Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Paula Colvara de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gigoski,Vanessa Souza, Etges,Camila Lúcia, Barbosa,Lisiane da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100306
Resumo: RESUMO Objetivo Descrever os achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos de um hospital de referência do sul do Brasil. Método Trata-se de um estudo transversal, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, no qual participaram lactentes com diagnóstico médico de cardiopatia congênita e idade entre 0 e 6 meses, após procedimento cirúrgico. Foram excluídos da amostra aqueles que apresentaram: comprometimento neurológico, malformação craniofacial, alterações estruturais de vias aéreas superiores, comprometimento respiratório, suspeita ou diagnóstico de síndrome genética. A avaliação clínica foi realizada por meio de aplicação parcial do Protocolo de Avaliação da Disfagia Pediátrica. Em relação às análises estatísticas, as variáveis quantitativas foram descritas por mediana e amplitude interquartílica e as variáveis qualitativas foram descritas por frequências absolutas e relativas. Testes não paramétricos foram aplicados para avaliar as associações. Resultados Dos 31 lactentes que compuseram a amostra, 23 (74,2%) foram classificados com algum grau de disfagia. Houve diferença significativa na avaliação clínica realizada com a oferta de mamadeira quando comparada à oferta em seio materno, em mamadeira também foi observado maior número de alterações da deglutição. A relação entre o tempo de intubação orotraqueal maior que 24 horas e a presença de disfagia apresentaram associação estatisticamente significativa. Conclusão Por meio da ACD foi possível descrever as alterações de deglutição em lactentes cardiopatas após procedimento cirúrgico, independentemente do modo de oferta. Além de identificar a presença de disfagia em número elevado da amostra e sua associação com o período de IOT maior de 24 horas.
id SBFA-1_648186f9397724c2b8753f35ea68844d
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822018000100306
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicosCardiopatias CongênitasLactentesAvaliaçãoDeglutiçãoTranstornos de DeglutiçãoFonoaudiologiaRESUMO Objetivo Descrever os achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos de um hospital de referência do sul do Brasil. Método Trata-se de um estudo transversal, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, no qual participaram lactentes com diagnóstico médico de cardiopatia congênita e idade entre 0 e 6 meses, após procedimento cirúrgico. Foram excluídos da amostra aqueles que apresentaram: comprometimento neurológico, malformação craniofacial, alterações estruturais de vias aéreas superiores, comprometimento respiratório, suspeita ou diagnóstico de síndrome genética. A avaliação clínica foi realizada por meio de aplicação parcial do Protocolo de Avaliação da Disfagia Pediátrica. Em relação às análises estatísticas, as variáveis quantitativas foram descritas por mediana e amplitude interquartílica e as variáveis qualitativas foram descritas por frequências absolutas e relativas. Testes não paramétricos foram aplicados para avaliar as associações. Resultados Dos 31 lactentes que compuseram a amostra, 23 (74,2%) foram classificados com algum grau de disfagia. Houve diferença significativa na avaliação clínica realizada com a oferta de mamadeira quando comparada à oferta em seio materno, em mamadeira também foi observado maior número de alterações da deglutição. A relação entre o tempo de intubação orotraqueal maior que 24 horas e a presença de disfagia apresentaram associação estatisticamente significativa. Conclusão Por meio da ACD foi possível descrever as alterações de deglutição em lactentes cardiopatas após procedimento cirúrgico, independentemente do modo de oferta. Além de identificar a presença de disfagia em número elevado da amostra e sua associação com o período de IOT maior de 24 horas.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100306CoDAS v.30 n.1 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182017024info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Paula Colvara deGigoski,Vanessa SouzaEtges,Camila LúciaBarbosa,Lisiane da Rosapor2018-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000100306Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-03-02T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos
title Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos
spellingShingle Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos
Souza,Paula Colvara de
Cardiopatias Congênitas
Lactentes
Avaliação
Deglutição
Transtornos de Deglutição
Fonoaudiologia
title_short Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos
title_full Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos
title_fullStr Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos
title_full_unstemmed Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos
title_sort Achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos
author Souza,Paula Colvara de
author_facet Souza,Paula Colvara de
Gigoski,Vanessa Souza
Etges,Camila Lúcia
Barbosa,Lisiane da Rosa
author_role author
author2 Gigoski,Vanessa Souza
Etges,Camila Lúcia
Barbosa,Lisiane da Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Paula Colvara de
Gigoski,Vanessa Souza
Etges,Camila Lúcia
Barbosa,Lisiane da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Cardiopatias Congênitas
Lactentes
Avaliação
Deglutição
Transtornos de Deglutição
Fonoaudiologia
topic Cardiopatias Congênitas
Lactentes
Avaliação
Deglutição
Transtornos de Deglutição
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo Descrever os achados da avaliação clínica da deglutição em lactentes cardiopatas pós-cirúrgicos de um hospital de referência do sul do Brasil. Método Trata-se de um estudo transversal, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, no qual participaram lactentes com diagnóstico médico de cardiopatia congênita e idade entre 0 e 6 meses, após procedimento cirúrgico. Foram excluídos da amostra aqueles que apresentaram: comprometimento neurológico, malformação craniofacial, alterações estruturais de vias aéreas superiores, comprometimento respiratório, suspeita ou diagnóstico de síndrome genética. A avaliação clínica foi realizada por meio de aplicação parcial do Protocolo de Avaliação da Disfagia Pediátrica. Em relação às análises estatísticas, as variáveis quantitativas foram descritas por mediana e amplitude interquartílica e as variáveis qualitativas foram descritas por frequências absolutas e relativas. Testes não paramétricos foram aplicados para avaliar as associações. Resultados Dos 31 lactentes que compuseram a amostra, 23 (74,2%) foram classificados com algum grau de disfagia. Houve diferença significativa na avaliação clínica realizada com a oferta de mamadeira quando comparada à oferta em seio materno, em mamadeira também foi observado maior número de alterações da deglutição. A relação entre o tempo de intubação orotraqueal maior que 24 horas e a presença de disfagia apresentaram associação estatisticamente significativa. Conclusão Por meio da ACD foi possível descrever as alterações de deglutição em lactentes cardiopatas após procedimento cirúrgico, independentemente do modo de oferta. Além de identificar a presença de disfagia em número elevado da amostra e sua associação com o período de IOT maior de 24 horas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100306
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20182017024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.30 n.1 2018
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442065641472