Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim,Débora Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maciel,Fernanda Jorge, Piastrelli,Marina Teixeira, Lemos,Stela Maris Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200309
Resumo: RESUMO Objetivo Avaliar um serviço de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário segundo os aspectos: acesso, atendimento, comunicação, competência profissional e verificar sua correlação com características clínicas, sociodemográficas e assistenciais. Método Trata-se de estudo observacional analítico transversal, realizado com amostra probabilística estratificada por gênero e idade. Foram utilizados os questionários de Avaliação do Serviço de Saúde Auditiva e o Critério de Classificação Econômica Brasil. No total, foram entrevistados 214 usuários, atendidos no período de maio de 2009 a maio de 2013. Resultados Foi possível observar que a maioria dos usuários avaliados é do gênero feminino, encontra-se na faixa etária idosa, alfabetizada, grau de dificuldade auditiva moderada, teve acesso ao transporte por recursos próprios, passou por avaliação otorrinolaringológica para diagnóstico, buscou o serviço para aquisição do aparelho de amplificação sonora individual e é da classe econômica C. Quanto à satisfação dos usuários, a maioria demonstrou estar satisfeita quanto ao acesso, avaliação da audição, ao atendimento personalizado, ao benefício para a família, à comunicação e informação e competência profissional. Na análise de correlação entre os escores, verificou-se que, quando o usuário avalia bem o acesso, assim como a comunicação e informação, aumenta o escore total, com coeficiente de correlação moderado. Conclusão Os usuários apontaram maior satisfação com o domínio Competência Profissional e menor satisfação com o de Benefício Familiar. Além disso, a avaliação do acesso e comunicação demonstraram ser importantes eixos para a qualidade do serviço de saúde auditiva por parte do usuário.
id SBFA-1_96b5e98bdcb896ca423aa94661e8b465
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822017000200309
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço públicoAvaliaçãoSatisfaçãoPerda AuditivaSistema Único de SaúdeFonoaudiologiaRESUMO Objetivo Avaliar um serviço de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário segundo os aspectos: acesso, atendimento, comunicação, competência profissional e verificar sua correlação com características clínicas, sociodemográficas e assistenciais. Método Trata-se de estudo observacional analítico transversal, realizado com amostra probabilística estratificada por gênero e idade. Foram utilizados os questionários de Avaliação do Serviço de Saúde Auditiva e o Critério de Classificação Econômica Brasil. No total, foram entrevistados 214 usuários, atendidos no período de maio de 2009 a maio de 2013. Resultados Foi possível observar que a maioria dos usuários avaliados é do gênero feminino, encontra-se na faixa etária idosa, alfabetizada, grau de dificuldade auditiva moderada, teve acesso ao transporte por recursos próprios, passou por avaliação otorrinolaringológica para diagnóstico, buscou o serviço para aquisição do aparelho de amplificação sonora individual e é da classe econômica C. Quanto à satisfação dos usuários, a maioria demonstrou estar satisfeita quanto ao acesso, avaliação da audição, ao atendimento personalizado, ao benefício para a família, à comunicação e informação e competência profissional. Na análise de correlação entre os escores, verificou-se que, quando o usuário avalia bem o acesso, assim como a comunicação e informação, aumenta o escore total, com coeficiente de correlação moderado. Conclusão Os usuários apontaram maior satisfação com o domínio Competência Profissional e menor satisfação com o de Benefício Familiar. Além disso, a avaliação do acesso e comunicação demonstraram ser importantes eixos para a qualidade do serviço de saúde auditiva por parte do usuário.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200309CoDAS v.29 n.2 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172015259info:eu-repo/semantics/openAccessJardim,Débora SoaresMaciel,Fernanda JorgePiastrelli,Marina TeixeiraLemos,Stela Maris Aguiarpor2017-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000200309Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-03-28T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
title Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
spellingShingle Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
Jardim,Débora Soares
Avaliação
Satisfação
Perda Auditiva
Sistema Único de Saúde
Fonoaudiologia
title_short Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
title_full Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
title_fullStr Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
title_full_unstemmed Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
title_sort Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
author Jardim,Débora Soares
author_facet Jardim,Débora Soares
Maciel,Fernanda Jorge
Piastrelli,Marina Teixeira
Lemos,Stela Maris Aguiar
author_role author
author2 Maciel,Fernanda Jorge
Piastrelli,Marina Teixeira
Lemos,Stela Maris Aguiar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim,Débora Soares
Maciel,Fernanda Jorge
Piastrelli,Marina Teixeira
Lemos,Stela Maris Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Satisfação
Perda Auditiva
Sistema Único de Saúde
Fonoaudiologia
topic Avaliação
Satisfação
Perda Auditiva
Sistema Único de Saúde
Fonoaudiologia
description RESUMO Objetivo Avaliar um serviço de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário segundo os aspectos: acesso, atendimento, comunicação, competência profissional e verificar sua correlação com características clínicas, sociodemográficas e assistenciais. Método Trata-se de estudo observacional analítico transversal, realizado com amostra probabilística estratificada por gênero e idade. Foram utilizados os questionários de Avaliação do Serviço de Saúde Auditiva e o Critério de Classificação Econômica Brasil. No total, foram entrevistados 214 usuários, atendidos no período de maio de 2009 a maio de 2013. Resultados Foi possível observar que a maioria dos usuários avaliados é do gênero feminino, encontra-se na faixa etária idosa, alfabetizada, grau de dificuldade auditiva moderada, teve acesso ao transporte por recursos próprios, passou por avaliação otorrinolaringológica para diagnóstico, buscou o serviço para aquisição do aparelho de amplificação sonora individual e é da classe econômica C. Quanto à satisfação dos usuários, a maioria demonstrou estar satisfeita quanto ao acesso, avaliação da audição, ao atendimento personalizado, ao benefício para a família, à comunicação e informação e competência profissional. Na análise de correlação entre os escores, verificou-se que, quando o usuário avalia bem o acesso, assim como a comunicação e informação, aumenta o escore total, com coeficiente de correlação moderado. Conclusão Os usuários apontaram maior satisfação com o domínio Competência Profissional e menor satisfação com o de Benefício Familiar. Além disso, a avaliação do acesso e comunicação demonstraram ser importantes eixos para a qualidade do serviço de saúde auditiva por parte do usuário.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200309
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20172015259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.29 n.2 2017
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122441692348416