Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | CoDAS |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100600 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Realizar uma revisão sistemática de estudos nacionais e internacionais sobre a relação entre consciência morfológica e leitura e escrita de escolares. Estratégia de pesquisa Foi realizado um levantamento na literatura nacional e internacional utilizando as bases de dados Medline (via PubMed) e Portal de Periódicos da Capes (Eric, PsycINFO, LILACS, SciELO) no período de agosto a setembro de 2015. Critérios de seleção Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos que respondiam à pergunta norteadora e que atendiam à temática estabelecida pelos descritores e palavras-chave. Excluíram-se os estudos com animais, laboratoriais, artigos de opinião/autoridade, série de caso, relato de caso e estudos de revisão. Análise dos dados Foram considerados os seguintes marcadores: tipo de estudo, objetivo do estudo e habilidade relacionada à consciência morfológica (leitura, escrita), os testes realizados e principais resultados. Resultados A partir da busca por meio de descritores e termos livres foram encontrados 203 artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Na Pubmed, a pesquisa resultou em 81 estudos e 122 no Portal de Periódicos da Capes. Do total, 154 foram excluídos pelo título e resumo e 39, pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 10 artigos. Conclusão Crianças com melhor desempenho em testes de consciência morfológica apresentam melhores resultados em provas de leitura e escrita, para todas as séries. |
id |
SBFA-1_20cd36c937eadd23c4fd20ba0a4ab7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2317-17822017000100600 |
network_acronym_str |
SBFA-1 |
network_name_str |
CoDAS |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literaturaFonoaudiologiaLinguagemCriançasEscrita ManualCompreensão de LeituraRESUMO Objetivo Realizar uma revisão sistemática de estudos nacionais e internacionais sobre a relação entre consciência morfológica e leitura e escrita de escolares. Estratégia de pesquisa Foi realizado um levantamento na literatura nacional e internacional utilizando as bases de dados Medline (via PubMed) e Portal de Periódicos da Capes (Eric, PsycINFO, LILACS, SciELO) no período de agosto a setembro de 2015. Critérios de seleção Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos que respondiam à pergunta norteadora e que atendiam à temática estabelecida pelos descritores e palavras-chave. Excluíram-se os estudos com animais, laboratoriais, artigos de opinião/autoridade, série de caso, relato de caso e estudos de revisão. Análise dos dados Foram considerados os seguintes marcadores: tipo de estudo, objetivo do estudo e habilidade relacionada à consciência morfológica (leitura, escrita), os testes realizados e principais resultados. Resultados A partir da busca por meio de descritores e termos livres foram encontrados 203 artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Na Pubmed, a pesquisa resultou em 81 estudos e 122 no Portal de Periódicos da Capes. Do total, 154 foram excluídos pelo título e resumo e 39, pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 10 artigos. Conclusão Crianças com melhor desempenho em testes de consciência morfológica apresentam melhores resultados em provas de leitura e escrita, para todas as séries.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100600CoDAS v.29 n.1 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172016032info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ainoã Athaide MacedoMartins-Reis,Vanessa de Oliveirapor2017-02-13T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000100600Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-02-13T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura |
title |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura Silva,Ainoã Athaide Macedo Fonoaudiologia Linguagem Crianças Escrita Manual Compreensão de Leitura |
title_short |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
Influência da consciência morfológica na leitura e na escrita: uma revisão sistemática de literatura |
author |
Silva,Ainoã Athaide Macedo |
author_facet |
Silva,Ainoã Athaide Macedo Martins-Reis,Vanessa de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Martins-Reis,Vanessa de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Ainoã Athaide Macedo Martins-Reis,Vanessa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fonoaudiologia Linguagem Crianças Escrita Manual Compreensão de Leitura |
topic |
Fonoaudiologia Linguagem Crianças Escrita Manual Compreensão de Leitura |
description |
RESUMO Objetivo Realizar uma revisão sistemática de estudos nacionais e internacionais sobre a relação entre consciência morfológica e leitura e escrita de escolares. Estratégia de pesquisa Foi realizado um levantamento na literatura nacional e internacional utilizando as bases de dados Medline (via PubMed) e Portal de Periódicos da Capes (Eric, PsycINFO, LILACS, SciELO) no período de agosto a setembro de 2015. Critérios de seleção Os critérios de inclusão utilizados foram: artigos que respondiam à pergunta norteadora e que atendiam à temática estabelecida pelos descritores e palavras-chave. Excluíram-se os estudos com animais, laboratoriais, artigos de opinião/autoridade, série de caso, relato de caso e estudos de revisão. Análise dos dados Foram considerados os seguintes marcadores: tipo de estudo, objetivo do estudo e habilidade relacionada à consciência morfológica (leitura, escrita), os testes realizados e principais resultados. Resultados A partir da busca por meio de descritores e termos livres foram encontrados 203 artigos nas bases de dados pré-estabelecidas. Na Pubmed, a pesquisa resultou em 81 estudos e 122 no Portal de Periódicos da Capes. Do total, 154 foram excluídos pelo título e resumo e 39, pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 10 artigos. Conclusão Crianças com melhor desempenho em testes de consciência morfológica apresentam melhores resultados em provas de leitura e escrita, para todas as séries. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100600 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2317-1782/20172016032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
CoDAS v.29 n.1 2017 reponame:CoDAS instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) instacron:SBFA |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
instacron_str |
SBFA |
institution |
SBFA |
reponame_str |
CoDAS |
collection |
CoDAS |
repository.name.fl_str_mv |
CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) |
repository.mail.fl_str_mv |
codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br |
_version_ |
1752122441674522624 |