Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Ingrid Rafaella Dantas dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brazorotto,Joseli Soares
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: CoDAS
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100401
Resumo: RESUMO Para melhoria do desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem na criança com deficiência auditiva, além da terapia fonoaudiológica, a família deve ser o agente modificador para uma resposta terapêutica satisfatória. Estudos que analisem a efetividade de programas de intervenção fonoaudiológica por meio de videofeedback são importantes, dados os efeitos positivos desta ferramenta para a modificação de comportamentos com famílias de crianças com deficiência. Acredita-se, assim, que a intervenção por meio do videofeedback contribuirá para a melhoria das interações comunicativas entre as famílias e crianças atendidas pelos serviços de reabilitação auditiva. Os objetivos deste estudo foram investigar a interação entre as famílias e as crianças com deficiência auditiva, analisar a autoestima e a satisfação das famílias antes e após um programa de intervenção por meio do videofeedback. Ensaio clínico não randomizado, com estudo de casos em dois grupos, experimental (n=5) e controle (n=5). A intervenção contou com o apoio do vídeo de interação e de instrumentos adaptados. Protocolos pré e pós-intervenção foram aplicados. Observou-se melhora nas interações entre as famílias e crianças com deficiência auditiva nos casos do grupo experimental, bem como melhora na autoestima dos participantes deste grupo. O grupo experimental demonstrou satisfação com a intervenção realizada. Concluiu-se que o programa de intervenção fonoaudiológica baseado no videofeedback teve efeitos positivos na interação entre a família e criança e na autoestima dos pais. Estudos com controles metodológicos rigorosos deverão ser realizados para a comprovação de sua eficácia para famílias de crianças com deficiência auditiva.
id SBFA-1_a0105252bd5d8877ecf4cbbf527ef79d
oai_identifier_str oai:scielo:S2317-17822018000100401
network_acronym_str SBFA-1
network_name_str CoDAS
repository_id_str
spelling Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditivaPerda AuditivaFamíliaReabilitação da Deficiência AuditivaFeedback VisualRecursos AudiovisuaisRESUMO Para melhoria do desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem na criança com deficiência auditiva, além da terapia fonoaudiológica, a família deve ser o agente modificador para uma resposta terapêutica satisfatória. Estudos que analisem a efetividade de programas de intervenção fonoaudiológica por meio de videofeedback são importantes, dados os efeitos positivos desta ferramenta para a modificação de comportamentos com famílias de crianças com deficiência. Acredita-se, assim, que a intervenção por meio do videofeedback contribuirá para a melhoria das interações comunicativas entre as famílias e crianças atendidas pelos serviços de reabilitação auditiva. Os objetivos deste estudo foram investigar a interação entre as famílias e as crianças com deficiência auditiva, analisar a autoestima e a satisfação das famílias antes e após um programa de intervenção por meio do videofeedback. Ensaio clínico não randomizado, com estudo de casos em dois grupos, experimental (n=5) e controle (n=5). A intervenção contou com o apoio do vídeo de interação e de instrumentos adaptados. Protocolos pré e pós-intervenção foram aplicados. Observou-se melhora nas interações entre as famílias e crianças com deficiência auditiva nos casos do grupo experimental, bem como melhora na autoestima dos participantes deste grupo. O grupo experimental demonstrou satisfação com a intervenção realizada. Concluiu-se que o programa de intervenção fonoaudiológica baseado no videofeedback teve efeitos positivos na interação entre a família e criança e na autoestima dos pais. Estudos com controles metodológicos rigorosos deverão ser realizados para a comprovação de sua eficácia para famílias de crianças com deficiência auditiva.Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia2018-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100401CoDAS v.30 n.1 2018reponame:CoDASinstname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)instacron:SBFA10.1590/2317-1782/20182016256info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Ingrid Rafaella Dantas dosBrazorotto,Joseli Soarespor2018-03-02T00:00:00Zoai:scielo:S2317-17822018000100401Revistahttps://www.codas.org.br/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcodas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br2317-17822317-1782opendoar:2018-03-02T00:00CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva
title Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva
spellingShingle Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva
Santos,Ingrid Rafaella Dantas dos
Perda Auditiva
Família
Reabilitação da Deficiência Auditiva
Feedback Visual
Recursos Audiovisuais
title_short Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva
title_full Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva
title_fullStr Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva
title_full_unstemmed Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva
title_sort Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva
author Santos,Ingrid Rafaella Dantas dos
author_facet Santos,Ingrid Rafaella Dantas dos
Brazorotto,Joseli Soares
author_role author
author2 Brazorotto,Joseli Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Ingrid Rafaella Dantas dos
Brazorotto,Joseli Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Perda Auditiva
Família
Reabilitação da Deficiência Auditiva
Feedback Visual
Recursos Audiovisuais
topic Perda Auditiva
Família
Reabilitação da Deficiência Auditiva
Feedback Visual
Recursos Audiovisuais
description RESUMO Para melhoria do desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem na criança com deficiência auditiva, além da terapia fonoaudiológica, a família deve ser o agente modificador para uma resposta terapêutica satisfatória. Estudos que analisem a efetividade de programas de intervenção fonoaudiológica por meio de videofeedback são importantes, dados os efeitos positivos desta ferramenta para a modificação de comportamentos com famílias de crianças com deficiência. Acredita-se, assim, que a intervenção por meio do videofeedback contribuirá para a melhoria das interações comunicativas entre as famílias e crianças atendidas pelos serviços de reabilitação auditiva. Os objetivos deste estudo foram investigar a interação entre as famílias e as crianças com deficiência auditiva, analisar a autoestima e a satisfação das famílias antes e após um programa de intervenção por meio do videofeedback. Ensaio clínico não randomizado, com estudo de casos em dois grupos, experimental (n=5) e controle (n=5). A intervenção contou com o apoio do vídeo de interação e de instrumentos adaptados. Protocolos pré e pós-intervenção foram aplicados. Observou-se melhora nas interações entre as famílias e crianças com deficiência auditiva nos casos do grupo experimental, bem como melhora na autoestima dos participantes deste grupo. O grupo experimental demonstrou satisfação com a intervenção realizada. Concluiu-se que o programa de intervenção fonoaudiológica baseado no videofeedback teve efeitos positivos na interação entre a família e criança e na autoestima dos pais. Estudos com controles metodológicos rigorosos deverão ser realizados para a comprovação de sua eficácia para famílias de crianças com deficiência auditiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100401
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822018000100401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2317-1782/20182016256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
dc.source.none.fl_str_mv CoDAS v.30 n.1 2018
reponame:CoDAS
instname:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron:SBFA
instname_str Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
instacron_str SBFA
institution SBFA
reponame_str CoDAS
collection CoDAS
repository.name.fl_str_mv CoDAS - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA)
repository.mail.fl_str_mv codas@editoracubo.com.br||revista@codas.org.br
_version_ 1752122442081370112