Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço público
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
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Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200309 |
Resumo: | RESUMO Objetivo Avaliar um serviço de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário segundo os aspectos: acesso, atendimento, comunicação, competência profissional e verificar sua correlação com características clínicas, sociodemográficas e assistenciais. Método Trata-se de estudo observacional analítico transversal, realizado com amostra probabilística estratificada por gênero e idade. Foram utilizados os questionários de Avaliação do Serviço de Saúde Auditiva e o Critério de Classificação Econômica Brasil. No total, foram entrevistados 214 usuários, atendidos no período de maio de 2009 a maio de 2013. Resultados Foi possível observar que a maioria dos usuários avaliados é do gênero feminino, encontra-se na faixa etária idosa, alfabetizada, grau de dificuldade auditiva moderada, teve acesso ao transporte por recursos próprios, passou por avaliação otorrinolaringológica para diagnóstico, buscou o serviço para aquisição do aparelho de amplificação sonora individual e é da classe econômica C. Quanto à satisfação dos usuários, a maioria demonstrou estar satisfeita quanto ao acesso, avaliação da audição, ao atendimento personalizado, ao benefício para a família, à comunicação e informação e competência profissional. Na análise de correlação entre os escores, verificou-se que, quando o usuário avalia bem o acesso, assim como a comunicação e informação, aumenta o escore total, com coeficiente de correlação moderado. Conclusão Os usuários apontaram maior satisfação com o domínio Competência Profissional e menor satisfação com o de Benefício Familiar. Além disso, a avaliação do acesso e comunicação demonstraram ser importantes eixos para a qualidade do serviço de saúde auditiva por parte do usuário. |
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Atenção à saúde auditiva: percepção dos usuários de um serviço públicoAvaliaçãoSatisfaçãoPerda AuditivaSistema Único de SaúdeFonoaudiologiaRESUMO Objetivo Avaliar um serviço de saúde auditiva sob a perspectiva do usuário segundo os aspectos: acesso, atendimento, comunicação, competência profissional e verificar sua correlação com características clínicas, sociodemográficas e assistenciais. Método Trata-se de estudo observacional analítico transversal, realizado com amostra probabilística estratificada por gênero e idade. Foram utilizados os questionários de Avaliação do Serviço de Saúde Auditiva e o Critério de Classificação Econômica Brasil. No total, foram entrevistados 214 usuários, atendidos no período de maio de 2009 a maio de 2013. Resultados Foi possível observar que a maioria dos usuários avaliados é do gênero feminino, encontra-se na faixa etária idosa, alfabetizada, grau de dificuldade auditiva moderada, teve acesso ao transporte por recursos próprios, passou por avaliação otorrinolaringológica para diagnóstico, buscou o serviço para aquisição do aparelho de amplificação sonora individual e é da classe econômica C. Quanto à satisfação dos usuários, a maioria demonstrou estar satisfeita quanto ao acesso, avaliação da audição, ao atendimento personalizado, ao benefício para a família, à comunicação e informação e competência profissional. Na análise de correlação entre os escores, verificou-se que, quando o usuário avalia bem o acesso, assim como a comunicação e informação, aumenta o escore total, com coeficiente de correlação moderado. Conclusão Os usuários apontaram maior satisfação com o domínio Competência Profissional e menor satisfação com o de Benefício Familiar. Além disso, a avaliação do acesso e comunicação demonstraram ser importantes eixos para a qualidade do serviço de saúde auditiva por parte do usuário.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000200309CoDAS v.29 n.2 2017reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20172015259info:eu-repo/semantics/openAccessJardim,Débora SoaresMaciel,Fernanda JorgePiastrelli,Marina TeixeiraLemos,Stela Maris Aguiarpor2017-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822017000200309Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2017-03-28T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false |
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