Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori,Adriana Aparecida Tahara Kemp
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Delecrode,Camila Ribas, Cardoso,Ana Claúdia Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000100307
Resumo: RESUMO Objetivo Caracterizar e comparar os testes comportamentais do processamento auditivo central de escolares das séries iniciais nas etapas, teste e reteste; e correlacionar as variáveis idade e gênero com os resultados destes testes. Método Estudo coorte, analítico, observacional, longitudinal e prospectivo; desenvolvido em uma escola da rede pública. Compuseram a amostra 36 escolares, subdivididos em dois grupos considerando a escolaridade: G1- 13 crianças do primeiro ano e G2- 23 crianças do segundo ano. Adotaram-se como critérios de inclusão: avaliação audiológica dentro dos padrões de normalidade e estar matriculado no primeiro ou segundo ano do ensino fundamental; e, como critérios de exclusão, presença de alterações neurológicas, cognitivas e comportamentais. A avaliação audiológica e a aplicação dos testes comportamentais do processamento auditivo central ocorreram em dois momentos distintos, com um intervalo de seis meses, denominados etapas teste e reteste. Resultados O teste com maior prevalência de alteração, em ambas as etapas e grupos, foi o Dicótico de Dígitos. Cabe ressaltar que nenhum escolar do G1 e alguns do G2 compreenderam o RGDT na etapa teste e que, mesmo após seis meses, esta dificuldade se manteve nos dois grupos. Na etapa reteste, notou-se melhora significante no desempenho dos escolares de ambos os grupos. Observou-se também, correlação entre a variável idade e o teste dicótico de dígitos na orelha esquerda, em ambas etapas. Conclusão Houve uma alta incidência de alteração nos testes e; se observou melhora no desempenho na etapa reteste, principalmente nos testes de localização sonora, dicótico de dígitos e RGDT.
id SBFA-1_371722481bc53b0a0611de5fdc5625f5
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822019000100307
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetizaçãoAudiçãoPercepção AuditivaTestes AuditivosCriançaEscolaridadeRESUMO Objetivo Caracterizar e comparar os testes comportamentais do processamento auditivo central de escolares das séries iniciais nas etapas, teste e reteste; e correlacionar as variáveis idade e gênero com os resultados destes testes. Método Estudo coorte, analítico, observacional, longitudinal e prospectivo; desenvolvido em uma escola da rede pública. Compuseram a amostra 36 escolares, subdivididos em dois grupos considerando a escolaridade: G1- 13 crianças do primeiro ano e G2- 23 crianças do segundo ano. Adotaram-se como critérios de inclusão: avaliação audiológica dentro dos padrões de normalidade e estar matriculado no primeiro ou segundo ano do ensino fundamental; e, como critérios de exclusão, presença de alterações neurológicas, cognitivas e comportamentais. A avaliação audiológica e a aplicação dos testes comportamentais do processamento auditivo central ocorreram em dois momentos distintos, com um intervalo de seis meses, denominados etapas teste e reteste. Resultados O teste com maior prevalência de alteração, em ambas as etapas e grupos, foi o Dicótico de Dígitos. Cabe ressaltar que nenhum escolar do G1 e alguns do G2 compreenderam o RGDT na etapa teste e que, mesmo após seis meses, esta dificuldade se manteve nos dois grupos. Na etapa reteste, notou-se melhora significante no desempenho dos escolares de ambos os grupos. Observou-se também, correlação entre a variável idade e o teste dicótico de dígitos na orelha esquerda, em ambas etapas. Conclusão Houve uma alta incidência de alteração nos testes e; se observou melhora no desempenho na etapa reteste, principalmente nos testes de localização sonora, dicótico de dígitos e RGDT.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000100307CoDAS v.31 n.1 2019reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182018237info:eu-repo/semantics/openAccessSartori,Adriana Aparecida Tahara KempDelecrode,Camila RibasCardoso,Ana Claúdia Vieirapor2019-02-22T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822019000100307Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2019-02-22T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização
title Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização
spellingShingle Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização
Sartori,Adriana Aparecida Tahara Kemp
Audição
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Criança
Escolaridade
title_short Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização
title_full Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização
title_fullStr Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização
title_full_unstemmed Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização
title_sort Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização
author Sartori,Adriana Aparecida Tahara Kemp
author_facet Sartori,Adriana Aparecida Tahara Kemp
Delecrode,Camila Ribas
Cardoso,Ana Claúdia Vieira
author_role author
author2 Delecrode,Camila Ribas
Cardoso,Ana Claúdia Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori,Adriana Aparecida Tahara Kemp
Delecrode,Camila Ribas
Cardoso,Ana Claúdia Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Audição
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Criança
Escolaridade
topic Audição
Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Criança
Escolaridade
description RESUMO Objetivo Caracterizar e comparar os testes comportamentais do processamento auditivo central de escolares das séries iniciais nas etapas, teste e reteste; e correlacionar as variáveis idade e gênero com os resultados destes testes. Método Estudo coorte, analítico, observacional, longitudinal e prospectivo; desenvolvido em uma escola da rede pública. Compuseram a amostra 36 escolares, subdivididos em dois grupos considerando a escolaridade: G1- 13 crianças do primeiro ano e G2- 23 crianças do segundo ano. Adotaram-se como critérios de inclusão: avaliação audiológica dentro dos padrões de normalidade e estar matriculado no primeiro ou segundo ano do ensino fundamental; e, como critérios de exclusão, presença de alterações neurológicas, cognitivas e comportamentais. A avaliação audiológica e a aplicação dos testes comportamentais do processamento auditivo central ocorreram em dois momentos distintos, com um intervalo de seis meses, denominados etapas teste e reteste. Resultados O teste com maior prevalência de alteração, em ambas as etapas e grupos, foi o Dicótico de Dígitos. Cabe ressaltar que nenhum escolar do G1 e alguns do G2 compreenderam o RGDT na etapa teste e que, mesmo após seis meses, esta dificuldade se manteve nos dois grupos. Na etapa reteste, notou-se melhora significante no desempenho dos escolares de ambos os grupos. Observou-se também, correlação entre a variável idade e o teste dicótico de dígitos na orelha esquerda, em ambas etapas. Conclusão Houve uma alta incidência de alteração nos testes e; se observou melhora no desempenho na etapa reteste, principalmente nos testes de localização sonora, dicótico de dígitos e RGDT.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000100307
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822019000100307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20182018237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.31 n.1 2019
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442456760320