Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Amato,Cibelle Albuquerque de la Higuera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300016
Resumo: OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática da literatura envolvendo as propostas de terapia baseada na análise de comportamento aplicada (ABA) dirigida a pessoas portadoras de distúrbios do espectro do autismo (DEA), contribuindo, dessa forma, para uma prática efetivamente baseada em evidências. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: As bases de dados Web of Science, Medline, SciELO e Lilacs foram consultadas para o levantamento das referências bibliográficas publicadas nos últimos cinco anos. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Foram selecionados os artigos publicados em periódicos com revisão por pares. Foram utilizados como critérios de exclusão o idioma, o tipo de artigo, o tema e os artigos repetidos. Essa seleção resultou em 52 artigos, que foram analisados na íntegra. ANÁLISE DOS DADOS: Foram consideradas as informações referentes a autor, periódico e data; título; tema e abordagem; casuística; critérios de inclusão e exclusão e conclusões. RESULTADOS: Os artigos abordam processos de intervenção, revisões de literatura, formação profissional e a contribuição dos pais no processo de intervenção. Apenas quatro artigos relatam a contribuição dos pais na aplicação dos princípios da ABA no ambiente doméstico. Os estudos sobre formação profissional enfatizam a valorização da formação especializada. A maioria das revisões de literatura conclui que os processos de intervenção são controversos, caros e dependentes de fatores externos. Embora artigos que relatam processos de intervenção envolvam 663 participantes, não é possível a realização de meta-análise devido à ausência de critérios de inclusão e caracterização comparáveis. CONCLUSÃO: Não há evidência suficiente para corroborar a preponderância da ABA sobre outras alternativas.
id SBFA-1_64ec2af19e9fc81a9a2979096dca5a90
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822013000300016
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literaturaTranstorno autistaFonoaudiologiaTerapia comportamentalTerapia de linguagemOBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática da literatura envolvendo as propostas de terapia baseada na análise de comportamento aplicada (ABA) dirigida a pessoas portadoras de distúrbios do espectro do autismo (DEA), contribuindo, dessa forma, para uma prática efetivamente baseada em evidências. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: As bases de dados Web of Science, Medline, SciELO e Lilacs foram consultadas para o levantamento das referências bibliográficas publicadas nos últimos cinco anos. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Foram selecionados os artigos publicados em periódicos com revisão por pares. Foram utilizados como critérios de exclusão o idioma, o tipo de artigo, o tema e os artigos repetidos. Essa seleção resultou em 52 artigos, que foram analisados na íntegra. ANÁLISE DOS DADOS: Foram consideradas as informações referentes a autor, periódico e data; título; tema e abordagem; casuística; critérios de inclusão e exclusão e conclusões. RESULTADOS: Os artigos abordam processos de intervenção, revisões de literatura, formação profissional e a contribuição dos pais no processo de intervenção. Apenas quatro artigos relatam a contribuição dos pais na aplicação dos princípios da ABA no ambiente doméstico. Os estudos sobre formação profissional enfatizam a valorização da formação especializada. A maioria das revisões de literatura conclui que os processos de intervenção são controversos, caros e dependentes de fatores externos. Embora artigos que relatam processos de intervenção envolvam 663 participantes, não é possível a realização de meta-análise devido à ausência de critérios de inclusão e caracterização comparáveis. CONCLUSÃO: Não há evidência suficiente para corroborar a preponderância da ABA sobre outras alternativas.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300016CoDAS v.25 n.3 2013reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/S2317-17822013000300016info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes,Fernanda Dreux MirandaAmato,Cibelle Albuquerque de la Higuerapor2013-07-19T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822013000300016Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2013-07-19T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura
title Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura
spellingShingle Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura
Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
Transtorno autista
Fonoaudiologia
Terapia comportamental
Terapia de linguagem
title_short Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura
title_full Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura
title_fullStr Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura
title_full_unstemmed Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura
title_sort Análise de Comportamento Aplicada e Distúrbios do Espectro do Autismo: revisão de literatura
author Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
author_facet Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
Amato,Cibelle Albuquerque de la Higuera
author_role author
author2 Amato,Cibelle Albuquerque de la Higuera
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes,Fernanda Dreux Miranda
Amato,Cibelle Albuquerque de la Higuera
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno autista
Fonoaudiologia
Terapia comportamental
Terapia de linguagem
topic Transtorno autista
Fonoaudiologia
Terapia comportamental
Terapia de linguagem
description OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática da literatura envolvendo as propostas de terapia baseada na análise de comportamento aplicada (ABA) dirigida a pessoas portadoras de distúrbios do espectro do autismo (DEA), contribuindo, dessa forma, para uma prática efetivamente baseada em evidências. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: As bases de dados Web of Science, Medline, SciELO e Lilacs foram consultadas para o levantamento das referências bibliográficas publicadas nos últimos cinco anos. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Foram selecionados os artigos publicados em periódicos com revisão por pares. Foram utilizados como critérios de exclusão o idioma, o tipo de artigo, o tema e os artigos repetidos. Essa seleção resultou em 52 artigos, que foram analisados na íntegra. ANÁLISE DOS DADOS: Foram consideradas as informações referentes a autor, periódico e data; título; tema e abordagem; casuística; critérios de inclusão e exclusão e conclusões. RESULTADOS: Os artigos abordam processos de intervenção, revisões de literatura, formação profissional e a contribuição dos pais no processo de intervenção. Apenas quatro artigos relatam a contribuição dos pais na aplicação dos princípios da ABA no ambiente doméstico. Os estudos sobre formação profissional enfatizam a valorização da formação especializada. A maioria das revisões de literatura conclui que os processos de intervenção são controversos, caros e dependentes de fatores externos. Embora artigos que relatam processos de intervenção envolvam 663 participantes, não é possível a realização de meta-análise devido à ausência de critérios de inclusão e caracterização comparáveis. CONCLUSÃO: Não há evidência suficiente para corroborar a preponderância da ABA sobre outras alternativas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822013000300016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S2317-17822013000300016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.25 n.3 2013
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122439953809408