A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hopker,Christiane del Claro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Berberian,Ana Paula, Massi,Gisele, Willig,Mariluci Hautsch, Tonocchi,Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100305
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar percepções de pessoas com epilepsia acerca da doença e seu impacto na qualidade de vida. Método Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo de corte transversal realizado em hospital de referência terciária, vinculado ao Sistema Único de Saúde. Participaram do estudo 30 pessoas com o diagnóstico de epilepsia de lobo temporal refratária. Foi aplicado questionário para a coleta dos dados sociodemográficos e clínicos, bem como das percepções acerca da doença. Avaliou-se a qualidade de vida por meio do Subjective Handicap of Epilepsye e o estigma pela Escala Estigma na Epilepsia. Resultados Foi encontrada significância na relação entre estigma e qualidade de vida com os domínios trabalho e social/pessoal, entre estigma e percepções sobre a epilepsia. As respostas fornecidas pelos participantes foram organizadas em quatro categorias: definições e causas; crises e tratamento; impacto familiar e social; impacto na vida das pessoas. Conclusão Evidenciou-se o predomínio do conhecimento restrito dos participantes acerca da epilepsia e o impacto negativo que o estigma relacionado a tal doença acarreta na qualidade de vida. Pode-se verificar que a qualidade de vida e o estigma estão diretamente relacionados ao conhecimento dos participantes sobre a epilepsia. Ressalta-se a necessidade do implemento de programas e ações que objetivem: proporcionar maior conhecimento sobre a epilepsia por parte do paciente e de seus familiares; favorecer a comunicação entre os profissionais de saúde e as PCEs; promover a participação do paciente e de seus familiares na gestão do tratamento.
id SBFA-1_64619c8f865be0f2a700d076826485ff
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822017000100305
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vidaEpilepsiaConhecimentoEmpoderamentoQualidade de VidaEstigma SocialRESUMO Objetivo Analisar percepções de pessoas com epilepsia acerca da doença e seu impacto na qualidade de vida. Método Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo de corte transversal realizado em hospital de referência terciária, vinculado ao Sistema Único de Saúde. Participaram do estudo 30 pessoas com o diagnóstico de epilepsia de lobo temporal refratária. Foi aplicado questionário para a coleta dos dados sociodemográficos e clínicos, bem como das percepções acerca da doença. Avaliou-se a qualidade de vida por meio do Subjective Handicap of Epilepsye e o estigma pela Escala Estigma na Epilepsia. Resultados Foi encontrada significância na relação entre estigma e qualidade de vida com os domínios trabalho e social/pessoal, entre estigma e percepções sobre a epilepsia. As respostas fornecidas pelos participantes foram organizadas em quatro categorias: definições e causas; crises e tratamento; impacto familiar e social; impacto na vida das pessoas. Conclusão Evidenciou-se o predomínio do conhecimento restrito dos participantes acerca da epilepsia e o impacto negativo que o estigma relacionado a tal doença acarreta na qualidade de vida. Pode-se verificar que a qualidade de vida e o estigma estão diretamente relacionados ao conhecimento dos participantes sobre a epilepsia. Ressalta-se a necessidade do implemento de programas e ações que objetivem: proporcionar maior conhecimento sobre a epilepsia por parte do paciente e de seus familiares; favorecer a comunicação entre os profissionais de saúde e as PCEs; promover a participação do paciente e de seus familiares na gestão do tratamento.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100305CoDAS v.29 n.1 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172015236info:eu-repo/semantics/openAccessHopker,Christiane del ClaroBerberian,Ana PaulaMassi,GiseleWillig,Mariluci HautschTonocchi,Ritapor2017-03-06T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000100305Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-03-06T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida
title A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida
spellingShingle A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida
Hopker,Christiane del Claro
Epilepsia
Conhecimento
Empoderamento
Qualidade de Vida
Estigma Social
title_short A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida
title_full A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida
title_fullStr A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida
title_full_unstemmed A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida
title_sort A pessoa com epilepsia: percepções acerca da doença e implicações na qualidade de vida
author Hopker,Christiane del Claro
author_facet Hopker,Christiane del Claro
Berberian,Ana Paula
Massi,Gisele
Willig,Mariluci Hautsch
Tonocchi,Rita
author_role author
author2 Berberian,Ana Paula
Massi,Gisele
Willig,Mariluci Hautsch
Tonocchi,Rita
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hopker,Christiane del Claro
Berberian,Ana Paula
Massi,Gisele
Willig,Mariluci Hautsch
Tonocchi,Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Epilepsia
Conhecimento
Empoderamento
Qualidade de Vida
Estigma Social
topic Epilepsia
Conhecimento
Empoderamento
Qualidade de Vida
Estigma Social
description RESUMO Objetivo Analisar percepções de pessoas com epilepsia acerca da doença e seu impacto na qualidade de vida. Método Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo de corte transversal realizado em hospital de referência terciária, vinculado ao Sistema Único de Saúde. Participaram do estudo 30 pessoas com o diagnóstico de epilepsia de lobo temporal refratária. Foi aplicado questionário para a coleta dos dados sociodemográficos e clínicos, bem como das percepções acerca da doença. Avaliou-se a qualidade de vida por meio do Subjective Handicap of Epilepsye e o estigma pela Escala Estigma na Epilepsia. Resultados Foi encontrada significância na relação entre estigma e qualidade de vida com os domínios trabalho e social/pessoal, entre estigma e percepções sobre a epilepsia. As respostas fornecidas pelos participantes foram organizadas em quatro categorias: definições e causas; crises e tratamento; impacto familiar e social; impacto na vida das pessoas. Conclusão Evidenciou-se o predomínio do conhecimento restrito dos participantes acerca da epilepsia e o impacto negativo que o estigma relacionado a tal doença acarreta na qualidade de vida. Pode-se verificar que a qualidade de vida e o estigma estão diretamente relacionados ao conhecimento dos participantes sobre a epilepsia. Ressalta-se a necessidade do implemento de programas e ações que objetivem: proporcionar maior conhecimento sobre a epilepsia por parte do paciente e de seus familiares; favorecer a comunicação entre os profissionais de saúde e as PCEs; promover a participação do paciente e de seus familiares na gestão do tratamento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100305
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000100305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20172015236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.29 n.1 2017
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441654599680