Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo,Noemi de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Yamasaki,Rosiane, Padovani,Marina Martins Pereira, Behlau,Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000400301
Resumo: Resumo Objetivo Verificar o efeito da repetição de estímulos âncoras no julgamento perceptivo auditivo do desvio vocal predominante realizado por estudantes de fonoaudiologia; analisar a relação entre o número de dimensões vocais dos estímulos sonoros e a acurácia; e investigar a relação entre o desvio vocal predominante e a acurácia. Método Participaram da pesquisa 54 estudantes de fonoaudiologia, divididos em: Grupo Com Repetição - GCR com 28 alunos; e Grupo Sem Repetição - GSR, 26 alunos. A amostra vocal consistiu de 220 vozes humanas disfônicas, vogal /ε/. O GCR escutou três estímulos âncoras, uma voz rugosa, uma soprosa e uma tensa, no início da tarefa e a cada 20 vozes. O GSR escutou os estímulos âncoras somente no início da tarefa de avaliação. Estas classificações foram comparadas com respostas referências produzidas por 3 fonoaudiólogas experientes. Analisamos a acurácia e a confiabilidade intra e interavaliadores, a correlação entre número de dimensões vocais e acurácia e a relação entre desvio vocal predominante e acurácia. Resultados Os grupos tiveram desempenhos semelhantes na acurácia do desvio vocal predominante. A confiabilidade intra e interavaliadores foi discretamente maior no GCR. A acurácia dos alunos foi inversamente proporcional ao número de dimensões vocais presentes nos estímulos. O desvio vocal de maior acurácia foi a soprosidade, e a de menor, a tensão. Conclusão A repetição dos estímulos âncoras melhorou a confiabilidade dos estudantes, mas não se mostrou efetiva na acurácia da classificação do desvio vocal predominante. O número de dimensões vocais nos estímulos sonoros interferiu na acurácia dos alunos.
id SBFA-1_72a6d9334995d5fb1663b83e0e671715
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822022000400301
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologiaVozDistúrbios da vozDisfoniaQualidade da VozPercepção AuditivaResumo Objetivo Verificar o efeito da repetição de estímulos âncoras no julgamento perceptivo auditivo do desvio vocal predominante realizado por estudantes de fonoaudiologia; analisar a relação entre o número de dimensões vocais dos estímulos sonoros e a acurácia; e investigar a relação entre o desvio vocal predominante e a acurácia. Método Participaram da pesquisa 54 estudantes de fonoaudiologia, divididos em: Grupo Com Repetição - GCR com 28 alunos; e Grupo Sem Repetição - GSR, 26 alunos. A amostra vocal consistiu de 220 vozes humanas disfônicas, vogal /ε/. O GCR escutou três estímulos âncoras, uma voz rugosa, uma soprosa e uma tensa, no início da tarefa e a cada 20 vozes. O GSR escutou os estímulos âncoras somente no início da tarefa de avaliação. Estas classificações foram comparadas com respostas referências produzidas por 3 fonoaudiólogas experientes. Analisamos a acurácia e a confiabilidade intra e interavaliadores, a correlação entre número de dimensões vocais e acurácia e a relação entre desvio vocal predominante e acurácia. Resultados Os grupos tiveram desempenhos semelhantes na acurácia do desvio vocal predominante. A confiabilidade intra e interavaliadores foi discretamente maior no GCR. A acurácia dos alunos foi inversamente proporcional ao número de dimensões vocais presentes nos estímulos. O desvio vocal de maior acurácia foi a soprosidade, e a de menor, a tensão. Conclusão A repetição dos estímulos âncoras melhorou a confiabilidade dos estudantes, mas não se mostrou efetiva na acurácia da classificação do desvio vocal predominante. O número de dimensões vocais nos estímulos sonoros interferiu na acurácia dos alunos.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000400301CoDAS v.34 n.4 2022reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20212021064info:eu-repo/semantics/openAccessBispo,Noemi de OliveiraYamasaki,RosianePadovani,Marina Martins PereiraBehlau,Marapor2022-01-18T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822022000400301Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2022-01-18T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia
title Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia
spellingShingle Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia
Bispo,Noemi de Oliveira
Voz
Distúrbios da voz
Disfonia
Qualidade da Voz
Percepção Auditiva
title_short Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia
title_full Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia
title_fullStr Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia
title_full_unstemmed Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia
title_sort Repetição de estímulos âncoras e natureza das amostras vocais no julgamento perceptivo-auditivo realizado por estudantes de fonoaudiologia
author Bispo,Noemi de Oliveira
author_facet Bispo,Noemi de Oliveira
Yamasaki,Rosiane
Padovani,Marina Martins Pereira
Behlau,Mara
author_role author
author2 Yamasaki,Rosiane
Padovani,Marina Martins Pereira
Behlau,Mara
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo,Noemi de Oliveira
Yamasaki,Rosiane
Padovani,Marina Martins Pereira
Behlau,Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Distúrbios da voz
Disfonia
Qualidade da Voz
Percepção Auditiva
topic Voz
Distúrbios da voz
Disfonia
Qualidade da Voz
Percepção Auditiva
description Resumo Objetivo Verificar o efeito da repetição de estímulos âncoras no julgamento perceptivo auditivo do desvio vocal predominante realizado por estudantes de fonoaudiologia; analisar a relação entre o número de dimensões vocais dos estímulos sonoros e a acurácia; e investigar a relação entre o desvio vocal predominante e a acurácia. Método Participaram da pesquisa 54 estudantes de fonoaudiologia, divididos em: Grupo Com Repetição - GCR com 28 alunos; e Grupo Sem Repetição - GSR, 26 alunos. A amostra vocal consistiu de 220 vozes humanas disfônicas, vogal /ε/. O GCR escutou três estímulos âncoras, uma voz rugosa, uma soprosa e uma tensa, no início da tarefa e a cada 20 vozes. O GSR escutou os estímulos âncoras somente no início da tarefa de avaliação. Estas classificações foram comparadas com respostas referências produzidas por 3 fonoaudiólogas experientes. Analisamos a acurácia e a confiabilidade intra e interavaliadores, a correlação entre número de dimensões vocais e acurácia e a relação entre desvio vocal predominante e acurácia. Resultados Os grupos tiveram desempenhos semelhantes na acurácia do desvio vocal predominante. A confiabilidade intra e interavaliadores foi discretamente maior no GCR. A acurácia dos alunos foi inversamente proporcional ao número de dimensões vocais presentes nos estímulos. O desvio vocal de maior acurácia foi a soprosidade, e a de menor, a tensão. Conclusão A repetição dos estímulos âncoras melhorou a confiabilidade dos estudantes, mas não se mostrou efetiva na acurácia da classificação do desvio vocal predominante. O número de dimensões vocais nos estímulos sonoros interferiu na acurácia dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000400301
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822022000400301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20212021064
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.34 n.4 2022
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122443699322880