Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cárnio,Maria Silvia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sá,Beatriz Campos Magalhães de, Jacinto,Laís Alves, Soares,Aparecido José Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000500458
Resumo: RESUMO Objetivos: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares no início e término (1° e 5° ano) do Ensino Fundamental I, nas habilidades de Memória de Curto Prazo Fonológica e Consciência Fonológica. Métodos: Foram avaliados 80 escolares, de ambos gêneros, com bom desempenho escolar e linguístico, sendo 40 do 1º ano e 40 do 5º ano de uma escola estadual com média de idade, respectivamente, de 6,2 e 9,8 anos. Para a avaliação da Memória de Curto Prazo Fonológica (MCPF) foi utilizado um teste padronizado de repetição de pseudopalavras. A Consciência Fonológica (CF) foi avaliada por meio de um Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS. Resultados: Não houve diferença entre os escolares do 1º e do 5º ano no desempenho em MCPF, tanto na pontuação total quanto em relação à similaridade das pseudopalavras. Quanto à CF, houve diferença significativa entre as distribuições das porcentagens de acertos, tanto no subteste de consciência silábica quanto no de consciência fonêmica nos dois anos escolares, com desempenho superior dos escolares do 5º ano. Conclusão: No início e no término do Ensino Fundamental I, as habilidades de MCPF são semelhantes. O mesmo não acontece para a CF, evidenciando a influência da escolaridade sobre o desenvolvimento da CF. O fato de existir correlação entre MCPF e CF apenas para os escolares do 5º ano sugere que ao início da alfabetização a MCPF não pode ser considerada um preditor para o desempenho das crianças em CF. Entretanto, com o avanço da escolaridade existe influência da CF na MCPF.
id SBFA-1_09a2f20990c652c7433d43aa22cfc993
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822015000500458
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino FundamentalAvaliaçãoLinguagemMemóriaAprendizagemEscolaridadeRESUMO Objetivos: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares no início e término (1° e 5° ano) do Ensino Fundamental I, nas habilidades de Memória de Curto Prazo Fonológica e Consciência Fonológica. Métodos: Foram avaliados 80 escolares, de ambos gêneros, com bom desempenho escolar e linguístico, sendo 40 do 1º ano e 40 do 5º ano de uma escola estadual com média de idade, respectivamente, de 6,2 e 9,8 anos. Para a avaliação da Memória de Curto Prazo Fonológica (MCPF) foi utilizado um teste padronizado de repetição de pseudopalavras. A Consciência Fonológica (CF) foi avaliada por meio de um Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS. Resultados: Não houve diferença entre os escolares do 1º e do 5º ano no desempenho em MCPF, tanto na pontuação total quanto em relação à similaridade das pseudopalavras. Quanto à CF, houve diferença significativa entre as distribuições das porcentagens de acertos, tanto no subteste de consciência silábica quanto no de consciência fonêmica nos dois anos escolares, com desempenho superior dos escolares do 5º ano. Conclusão: No início e no término do Ensino Fundamental I, as habilidades de MCPF são semelhantes. O mesmo não acontece para a CF, evidenciando a influência da escolaridade sobre o desenvolvimento da CF. O fato de existir correlação entre MCPF e CF apenas para os escolares do 5º ano sugere que ao início da alfabetização a MCPF não pode ser considerada um preditor para o desempenho das crianças em CF. Entretanto, com o avanço da escolaridade existe influência da CF na MCPF.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000500458CoDAS v.27 n.5 2015reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20152014163info:eu-repo/semantics/openAccessCárnio,Maria SilviaSá,Beatriz Campos Magalhães deJacinto,Laís AlvesSoares,Aparecido José Coutopor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822015000500458Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2015-12-03T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental
title Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental
spellingShingle Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental
Cárnio,Maria Silvia
Avaliação
Linguagem
Memória
Aprendizagem
Escolaridade
title_short Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental
title_full Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental
title_fullStr Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental
title_sort Memória de curto prazo fonológica e consciência fonológica em escolares do Ensino Fundamental
author Cárnio,Maria Silvia
author_facet Cárnio,Maria Silvia
Sá,Beatriz Campos Magalhães de
Jacinto,Laís Alves
Soares,Aparecido José Couto
author_role author
author2 Sá,Beatriz Campos Magalhães de
Jacinto,Laís Alves
Soares,Aparecido José Couto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cárnio,Maria Silvia
Sá,Beatriz Campos Magalhães de
Jacinto,Laís Alves
Soares,Aparecido José Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Linguagem
Memória
Aprendizagem
Escolaridade
topic Avaliação
Linguagem
Memória
Aprendizagem
Escolaridade
description RESUMO Objetivos: Caracterizar e comparar o desempenho de escolares no início e término (1° e 5° ano) do Ensino Fundamental I, nas habilidades de Memória de Curto Prazo Fonológica e Consciência Fonológica. Métodos: Foram avaliados 80 escolares, de ambos gêneros, com bom desempenho escolar e linguístico, sendo 40 do 1º ano e 40 do 5º ano de uma escola estadual com média de idade, respectivamente, de 6,2 e 9,8 anos. Para a avaliação da Memória de Curto Prazo Fonológica (MCPF) foi utilizado um teste padronizado de repetição de pseudopalavras. A Consciência Fonológica (CF) foi avaliada por meio de um Instrumento de Avaliação Sequencial - CONFIAS. Resultados: Não houve diferença entre os escolares do 1º e do 5º ano no desempenho em MCPF, tanto na pontuação total quanto em relação à similaridade das pseudopalavras. Quanto à CF, houve diferença significativa entre as distribuições das porcentagens de acertos, tanto no subteste de consciência silábica quanto no de consciência fonêmica nos dois anos escolares, com desempenho superior dos escolares do 5º ano. Conclusão: No início e no término do Ensino Fundamental I, as habilidades de MCPF são semelhantes. O mesmo não acontece para a CF, evidenciando a influência da escolaridade sobre o desenvolvimento da CF. O fato de existir correlação entre MCPF e CF apenas para os escolares do 5º ano sugere que ao início da alfabetização a MCPF não pode ser considerada um preditor para o desempenho das crianças em CF. Entretanto, com o avanço da escolaridade existe influência da CF na MCPF.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000500458
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822015000500458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20152014163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.27 n.5 2015
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122440766455808