A relevância da medida de sílabas por minuto na avaliação da velocidade de leitura
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200308 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Verificar se há diferenças na avaliação da velocidade de leitura de crianças do 3º e 4º anos do ensino fundamental, utilizando-se as medidas de palavras lidas por minuto e sílabas lidas por minuto. Método Esta pesquisa contou com 29 crianças do terceiro ano e 28 do quarto ano do ensino fundamental sem alterações de leitura e escrita. Todos foram solicitados a realizar a leitura de um texto de acordo com a sua escolaridade. O procedimento foi gravado e a velocidade de leitura foi calculada em palavras e sílabas lidas por minuto. Resultados Os dados indicaram que a medida de sílabas por minuto foi mais efetiva para aferir a diferença de velocidade de leitura de crianças de diferentes anos escolares, pois traça um perfil mais fidedigno da velocidade de leitura. Conclusão A presente pesquisa mostrou evidências de que a medida em sílabas lidas por minuto é mais precisa na caracterização do desempenho das crianças, pois tal medida considera os aspectos linguístico-textuais. |
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A relevância da medida de sílabas por minuto na avaliação da velocidade de leituraAprendizagemLeituraLinguagemAvaliaçãoEducaçãoRESUMO Objetivo Verificar se há diferenças na avaliação da velocidade de leitura de crianças do 3º e 4º anos do ensino fundamental, utilizando-se as medidas de palavras lidas por minuto e sílabas lidas por minuto. Método Esta pesquisa contou com 29 crianças do terceiro ano e 28 do quarto ano do ensino fundamental sem alterações de leitura e escrita. Todos foram solicitados a realizar a leitura de um texto de acordo com a sua escolaridade. O procedimento foi gravado e a velocidade de leitura foi calculada em palavras e sílabas lidas por minuto. Resultados Os dados indicaram que a medida de sílabas por minuto foi mais efetiva para aferir a diferença de velocidade de leitura de crianças de diferentes anos escolares, pois traça um perfil mais fidedigno da velocidade de leitura. Conclusão A presente pesquisa mostrou evidências de que a medida em sílabas lidas por minuto é mais precisa na caracterização do desempenho das crianças, pois tal medida considera os aspectos linguístico-textuais.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200308CoDAS v.29 n.2 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172016080info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Aparecido José CoutoCárnio,Maria SilviaWertzner,Haydée Fiszbeinpor2017-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000200308Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-03-22T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
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