implante coclear em relação aos seus pares ouvintes em processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Método A amostra foi constituída por 11 crianças (na faixa etária de 7 a 10 anos de idade) ouvintes e uma usuária de implante coclear na orelha direita, matriculadas no 3º ano do ensino fundamental. O instrumento de avaliação utilizado foi o Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-linguísticas. Os dados referentes às crianças foram transcritos e analisados utilizando-se a estatística descritiva. Resultados Os subtestes que apresentaram o maior percentual de crianças com desempenho superior foram: alfabeto em sequência (82%); leitura de pseudopalavras (82%); segmentação silábica (73%); repetição de palavras (82%); cópia de formas (72%); nomeação rápida (100%). Desses subtestes, a criança usuária de implante coclear apresentou desempenho superior em todos, exceto o de repetição de palavras, em que obteve desempenho médio. No subteste de ritmo, nenhuma criança obteve desempenho superior e a usuária de implante coclear obteve desempenho inferior. Conclusão A criança usuária de implante coclear apresentou um perfil cognitivo-linguístico bastante semelhante ao dos seus pares ouvintes. Ao que parece, as dificuldades de realização de algumas tarefas cognitivo-linguísticas estão relacionadas a fatores que vão além da integridade auditiva, haja vista que, em alguns subtestes, crianças ouvintes, obtiveram desempenho abaixo do esperado.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000400310CoDAS v.30 n.4 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182017133info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Camila Isabelle SilvaQueiroga,Bianca Arruda Manchester deRosal,Angélica Galindo CarneiroCordeiro,Ana Augusta de Andradepor2018-08-10T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000400310Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-08-10T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear |
title |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear |
spellingShingle |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear Martins,Camila Isabelle Silva Aprendizagem Cognição Criança Implantes Cocleares Linguagem |
title_short |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear |
title_full |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear |
title_fullStr |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear |
title_sort |
Análise comparativa da avaliação cognitivo-linguística em escolares ouvintes e usuário de implante coclear |
author |
Martins,Camila Isabelle Silva |
author_facet |
Martins,Camila Isabelle Silva Queiroga,Bianca Arruda Manchester de Rosal,Angélica Galindo Carneiro Cordeiro,Ana Augusta de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Queiroga,Bianca Arruda Manchester de Rosal,Angélica Galindo Carneiro Cordeiro,Ana Augusta de Andrade |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Camila Isabelle Silva Queiroga,Bianca Arruda Manchester de Rosal,Angélica Galindo Carneiro Cordeiro,Ana Augusta de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cognição Criança Implantes Cocleares Linguagem |
topic |
Aprendizagem Cognição Criança Implantes Cocleares Linguagem |
description |
RESUMO Objetivo Analisar e comparar o desempenho cognitivo-linguístico de uma criança usuária de implante coclear em relação aos seus pares ouvintes em processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Método A amostra foi constituída por 11 crianças (na faixa etária de 7 a 10 anos de idade) ouvintes e uma usuária de implante coclear na orelha direita, matriculadas no 3º ano do ensino fundamental. O instrumento de avaliação utilizado foi o Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-linguísticas. Os dados referentes às crianças foram transcritos e analisados utilizando-se a estatística descritiva. Resultados Os subtestes que apresentaram o maior percentual de crianças com desempenho superior foram: alfabeto em sequência (82%); leitura de pseudopalavras (82%); segmentação silábica (73%); repetição de palavras (82%); cópia de formas (72%); nomeação rápida (100%). Desses subtestes, a criança usuária de implante coclear apresentou desempenho superior em todos, exceto o de repetição de palavras, em que obteve desempenho médio. No subteste de ritmo, nenhuma criança obteve desempenho superior e a usuária de implante coclear obteve desempenho inferior. Conclusão A criança usuária de implante coclear apresentou um perfil cognitivo-linguístico bastante semelhante ao dos seus pares ouvintes. Ao que parece, as dificuldades de realização de algumas tarefas cognitivo-linguísticas estão relacionadas a fatores que vão além da integridade auditiva, haja vista que, em alguns subtestes, crianças ouvintes, obtiveram desempenho abaixo do esperado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000400310 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000400310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20182017133 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.30 n.4 2018 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122442145333248 |