Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menotti,Ana Rubia Saes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Domeniconi,Camila, Costa,Aline Roberta Aceituno da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000100302
Resumo: RESUMO Objetivo Verificar os efeitos de uma capacitação realizada com professores do ensino infantil para a realização de estratégias específicas na leitura compartilhada e a generalização dessas estratégias em outras atividades cotidianas de estimulação da linguagem oral. Método Participaram do estudo 14 professores do ensino infantil de escolas de nível socioeconômico baixo. Os professores foram distribuídos aleatoriamente entre grupo experimental e grupo controle. O grupo experimental realizou uma capacitação, a qual tinha o objetivo de ensinar os professores a utilizarem cinco estratégias durante a leitura compartilhada com seus alunos e discutir sobre como estimular a linguagem oral. Para avaliar a eficácia da capacitação, foram aplicados dois instrumentos antes e após a intervenção. A escala de avaliação do ensino de linguagem oral em contexto escolar (EVALOE) foi aplicada para analisar a estimulação da linguagem oral e o Checklist para caracterizar as mudanças comportamentais dos professores durante a leitura compartilhada. Resultados No geral, observa-se que os dados da EVALOE foram mais elevados na análise pós-intervenção para 11 dos 13 participantes. Nota-se por meio do Checklist que, dos 13 professores, 10 apresentaram um total de pontos maior quando comparado com os pontos obtidos por cada um deles antes da capacitação. Conclusão A capacitação apresentou melhoras no comportamento dos professores durante as atividades de leitura compartilhada e demonstrou ter impacto positivo no aumento de interações, previamente apontadas pela literatura como importantes para a estimulação da linguagem oral.
id SBFA-1_35f48cd9c93d97fadcb951795cc8f4ca
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822020000100302
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhadaCapacitação de ProfessoresEstratégiasLeituraLinguagemEducação InfantilRESUMO Objetivo Verificar os efeitos de uma capacitação realizada com professores do ensino infantil para a realização de estratégias específicas na leitura compartilhada e a generalização dessas estratégias em outras atividades cotidianas de estimulação da linguagem oral. Método Participaram do estudo 14 professores do ensino infantil de escolas de nível socioeconômico baixo. Os professores foram distribuídos aleatoriamente entre grupo experimental e grupo controle. O grupo experimental realizou uma capacitação, a qual tinha o objetivo de ensinar os professores a utilizarem cinco estratégias durante a leitura compartilhada com seus alunos e discutir sobre como estimular a linguagem oral. Para avaliar a eficácia da capacitação, foram aplicados dois instrumentos antes e após a intervenção. A escala de avaliação do ensino de linguagem oral em contexto escolar (EVALOE) foi aplicada para analisar a estimulação da linguagem oral e o Checklist para caracterizar as mudanças comportamentais dos professores durante a leitura compartilhada. Resultados No geral, observa-se que os dados da EVALOE foram mais elevados na análise pós-intervenção para 11 dos 13 participantes. Nota-se por meio do Checklist que, dos 13 professores, 10 apresentaram um total de pontos maior quando comparado com os pontos obtidos por cada um deles antes da capacitação. Conclusão A capacitação apresentou melhoras no comportamento dos professores durante as atividades de leitura compartilhada e demonstrou ter impacto positivo no aumento de interações, previamente apontadas pela literatura como importantes para a estimulação da linguagem oral.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000100302CoDAS v.32 n.1 2020reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20192018294info:eu-repo/semantics/openAccessMenotti,Ana Rubia SaesDomeniconi,CamilaCosta,Aline Roberta Aceituno dapor2019-11-05T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822020000100302Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2019-11-05T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
title Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
spellingShingle Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
Menotti,Ana Rubia Saes
Capacitação de Professores
Estratégias
Leitura
Linguagem
Educação Infantil
title_short Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
title_full Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
title_fullStr Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
title_full_unstemmed Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
title_sort Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada
author Menotti,Ana Rubia Saes
author_facet Menotti,Ana Rubia Saes
Domeniconi,Camila
Costa,Aline Roberta Aceituno da
author_role author
author2 Domeniconi,Camila
Costa,Aline Roberta Aceituno da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menotti,Ana Rubia Saes
Domeniconi,Camila
Costa,Aline Roberta Aceituno da
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação de Professores
Estratégias
Leitura
Linguagem
Educação Infantil
topic Capacitação de Professores
Estratégias
Leitura
Linguagem
Educação Infantil
description RESUMO Objetivo Verificar os efeitos de uma capacitação realizada com professores do ensino infantil para a realização de estratégias específicas na leitura compartilhada e a generalização dessas estratégias em outras atividades cotidianas de estimulação da linguagem oral. Método Participaram do estudo 14 professores do ensino infantil de escolas de nível socioeconômico baixo. Os professores foram distribuídos aleatoriamente entre grupo experimental e grupo controle. O grupo experimental realizou uma capacitação, a qual tinha o objetivo de ensinar os professores a utilizarem cinco estratégias durante a leitura compartilhada com seus alunos e discutir sobre como estimular a linguagem oral. Para avaliar a eficácia da capacitação, foram aplicados dois instrumentos antes e após a intervenção. A escala de avaliação do ensino de linguagem oral em contexto escolar (EVALOE) foi aplicada para analisar a estimulação da linguagem oral e o Checklist para caracterizar as mudanças comportamentais dos professores durante a leitura compartilhada. Resultados No geral, observa-se que os dados da EVALOE foram mais elevados na análise pós-intervenção para 11 dos 13 participantes. Nota-se por meio do Checklist que, dos 13 professores, 10 apresentaram um total de pontos maior quando comparado com os pontos obtidos por cada um deles antes da capacitação. Conclusão A capacitação apresentou melhoras no comportamento dos professores durante as atividades de leitura compartilhada e demonstrou ter impacto positivo no aumento de interações, previamente apontadas pela literatura como importantes para a estimulação da linguagem oral.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000100302
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822020000100302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20192018294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.32 n.1 2020
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442600415232