Construção e aplicabilidade de um teste de percepção de fala com figuras

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Autor(a) principal: Souza,Laís Flavia de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Braga,Gabriela Rosito Alvarez Bernardez, Mota,Ana Lúcia Rios, Zamberlan-Amorim,Nelma Ellen, Reis,Ana Cláudia Mirândola Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822016000600758
Resumo: RESUMO Objetivo construir e aplicar um material de apoio para respostas ao teste do índice percentual de reconhecimento de fala em crianças. Método estudo descritivo exploratório. A primeira etapa, elaboração de um material, foi realizada pela avaliação de 31 fonoaudiólogos (juízes), com palavras monossílabas e dissílabas, regulares e frequentes, que pertencem ao vocabulário das crianças e figuras que pudessem representar essas palavras. A segunda etapa constituiu-se da aplicabilidade do material em 30 crianças na faixa etária de 2 a 4 anos e 11 meses, com audição normal. Resultados o material foi constituído por 25 palavras e seis pranchas com seis figuras. As palavras selecionadas pelos fonoaudiólogos tiveram como critério o fonema inicial e figuras reais, coloridas e próximas do cotidiano das crianças. A média de acertos apresentada pelas crianças no índice percentual de reconhecimento de fala com apoio das figuras foi de 93% (± 8% desvio padrão) e sem, de 64% (± 25% desvio padrão). Ao comparar os resultados obtidos com e sem o apoio das figuras, observou-se diferença significativa para 15 das 25 palavras do teste, sendo maior o número de acertos quando se utilizou com apoio de figuras. Na comparação entre os acertos e erros obtidos no teste, utilizando as figuras como apoio, houve diferença significativa apenas para a palavra “cão” (p=0,0079). Conclusão houve concordância entre os juízes em relação às palavras e figuras; a aplicação foi rápida e fácil, possibilitando a avaliação e o monitoramento sistematizado da habilidade de percepção de fala independentemente da capacidade de verbalização da criança.
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