Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcuri,Cláudia Fassin
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schiefer,Ana Maria, Azevedo,Marisa Frasson de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300312
Resumo: RESUMO Objetivo Verificar as habilidades do processamento auditivo e a ocorrência do efeito de supressão das emissões otoacústicas em indivíduos com gagueira. Método Participaram 15 adultos com gagueira, de 18 a 40 anos, com grau de severidade variando de leve a severo, pareados por gênero, faixa etária e escolaridade com indivíduos sem queixa ou alteração de comunicação. Todos passaram por avaliação fonoaudiológica convencional, avaliação específica da gagueira, avaliação audiológica básica (audiometria, imitanciomentria e pesquisa dos reflexos acústicos) e específica (avaliação do processamento auditivo e pesquisa do efeito de supressão das emissões otoacústicas). Os dados foram submetidos à análise estatística, com aplicação do Teste Exato de Fisher e do Teste de Mann-Whitney. Resultados O grupo de gagos apresentou maior ocorrência de alterações de processamento auditivo. Os testes do processamento auditivo que diferenciaram os grupos de gagos e não gagos foram o Teste Dicótico não Verbal e o Teste Padrão de Frequência. O grupo de gagos apresentou maior ocorrência de ausência do efeito de supressão das emissões otoacústicas, indicando anormalidade do funcionamento do sistema eferente olivococlear medial. Conclusão: As habilidades do processamento auditivo investigadas neste estudo diferem indivíduos gagos e não gagos, com maior alteração nos gagos. O funcionamento do sistema eferente olivococlear medial mostrou-se deficitário nos indivíduos gagos, indicando dificuldade de discriminação auditiva, principalmente na presença de ruído.
id SBFA-1_7fdf800c91d159468522d75febcd58f6
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822017000300312
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejamGagueiraAudiçãoEmissões Otoacústicas EspontâneasTranstornos da Percepção AuditivaTestes AuditivosRESUMO Objetivo Verificar as habilidades do processamento auditivo e a ocorrência do efeito de supressão das emissões otoacústicas em indivíduos com gagueira. Método Participaram 15 adultos com gagueira, de 18 a 40 anos, com grau de severidade variando de leve a severo, pareados por gênero, faixa etária e escolaridade com indivíduos sem queixa ou alteração de comunicação. Todos passaram por avaliação fonoaudiológica convencional, avaliação específica da gagueira, avaliação audiológica básica (audiometria, imitanciomentria e pesquisa dos reflexos acústicos) e específica (avaliação do processamento auditivo e pesquisa do efeito de supressão das emissões otoacústicas). Os dados foram submetidos à análise estatística, com aplicação do Teste Exato de Fisher e do Teste de Mann-Whitney. Resultados O grupo de gagos apresentou maior ocorrência de alterações de processamento auditivo. Os testes do processamento auditivo que diferenciaram os grupos de gagos e não gagos foram o Teste Dicótico não Verbal e o Teste Padrão de Frequência. O grupo de gagos apresentou maior ocorrência de ausência do efeito de supressão das emissões otoacústicas, indicando anormalidade do funcionamento do sistema eferente olivococlear medial. Conclusão: As habilidades do processamento auditivo investigadas neste estudo diferem indivíduos gagos e não gagos, com maior alteração nos gagos. O funcionamento do sistema eferente olivococlear medial mostrou-se deficitário nos indivíduos gagos, indicando dificuldade de discriminação auditiva, principalmente na presença de ruído.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300312CoDAS v.29 n.3 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172016230info:eu-repo/semantics/openAccessArcuri,Cláudia FassinSchiefer,Ana MariaAzevedo,Marisa Frasson depor2017-05-16T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000300312Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-05-16T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam
title Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam
spellingShingle Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam
Arcuri,Cláudia Fassin
Gagueira
Audição
Emissões Otoacústicas Espontâneas
Transtornos da Percepção Auditiva
Testes Auditivos
title_short Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam
title_full Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam
title_fullStr Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam
title_full_unstemmed Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam
title_sort Pesquisa do efeito de supressão e do processamento auditivo em indivíduos que gaguejam
author Arcuri,Cláudia Fassin
author_facet Arcuri,Cláudia Fassin
Schiefer,Ana Maria
Azevedo,Marisa Frasson de
author_role author
author2 Schiefer,Ana Maria
Azevedo,Marisa Frasson de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arcuri,Cláudia Fassin
Schiefer,Ana Maria
Azevedo,Marisa Frasson de
dc.subject.por.fl_str_mv Gagueira
Audição
Emissões Otoacústicas Espontâneas
Transtornos da Percepção Auditiva
Testes Auditivos
topic Gagueira
Audição
Emissões Otoacústicas Espontâneas
Transtornos da Percepção Auditiva
Testes Auditivos
description RESUMO Objetivo Verificar as habilidades do processamento auditivo e a ocorrência do efeito de supressão das emissões otoacústicas em indivíduos com gagueira. Método Participaram 15 adultos com gagueira, de 18 a 40 anos, com grau de severidade variando de leve a severo, pareados por gênero, faixa etária e escolaridade com indivíduos sem queixa ou alteração de comunicação. Todos passaram por avaliação fonoaudiológica convencional, avaliação específica da gagueira, avaliação audiológica básica (audiometria, imitanciomentria e pesquisa dos reflexos acústicos) e específica (avaliação do processamento auditivo e pesquisa do efeito de supressão das emissões otoacústicas). Os dados foram submetidos à análise estatística, com aplicação do Teste Exato de Fisher e do Teste de Mann-Whitney. Resultados O grupo de gagos apresentou maior ocorrência de alterações de processamento auditivo. Os testes do processamento auditivo que diferenciaram os grupos de gagos e não gagos foram o Teste Dicótico não Verbal e o Teste Padrão de Frequência. O grupo de gagos apresentou maior ocorrência de ausência do efeito de supressão das emissões otoacústicas, indicando anormalidade do funcionamento do sistema eferente olivococlear medial. Conclusão: As habilidades do processamento auditivo investigadas neste estudo diferem indivíduos gagos e não gagos, com maior alteração nos gagos. O funcionamento do sistema eferente olivococlear medial mostrou-se deficitário nos indivíduos gagos, indicando dificuldade de discriminação auditiva, principalmente na presença de ruído.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300312
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20172016230
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.29 n.3 2017
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441726951424